A contabilidade criativa em Portugal: a perceção dos contabilistas certificados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueira, José Carlos Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/11267
Resumo: Esta versão contém críticas e sugestões dos elementos do júri
id RCAP_fda40ac61eef01cc5e5c794dea784a9d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11267
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A contabilidade criativa em Portugal: a perceção dos contabilistas certificadosContabilidade criativaContabilistas certificadosDemonstrações financeirasNormativo contabilísticoCreative accountingAccounting standardsCertified accountantsFinancial statementsContabilidadeEsta versão contém críticas e sugestões dos elementos do júriAs práticas de contabilidade criativa ocorrem como resultado da imprecisão do normativo contabilístico e no âmbito do quadro regulamentar contabilístico, mas também ocorrem pelo facto da criatividade humana desconhecer fronteiras (Gherai & Balaciu, 2011). Nem sempre as soluções encontradas pela contabilidade criativa estão erradas, mas a sua intenção e magnitude determina a verdadeira natureza e justificação da sua ocorrência (Shah, Butt & Tariq, 2011). A contabilidade criativa quando intencional distorce a informação contabilística e financeira, sendo possível, deste modo, manipular o comportamento dos stakeholders, influenciando o processo de tomada de decisão. Assim, prevê-se que as empresas portuguesas utilizem práticas de contabilidade criativa de modo a espelhar a imagem desejada e não a imagem real. Neste contexto, esta investigação consiste em analisar, na perspetiva dos contabilistas certificados, a magnitude da contabilidade criativa no contexto português. O estudo visa ainda analisar se as características individuais do contabilista certificado influenciam a sua perceção acerca da contabilidade criativa. Para alcançar os objetivos propostos, utiliza-se uma metodologia de natureza quantitativa. Com base numa amostra de 160 contabilistas certificados, os resultados deste estudo indicam que a maioria dos contabilistas certificados considera que: a contabilidade criativa é legal, porque é desenvolvida no âmbito do normativo contabilístico; apesar de se desenvolver contabilidade criativa nas empresas e de estas distorcerem a informação é possível confiar nas demonstrações financeiras; as práticas mais frequentes estão relacionadas com a depreciação/amortização de ativos, com a antecipação ou adiamento do reconhecimento de gastos, rendimentos ou provisões e com a omissão de informação nas demonstrações financeiras; os principais intervenientes de contabilidade criativa são os gestores, estando as suas motivações associadas à redução do custo do capital e à minimização dos impostos, dado que as empresas mais afetadas por este fenómeno são micro e pequenas empresas (na área dos serviços); os principais prejudicados são o Estado e a empresa; apesar de ser fácil de implementar é desejada a mitigação da contabilidade criativa de forma a obter informação financeira com maior credibilidade. Os resultados deste estudo revelam ainda que estatisticamente: a perceção da legalidade, da facilidade de implementar e a necessidade de atenuar a contabilidade criativa é influenciada pelas habilitações literárias, experiência e área de formação do contabilista certificado e que a perceção deste relativamente à facilidade de identificar a contabilidade criativa nas demonstrações financeiras é influenciada pelas suas habilitações literárias, género e área de formação. Este estudo revela-se importante para o desenvolvimento da literatura e para os usuários da informação contabilística e financeira.Creative accounting practices occur as a result of the imprecision of accounting regulations and within the scope of the accounting regulatory framework, but also because human creativity does not know boundaries (Gherai & Balaciu, 2011). The solutions found by creative accounting are not always wrong, but their intent and magnitude determines the true nature and justification of their occurrence (Shah, Butt & Tariq, 2011). Creative accounting, if intentional, distorts accounting and financial information, thereby manipulating stakeholder behavior, influencing the decision-making process. Thus, it is expected that Portuguese companies use creative accounting practices in order to mirror the desired image and not the real image. In this context, this research consists of analyzing, from the perspective of certified accountants, the magnitude of creative accounting in the Portuguese context. The study also aims to analyze whether the individual characteristics of the certified accountant influence their perception about creative accounting. To achieve the proposed objectives, a quantitative methodology is used. Based on a sample of 160 certified accountants, the results of this study indicate that most certified accountants consider that: creative accounting is legal because it is developed within the framework of accounting regulations; despite the fact that creative accounting is developed in companies and from these distortion of information it is possible to rely on the financial statements; the most frequent practices are related to the depreciation / amortization of assets, with the anticipation or postponement of the recognition of expenses, income or provisions and omission of information in the financial statements; the main actors in creative accounting are managers, with their motivations associated to the reduction of the cost of capital and the minimization of taxes, since the companies most affected by this phenomenon are micro and small companies (in the service area); the most affected are the State and companie; although it is easy to implement, it is desired to mitigate creative accounting in order to obtain more credible financial information. The results of this study also reveal that statistically: the perception of legality, the ease of implementation and the need to attenuate creative accounting is influenced by the literary qualifications, experience and area of training of the certified accountant and that the perception of identifying, easily, creative accounting in financial statements is influenced by their literacy, gender and area of training. This study is important for the development of the literature and for the users of accounting and financial information.Monteiro, Albertina Paula MoreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFigueira, José Carlos Rodrigues2018-03-27T08:40:46Z2017-12-152017-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11267TID:201883015porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:38.970617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A contabilidade criativa em Portugal: a perceção dos contabilistas certificados
title A contabilidade criativa em Portugal: a perceção dos contabilistas certificados
spellingShingle A contabilidade criativa em Portugal: a perceção dos contabilistas certificados
Figueira, José Carlos Rodrigues
Contabilidade criativa
Contabilistas certificados
Demonstrações financeiras
Normativo contabilístico
Creative accounting
Accounting standards
Certified accountants
Financial statements
Contabilidade
title_short A contabilidade criativa em Portugal: a perceção dos contabilistas certificados
title_full A contabilidade criativa em Portugal: a perceção dos contabilistas certificados
title_fullStr A contabilidade criativa em Portugal: a perceção dos contabilistas certificados
title_full_unstemmed A contabilidade criativa em Portugal: a perceção dos contabilistas certificados
title_sort A contabilidade criativa em Portugal: a perceção dos contabilistas certificados
author Figueira, José Carlos Rodrigues
author_facet Figueira, José Carlos Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Monteiro, Albertina Paula Moreira
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueira, José Carlos Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade criativa
Contabilistas certificados
Demonstrações financeiras
Normativo contabilístico
Creative accounting
Accounting standards
Certified accountants
Financial statements
Contabilidade
topic Contabilidade criativa
Contabilistas certificados
Demonstrações financeiras
Normativo contabilístico
Creative accounting
Accounting standards
Certified accountants
Financial statements
Contabilidade
description Esta versão contém críticas e sugestões dos elementos do júri
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
2017-12-15T00:00:00Z
2018-03-27T08:40:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/11267
TID:201883015
url http://hdl.handle.net/10400.22/11267
identifier_str_mv TID:201883015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131411058262016