Práticas de participação jovem : o caso do movimento ocupa escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rodrigo de Souza, 1982-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/33378
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
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spelling Práticas de participação jovem : o caso do movimento ocupa escolaParticipação juvenilJuventudeMovimentos sociaisCidadaniaTeses de mestrado - 2018Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018Este trabalho de investigação centrou-se na compreensão de mecanismos de de participação da juventude, na sociedade contemporânea. Optou-se por analisar um movimento social até então inédito no Brasil, em termos de ocorrência e proporção, o “Ocupa Escola”, constituído, essencialmente, por estudantes do ensino secundário, da rede pública, que decidiram ocupar os espaços físicos das escolas que frequentavam, na tentativa de verem suas reivindicações atendidas. Assim, formulou-se a seguinte questão central: Que dinâmicas participativas ocorrem no movimento social “Ocupa Escola”? Esta interrogação abriga determinados objetivos específicos como apreender o funcionamento deste movimento e constatar as suas maiores potencialidades e fragilidades; compreender as razões pelas quais essas dinâmicas sociais ocorrem; perceber as principais demandas e aspirações dos jovens envolvidos; e entender como ocorre o processo educativo através da participação num movimento social. Para encontrar respostas a estas questões, adoptou-se uma estratégia de pesquisa de natureza qualitativa, com fundamentos epistemológicos na hermenêutica. Recorreu-se à recolha documental e a pesquisas de campo, registadas através de notas de campo e de entrevista sob a modalidade grupo-focal. O grupo-focal é um método de investigação consolidado, que assume a forma de uma discussão estruturada, envolve a partilha progressiva e a clarificação dos pontos de vista e ideias dos participantes. Esta técnica torna-se muito útil e pertinente quando se pretendem estudar processos que envolvem um grande número de participantes, na tentativa identificar pontos de vista comuns e divergentes no grupo. Como principais conclusões, destacamos que as dinâmicas participativas no movimento social “ocupa escola” promoveram a participação política dos mais jovens na escola e na comunidade, ensaiando formas de democracia em que se pretende que sejam líderes de processos participativos, onde também outros se aventuram a participar, pelo diálogo e tomada de decisão, em torno de problemas e desafios que se lhes colocam. Em termos de práticas participativas o “ocupa escola” é constituído, essencialmente, por protestos e marchas sociais, cyberativismo, e ocupações dos prédios escolares. As ocupações por sua vez, demandam uma logística precisa e funcional, que envolve assembleias, em que as atividades são semanalmente discutidas e delegadas. Quanto ao viés educativo, é inegável que este movimento possua considerável complexidade e potencial formativo, o que se torna nítido através do planejamento e autogestão cotidiana das próprias ocupações. Além disso, os ocupantes adquiriram também um conjunto de saberes-ser fundamentais ao seu desempenho acadêmico e à sua vida familiar e social, para além, da aprendizagem relacionada com a participação e cidadania. Considera-se esta mobilização estudantil um movimento trans(formador), no sentido de consciência e responsabilidade social, em que os jovens adotam uma perspectiva crítica ao sistema vigente, propondo um outro modelo de desenvolvimento, menos cruel e desigual, como de fato se pretende que venha a ser no futuro.Starting from a thematic one that materialized in a desire of understanding of concepts like the one of participation and youth in the contemporary society, one opted to analyze a social movement until then unprecedented in Brazil, in terms of occurrence and proportion, the "Occupies School", consisting mainly of secondary school students, who decided to occupy the physical spaces of the schools they attended, in an attempt to see their demands met. Thus, the following central question was formulated: What participatory dynamics take place in the social movement "Occupy School"? This interrogation contains certain specific objectives such as apprehending the functioning of this movement, and realizing its greatest potentialities and weaknesses; understand the reasons why these social dynamics occur; perceive the main demands and aspirations of the young people involved; and understand how the educational process occurs through participation in a social movement. To find answers to these questions, a qualitative research strategy was developed with epistemological foundations in hermeneutics, using documentary collection and analysis of thematic content; field surveys recorded through field notes; and a group-focal interview, which is an already consolidated method of social research, which takes the form of a structured discussion that involves the progressive sharing and clarification of participants' points of view and ideas. As main conclusions, we emphasize that the participatory dynamics in this movement promoted the political participation of the youngest in school and in the community, rehearsing forms of democracy in which they are intended to be leaders of participatory processes where others also venture to participate, through dialogue and decision-making around the problems and challenges facing them. And that in terms of participatory practices, the "Occupies School" consists essentially of protests and social marches, cyberativism, and occupations of school buildings. The occupations, in turn, demand a precise and functional logistics, which involves assemblies, in which the activities are weekly delegated. As for the educational bias, it is undeniable that this movement has considerable complexity and formative potential, which becomes clear through the daily planning and self-management of one's own occupations. In addition, the occupants also acquired a set of know-how that is fundamental to their academic performance and to their family and social life. In this sense, this student mobilization is considered a trans (trainer) movement in the sense of consciousness and societal responsibility, in which young people adopt a critical perspective on the current system, proposing "another globalization", less cruel and unequal, as fact it could be.Cavaco, Carmen, 1970-Caetano, Ana Paula, 1962-Repositório da Universidade de LisboaOliveira, Rodrigo de Souza, 1982-2018-05-15T10:09:28Z20182017-10-162018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/33378TID:201913100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:28:16Zoai:repositorio.ul.pt:10451/33378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:48:27.620926Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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