Padrões de vulnerabilidade estrutural em estradas e edifícios associados à ocorrência de movimentos de vertente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/36233 |
Resumo: | Esta dissertação tem como principal objetivo explorar a existência de padrões de vulnerabilidade estrutural em estradas e edifícios gerados pelo impacto de movimentos de vertente do tipo deslizamento. Para o efeito é utilizado um inventário de danos em estradas e edifícios com aproximadamente 400 ocorrências registadas na bacia do Rio Grande da Pipa, Arruda dos Vinhos, uma das áreas com elevada predisposição para a ocorrência de movimentos de vertente na região a norte de Lisboa. Neste sentido são analisados um conjunto de fatores que condicionam o grau de perda do elemento exposto: (i) a resistência estrutural do elemento afetado; (ii) o tipo de movimento de vertente; (iii) a magnitude/intensidade do movimento de vertente; (iv) a espessura do material deslizado ou a profundidade da superfície de rotura como proxy da intensidade, ou (v) a forma como a massa instabilizada afeta a infraestrutura. Numa primeira etapa é definida uma nova abordagem para determinar o grau de perda em estradas e edifícios (abordagem GrauPerda2). O objetivo é tornar menos ambígua a avaliação qualitativa da vulnerabilidade física, pela subjetividade que pode existir na determinação do grau de perda por técnicos com diferentes níveis de especialização. Com esse propósito são definidos um conjunto de critérios mensuráveis e marcadores únicos de deformação que permitam avaliar objetivamente o grau de perda em estradas e edifícios, quando afetadas por movimentos de vertente. A validação da proposta é feita por confronto com o grau de perda determinada pela abordagem mais subjetiva em uso na região norte de Lisboa (abordagem GrauPerda1) A validação da proposta GrauPerda2 permitiu definir duas checklists de indicadores para determinar o grau de perda de estradas e edifícios a movimentos de vertente. A avaliação da incerteza na relação grau de perda registado em estradas e edifícios com diferente intensidade/magnitude dos movimentos de vertente é explorada graficamente e são elaboradas as correspondentes curvas de fragilidade e matrizes de danos. A avaliação da suscetibilidade a diferentes tipos de deslizamentos na bacia do Rio Grande da Pipa é explorada com base em dois cenários de suscetibilidade: a deslizamentos superficiais e profundos. A última etapa consistiu em avaliar a exposição dos diferentes tipos de estradas e edifícios a áreas classificadas com suscetibilidade elevada e muito elevada e determinar as perdas potenciais. No caso das estradas verificou-se uma ligeira tendência independentemente do tipo de estrada para um aumento do grau perda em função do aumento da magnitude dos deslizamentos. No caso dos edifícios os resultados são muito menos conclusivos, em virtude de o registo de danos em edifícios ser bastante reduzido, sendo que apenas nos casos dos edifícios com pedra de adobe ou taipa se verifica uma tendência para um aumento do grau de perda com o aumento da magnitude dos deslizamentos. |
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Neste sentido são analisados um conjunto de fatores que condicionam o grau de perda do elemento exposto: (i) a resistência estrutural do elemento afetado; (ii) o tipo de movimento de vertente; (iii) a magnitude/intensidade do movimento de vertente; (iv) a espessura do material deslizado ou a profundidade da superfície de rotura como proxy da intensidade, ou (v) a forma como a massa instabilizada afeta a infraestrutura. Numa primeira etapa é definida uma nova abordagem para determinar o grau de perda em estradas e edifícios (abordagem GrauPerda2). O objetivo é tornar menos ambígua a avaliação qualitativa da vulnerabilidade física, pela subjetividade que pode existir na determinação do grau de perda por técnicos com diferentes níveis de especialização. Com esse propósito são definidos um conjunto de critérios mensuráveis e marcadores únicos de deformação que permitam avaliar objetivamente o grau de perda em estradas e edifícios, quando afetadas por movimentos de vertente. A validação da proposta é feita por confronto com o grau de perda determinada pela abordagem mais subjetiva em uso na região norte de Lisboa (abordagem GrauPerda1) A validação da proposta GrauPerda2 permitiu definir duas checklists de indicadores para determinar o grau de perda de estradas e edifícios a movimentos de vertente. A avaliação da incerteza na relação grau de perda registado em estradas e edifícios com diferente intensidade/magnitude dos movimentos de vertente é explorada graficamente e são elaboradas as correspondentes curvas de fragilidade e matrizes de danos. A avaliação da suscetibilidade a diferentes tipos de deslizamentos na bacia do Rio Grande da Pipa é explorada com base em dois cenários de suscetibilidade: a deslizamentos superficiais e profundos. A última etapa consistiu em avaliar a exposição dos diferentes tipos de estradas e edifícios a áreas classificadas com suscetibilidade elevada e muito elevada e determinar as perdas potenciais. No caso das estradas verificou-se uma ligeira tendência independentemente do tipo de estrada para um aumento do grau perda em função do aumento da magnitude dos deslizamentos. No caso dos edifícios os resultados são muito menos conclusivos, em virtude de o registo de danos em edifícios ser bastante reduzido, sendo que apenas nos casos dos edifícios com pedra de adobe ou taipa se verifica uma tendência para um aumento do grau de perda com o aumento da magnitude dos deslizamentos.This main objective of this work is exploring the existence of structural vulnerability patterns in roads and buildings generated by the impact of landslides. For this purpose, an inventory of road and building damages by landslides with approximately 400 occurrences registered in the Rio Grande do Pipa basin, Arruda dos Vinhos, is used. This study area has a high favourability for the occurrence of landslides within the north of Lisbon regional instability context. To achieve this propose, a set of factors are used to determine the degree of loss in the exposed elements: (i) the structural resistance of the affected elements; (ii) the type of landslide; (iii) the magnitude / intensity of landslides; (iv) the landslide thickness or the depth of the landslide rupture surface as a proxy of landslide intensity, or (v) the way the unstable mass affects the infrastructure (different landslide sectors, e.g., scarp, depletion area, accumulation area, toe). Firstly, a new approach is defined to determine the degree of loss caused by landslides in roads and buildings (GrauPerda2 approach). The objective is to provide a less ambiguous qualitative evaluation of the physical vulnerability, in particular by the subjectivity that can exist in determining the degree of loss by technicians with different levels of specialization. With this purpose, a set of measurable criteria and unique deformation markers are defined, allowing an objectively assessment of the degree of loss in roads and buildings when affected by landslides. The validation of this new proposal is made by comparison with the degree of loss determined by the most subjective approach in use in the northern region of Lisbon (GrauPerda1 approach). The validation of the GrauPerda2 proposal allowed the definition of two checklists of indicators to determine the degree of loss of roads and buildings to landslides. The evaluation of the uncertainty in the degree of loss recorded in roads and buildings affected by landslides with different intensity / magnitude is explored graphically and the corresponding fragility curves and damage matrices are elaborated. The assessment of landslide susceptibility to different landslide types in the Rio Grande do Pipa basin is explored based on two scenarios of susceptibility: susceptibility to shallow landslides and to deep-seated landslides. The last step was assessing the exposure of the different types of roads and buildings to areas classified with high or very high landslide susceptibility and determining potential losses. In the case of roads, independent of the type of road, it is possible to verify a slight increase in the degree of loss in response to an increase in the magnitude of the landslides. In the case of buildings, the results are less conclusive, since the register of damages in buildings is very small. The tendency to increase the degree of loss with the increase in the magnitude of landslides was only observed in the case of adobe or mudstone buildings.Oliveira, SérgioRepositório da Universidade de LisboaAlves, Carlos José Simões2019-01-03T13:01:47Z2018-12-032018-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/36233TID:202126862porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:32:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/36233Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:50:32.076051Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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