A segmentação de mercado e os custos organizacionais: uma abordagem ao Agroturismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/1961 |
Resumo: | O turismo é uma atividade que, cada vez mais, se assume como multifacetada e geograficamente complexa. São vários os segmentos (e nichos) de mercado a suscitar interesse junto de académicos, profissionais e consumidores finais (i.e. turistas ou visitantes). Estes segmentos são caracterizados pelas motivações que os fazem viajar e, por sua vez, pela diferenciação da oferta existente. Em específico, o agroturismo tem-se afirmado, progressivamente, como uma das atividades mais comuns de lazer, e uma das que mais cresce no setor de turismo, por se tratar de um segmento onde os turistas têm maior despesa e, por isso, tem recebido uma maior atenção por parte de empresários em todo o mundo. Paralelamente, a gestão dos custos proporciona diversas vantagens ao nível do desenvolvimento e competitividade empresarial, estimulando um aumento no fluxo das vendas e, consequentemente, maiores lucros para a organização. Tal como os territórios, as empresas privadas podem (e devem) desenvolver as suas próprias marcas, tornando-se destinos cada vez mais diferenciadores e competitivos. Assim, o presente estudo visa melhor compreender o papel do marketing turístico e da gestão dos custos como um contributo para a segmentação turística. Em específico, é proposto um modelo concetual a testar empiricamente em contextos de agroturismo. |
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A segmentação de mercado e os custos organizacionais: uma abordagem ao AgroturismoAgroturismoSegmentação TurísticaCustos OrganizacionaisO turismo é uma atividade que, cada vez mais, se assume como multifacetada e geograficamente complexa. São vários os segmentos (e nichos) de mercado a suscitar interesse junto de académicos, profissionais e consumidores finais (i.e. turistas ou visitantes). Estes segmentos são caracterizados pelas motivações que os fazem viajar e, por sua vez, pela diferenciação da oferta existente. Em específico, o agroturismo tem-se afirmado, progressivamente, como uma das atividades mais comuns de lazer, e uma das que mais cresce no setor de turismo, por se tratar de um segmento onde os turistas têm maior despesa e, por isso, tem recebido uma maior atenção por parte de empresários em todo o mundo. Paralelamente, a gestão dos custos proporciona diversas vantagens ao nível do desenvolvimento e competitividade empresarial, estimulando um aumento no fluxo das vendas e, consequentemente, maiores lucros para a organização. Tal como os territórios, as empresas privadas podem (e devem) desenvolver as suas próprias marcas, tornando-se destinos cada vez mais diferenciadores e competitivos. Assim, o presente estudo visa melhor compreender o papel do marketing turístico e da gestão dos custos como um contributo para a segmentação turística. Em específico, é proposto um modelo concetual a testar empiricamente em contextos de agroturismo.Custos e Agronegócios2020-07-31T09:42:51Z2020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/11110/1961oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1961por1808-2882http://hdl.handle.net/11110/1961metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, BrunoQuesado, Patríciareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:17Zoai:ciencipca.ipca.pt:11110/1961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:02:14.814646Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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