A (re)construção da deficiência no imaginário juvenil. O sistema de representações de jovens estudantes do 3º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Carlos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/29217
Resumo: Nº temático - Lógicas de desenvolvimento social inclusivo e sustentável
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spelling A (re)construção da deficiência no imaginário juvenil. O sistema de representações de jovens estudantes do 3º ciclo do ensino básicoThe (re)construction of disability in juvenile imagination. System of representations of young students from the secondary educationLa (re)construction du handicap dans l'imaginaire juvénile. Le système de représentations de jeunes étudiants du secondaireLa (re)construcción de la discapacidad en el imaginario juvenil. El sistema de representaciones de jóvenes estudiantes de secundariaDeficiênciaImagensAtitudesRepresentações sociaisDisabilitiesImagesSocial representationsHandicapAttitudesReprésentations socialesDiscapacidadImágenesActitudesRepresentaciones socialesNº temático - Lógicas de desenvolvimento social inclusivo e sustentávelNeste artigo apresentam-se e discutem-se resultados de uma investigação realizada com uma amostra de 1134 jovens estudantes do ensino básico, de ambos os sexos, com idades entre os 15 e os 19 anos, pertencentes a 5 escolas de um concelho do Norte de Portugal. Identificam-se ainda as categorias que compõem o sistema de representações sociais dos jovens sobre a deficiência e o seu peso nesse sistema. Os resultados sugerem a existência de um sistema composto por representações centrais e periféricas. Na sua construção predominam imagens de sentido tendencialmente negativo. Isso indica que é necessário desenvolver políticas educativas e práticas formativas que apoiem o processo de construção da sociedade inclusiva.In this paper we present and discuss results from a research study done on a sample of 1134 young students from secondary education, of both genders, aged between 12 and 19 years, enrolled in 5 schools located in the North of Portugal. We identified the categories that compose the system of social representations on disability, and their respective weight in this system. The results suggest a system composed of central and peripheral representations. This shows that in the representations of young students predominates a trend to associate disability with a negative connotations. This indicates the necessity to develop educational policies and training to support the process of building an inclusive society.Dans cet article nous présentons et discutons les résultats d'une enquête réalisée à partir d'un échantillon de 1134 jeunes élèves des écoles secondaires, des deux sexes, âgés de 12 à 19 ans, appartenant à 5 écoles situées dans la région du Nord du Portugal. Nous avons identifié les catégories qui composent le système de représentations sociales des jeunes sur le handicap et leur poids dans ce système. Les résultats suggèrent l'existence d'un système composé de représentations centrales et périphériques. Dans sa construction tendent à prédominer des images avec un sens négatif. Cela indique la nécessité de développer des politiques éducatives et des pratiques de formation qui supportent le processus de construction d'une société inclusive.En este artículo presentamos y discutimos los resultados de una investigación sobre una muestra de 1134 jóvenes estudiantes de secundaria, de ambos sexos, con edades comprendidas entre 12 y 19 años, pertenecientes a cinco escuelas en un condado del norte de Portugal. Se identificaron las categorías que componen el sistema de representaciones sociales de los jóvenes sobre la discapacidad y su peso en este sistema. Los resultados sugieren la existencia de un sistema compuesto de representaciones centrales y periféricas. En su construcción tienden a predominar las imágenes con sentido negativo. Esto indica que es necesario el desarrollo de políticas educativas y prácticas de formación que apoyen el proceso de construcción de una sociedad inclusiva.Universidade do Porto. Faculdade de Letras (FLUP)Universidade do MinhoVeiga, Carlos20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/29217por0872-3419info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/29217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:39.641186Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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