As perceções de Professores de línguas sobre as práticas de avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Alzira Carla Pereira
Data de Publicação: 2021
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10723
Resumo: A avaliação das aprendizagens é há muito utilizada para aferir e inferir o estado da educação, pelo que a avaliação é um imperativo nas nossas escolas e não há uma dissociação entre a avaliação e a aprendizagem. Conceptualmente, parece ser consensual a importância e relevância da avaliação formativa nas salas de aula. Contudo, a nível da sua praticabilidade e como estratégia de aprendizagem, ainda está longe de ser uma realidade. Com os novos normativos legais a pressionarem as escolas para uma flexibilização do currículo, surge-nos a possibilidade de colocar em destaque uma avaliação para as aprendizagens sustentada numa avaliação formativa continuada que imprima significado a todo o processo de ensino e aprendizagem. O intuito deste estudo é apresentar as nossas intenções de investigação no âmbito das perceções dos professores de línguas sobre as práticas de avaliação formativa no contexto da autonomia e flexibilidade curriculares. O estudo foi orientado pelo problema de investigação delimitado nas seguintes questões: - Quais as perceções dos professores de línguas sobre o conceito de avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular? - Que vantagens os professores de línguas constatam na prática da avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular? - Quais as perceções dos professores de línguas sobre práticas de avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular? - Quais as perceções de professores de línguas sobre a importância da prática da autoavaliação dos alunos? - Quais as dificuldades apontadas pelos professores de línguas às práticas de avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular? Foram realizadas entrevistas a 14 professores de línguas. Do estudo levado a cabo surgiram algumas conclusões, das quais, destacamos as seguintes: - Os professores de línguas percecionam as suas práticas educativas indissociáveis de práticas de avaliação formativa; - Existe um consenso entre os professores que a flexibilidade curricular veio potenciar práticas de avaliação formativa; - Os professores referem que o sucesso e o insucesso de um aluno estão relacionados com a forma como esse aluno se envolve e se responsabiliza no processo de ensino e aprendizagem quer seja através da auto, hétero ou coavaliação.
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O intuito deste estudo é apresentar as nossas intenções de investigação no âmbito das perceções dos professores de línguas sobre as práticas de avaliação formativa no contexto da autonomia e flexibilidade curriculares. O estudo foi orientado pelo problema de investigação delimitado nas seguintes questões: - Quais as perceções dos professores de línguas sobre o conceito de avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular? - Que vantagens os professores de línguas constatam na prática da avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular? - Quais as perceções dos professores de línguas sobre práticas de avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular? - Quais as perceções de professores de línguas sobre a importância da prática da autoavaliação dos alunos? - Quais as dificuldades apontadas pelos professores de línguas às práticas de avaliação formativa no contexto da flexibilidade curricular? Foram realizadas entrevistas a 14 professores de línguas. Do estudo levado a cabo surgiram algumas conclusões, das quais, destacamos as seguintes: - Os professores de línguas percecionam as suas práticas educativas indissociáveis de práticas de avaliação formativa; - Existe um consenso entre os professores que a flexibilidade curricular veio potenciar práticas de avaliação formativa; - Os professores referem que o sucesso e o insucesso de um aluno estão relacionados com a forma como esse aluno se envolve e se responsabiliza no processo de ensino e aprendizagem quer seja através da auto, hétero ou coavaliação.The assessment of learning has been used to measure and infer the state of education, so evaluation is an imperative in our schools and there is no dissociation between evaluation and learning. Conceptually, the importance and relevance of formative evaluation in classrooms seems to be consensual. However, at the level of its practicality and as a strategic learning, it is still far from being a reality. With the new legal norms pressing the schools for a curriculum flexibility, arises the possibility of highlighting an evaluation for the learning, sustained in a continuous formative evaluation that prints meaning to all teaching and learning process. The aim of this doctoral project is to present our research intentions in the context of language teachers ' perceptions about formative evaluation practices in the framework of curricular flexibility. The study was guided by the research problem delimited in the following questions: - What are the perceptions of language teachers about the concept of formative evaluation in the context of curricular flexibility? - What are the advantages of the practice of formative evaluation in the context of curricular flexibility pointed out by language teachers? - What are the perceptions of language teachers about formative evaluation practices in the context of curricular flexibility? - What are the perceptions of language teachers about the importance of practicing student selfassessment? - What are the difficulties pointed out by language teachers to formative assessment practices in the context of curriculum flexibility? Fourteen language teachers were interviewed. The main conclusions of the study were: - Language teachers understand their educational practices inextricable from practices of formative assessment. - There is a consensus among teachers that curricular flexibility has improved formative assessment practices. - Teachers report that a student's success or failure are related to the way that student gets involved and takes responsibility in the teaching and learning process, whether through self, hetero or co-evaluation.2021-10-11T10:44:15Z2021-09-30T00:00:00Z2021-09-30doctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10723pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Alzira Carla Pereirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T03:47:34Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10723Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T03:47:34Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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