Reconhecimento e validação da aprendizagem ao longo da vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serapicos, Maria do Amparo Lopes
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3373
Resumo: Este trabalho de investigação centra-se no estudo dos dispositivos de reconhecimento e validação de aprendizagens e competências adquiridas pelos adultos a margem do sistema formal de educação e formação. Esta problemática situa-se no contexto das mutações decorrentes da globalização, da emergência da sociedade do conhecimento e da aprendizagem ao longo da vida. O objectivo deste trabalho consiste em compreender como é que as aprendizagens que os adultos realizam a margem dos sistemas formais de educação/formação são reconhecidas e validadas e quais os dispositi!vos que se têm vindo a implementar com vista á sua formalização. Além disto, tentámos perceber até que ponto os dispositivos implementados fomentam uma dinâmica formativa, no âmbito do paradigma de aprendizagem ao longo da vida. Construímos um quadro de referência para compreender esta problemática a partir do ponto de vista educativo, na óptica do conhecimento dos processos de formação e aprendizagem dos adultos. No estudo empírico desenvolvido, procurámos fazer uma análise comparativa ao nível de três países da União Europeia - França, Inglaterra e Portugal - com a finalidade de identificar e caracterizar os dispositivos de reconhecimento e validação já implementados. A partir dos dados recolhidos e tendo em conta o quadro teórico construido realizámos uma análise aos vários dispositivos e sistemas de reconhecimento e validação implementados. A partir da análise e interpretação dos dados, concluímos que, apesar da existir uma dinâmica crescente nos sistemas de educação e formação, deparamo-nos ainda com uma dualidade entre o saber formal e o não-formal e informal. A adopção de um paradigma de aprendizagem ao longo da vida consentãneo com a especificidade dos adultos e com os processos de aprendizagem, exige a ruptura e a mudança de algumas das concepções educativas dominantes. ABSTRACT: This research focuses on the study of the systerns of recognition and accreditation of prior learning which is acquired by adults outside the formal education and training system. This issue is placed in the context of the rnutations arising forrn globalization, the ernergence of the knowledge society and of lifelong learning. The purpose of this research isto understand how the learning acquired by adults outside the formal systems of educationltraining is recognized and validated and what mechanisrns have been implemented to that effect. Moreover, we tried to observe how these systems promote a learning dynamics, in the scope of the paradigm of ifelong learning. We deveÍoped a reference framework to understand this issue from an educational point of view, in the perspective of knowledge of adult education and learning. In the empirical study developed, we aimed at rnaking a comparative analysis at the level of three countries of the European Union - France, England and Portugal - with the purpose of identifying and characterizing the systems of recognition and accreditation of prior learning already implemented. From the data collected and taking into account the theoretical framework developed, we carried out an analysis of some the systerns of recognition and accreditation implemented. From the analysis and interpretation we concluded that, although there is an increasing dynarnics in the education and training systems, we still identify a duality between the formal knowledge and the nonformal and informal one. The adoption of a paradigm of lifelong learning, in line with the specificities of adults and their learning processes, requires a rupture and the change of some of the dominant educational conceptions.
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