Ética empresarial: uma fundamentação teórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldeira, Igor
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/459
Resumo: Tese de mestrado, Filosofia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
id RCAP_fdf2050ef1c59577cd8ba714edcb85a1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/459
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ética empresarial: uma fundamentação teóricaÉtica empresarialGestão de empresasResponsabilidade social das empresasTese de mestrado, Filosofia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009A queda de algumas construções da Modernidade e o fim de algumas das cosmovisões que nela foram floresceram, bem como as dimensões social e ambientalmente destrutivas da nossa economia colocam em questão a possibilidade de existência de uma ética empresarial. Afirma-se aqui que a economia é inseparável da ética, e que as falhas existentes são uma demonstração disso mesmo. Partimos de uma reflexão sobre política, ciência, sociedade e indivíduo para estabelecer as bases de tal afirmação. Prosseguimos no sentido de estabelecer a ponte entre dois universos vistos como absolutamente apartados: a filosofia e as empresas. Determinamos de seguida a ética discursiva como mediadora entre os vários contributos que a filosofia pode dar a esta ética aplicada e definimos os pontos cardeais da actividade de uma empresa: os seus sujeitos e o seu campo de acção. Tendo em conta os pressupostos estabelecidos anteriormente debruçamo-nos de seguida sobre as dimensões organizacional, social e ambiental da actividade empresarial. Terminaremos com uma abordagem às correntes de gestão concordantes com a perspectiva aqui defendida e ainda com uma descrição dos principais mecanismos de institucionalização da ética empresarial.The fall of some of Modernity's constructions and the end of some of the worldviews which flourished along it, as well as the social and environmentally destructive dimensions of our economy put at question the potential existence of a business ethics. It is here affirmed that the economy is inseparable from ethics, and that the existing flaws are its proof. We begin with a reflection on politics, science, society and the individual, to lay the foundations of such a statement. We proceed striving to establish a bridge between two worlds seen as absolutely apart: philosophy and business. We then establish discursive ethics as a mediator between the various contributions that philosophy can offer to this applied ethics and define the cardinal points of a company's activity: its agents and its field of action. Afterwards, and taking into account the assumptions set out above, we focus on the organizational, social and environmental aspects of business. We finish with an approach to those management theories that are consistent with the ethical perspective here defended and with a description of the main mechanisms to institutionalize business ethics.Serrão, Adriana Veríssimo, 1951-Repositório da Universidade de LisboaCaldeira, Igor2010-06-22T09:21:31Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/459porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:17.672373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ética empresarial: uma fundamentação teórica
title Ética empresarial: uma fundamentação teórica
spellingShingle Ética empresarial: uma fundamentação teórica
Caldeira, Igor
Ética empresarial
Gestão de empresas
Responsabilidade social das empresas
title_short Ética empresarial: uma fundamentação teórica
title_full Ética empresarial: uma fundamentação teórica
title_fullStr Ética empresarial: uma fundamentação teórica
title_full_unstemmed Ética empresarial: uma fundamentação teórica
title_sort Ética empresarial: uma fundamentação teórica
author Caldeira, Igor
author_facet Caldeira, Igor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrão, Adriana Veríssimo, 1951-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldeira, Igor
dc.subject.por.fl_str_mv Ética empresarial
Gestão de empresas
Responsabilidade social das empresas
topic Ética empresarial
Gestão de empresas
Responsabilidade social das empresas
description Tese de mestrado, Filosofia, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2010-06-22T09:21:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/459
url http://hdl.handle.net/10451/459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134154543071232