Robot plays board games with human
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23800 |
Resumo: | O campo da robótica tem-se desenvolvido a um ritmo impressionante. O dia em que os robôs serão uma constante dentro da sociedade está mais perto do que nunca. No entanto, na cultura popular os robôs ainda são vistos como uma ameaça, desconsiderando os seus benefícios. Este medo irracional precisa de ser desmistificado. Uma das opções para melhorar a perceção da humanidade em relação aos robôs, pode basear-se na disseminação de robôs de entretenimento. Este tipo de robôs, que ´e desenvolvido com o único objetivo de trazer felicidade aos seus humanos, proporciona um ambiente seguro onde se pode interagir com os robôs, atestando a sua segurança, previsibilidade, funcionalidade, confiabilidade e robustez, melhorando positivamente a perceção das massas para com robôs. O objetivo final será que tais experiencias contribuam também para a aceitação de robôs mais complexos dentro da sociedade. ´E dentro deste conjunto de ideias que esta dissertação foi escrita. Usando algumas das mais recentes inovações na área , foi desenvolvido um ambiente onde um humano pode experimentar jogar jogos de tabuleiro com ou contra um braço robótico. Especificamente foi desenvolvido um ambiente onde é possível jogar o jogo do galo com o robô. Este robô é formado pela interconexão do braço JACO da Kinova e da câmara da Microsoft Kinect. Além disso, o mesmo ambiente foi replicado num mundo simulado através do simulador Gazebo. |
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O campo da robótica tem-se desenvolvido a um ritmo impressionante. O dia em que os robôs serão uma constante dentro da sociedade está mais perto do que nunca. No entanto, na cultura popular os robôs ainda são vistos como uma ameaça, desconsiderando os seus benefícios. Este medo irracional precisa de ser desmistificado. Uma das opções para melhorar a perceção da humanidade em relação aos robôs, pode basear-se na disseminação de robôs de entretenimento. Este tipo de robôs, que ´e desenvolvido com o único objetivo de trazer felicidade aos seus humanos, proporciona um ambiente seguro onde se pode interagir com os robôs, atestando a sua segurança, previsibilidade, funcionalidade, confiabilidade e robustez, melhorando positivamente a perceção das massas para com robôs. O objetivo final será que tais experiencias contribuam também para a aceitação de robôs mais complexos dentro da sociedade. ´E dentro deste conjunto de ideias que esta dissertação foi escrita. Usando algumas das mais recentes inovações na área , foi desenvolvido um ambiente onde um humano pode experimentar jogar jogos de tabuleiro com ou contra um braço robótico. Especificamente foi desenvolvido um ambiente onde é possível jogar o jogo do galo com o robô. Este robô é formado pela interconexão do braço JACO da Kinova e da câmara da Microsoft Kinect. Além disso, o mesmo ambiente foi replicado num mundo simulado através do simulador Gazebo. |
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