Festivais de cinema em streaming durante a pandemia: Análise a partir de um estudo de caso múltiplo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Carolina Leal da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26745
Resumo: Durante o período de pandemia COVID-19, os festivais de cinema foram testando alternativas com o intuito de evitar o cancelamento das edições e manter a sua realização. Face aos constrangimentos provocados pela pandemia, o streaming de vídeo surgiu com solução mais comum entre as organizações que, rapidamente, foram estruturando os festivais para que decorressem num contexto online. Com base em quatro entrevistas a diretores de festivais de cinema em Portugal – Monstra, IndieLisboa, Curtas de Vila do Conde e Porto/Post/Doc – realizadas no âmbito da dissertação, procurou-se compreender o modo como as organizações que mantiveram o festival, mesmo com limitações, estruturam a edição de 2020 e quais as reflexões feitas a partir dessa experiência. Embora tenham mantido a vontade de realizar a edição desse ano, os festivais em análise consideraram que as plataformas de streaming de vídeo foram apenas uma ferramenta de recurso dado o contexto de pandemia, pelo que não defendem esse modelo de evento. Ainda assim, algumas das considerações indicadas revelam que o visionamento de filmes online teve uma boa adesão; as plataformas utilizadas eram seguras e intuitivas para quem assistia ao festival a partir de casa; futuramente, embora o online não signifique a “morte” dos festivais de cinema, os entrevistados assinalaram que se vive um período de redefinição no que toca a organizar festivais de cinema, não só do ponto de vista das mudanças que a pandemia provocou nas práticas culturais das pessoas, mas da própria estrutura organizacional que depende de apoios financeiros para a sua subsistência.
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