A importância do uso do filme na sala de aula de Geografia- elemento motivador das aprendizagens.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Helena Beatriz do Espírito Santo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/99461
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_fe268ef9f5cd2649f5a0681e0ef086c5
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/99461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do uso do filme na sala de aula de Geografia- elemento motivador das aprendizagens.The importance of using film in the Geography classroom - a motivating element for learning.Ensino de Geografiacontrastes de desenvolvimentoestratégias de aprendizagemfilmeindicadores de desenvolvimentogeography learningdevelopment contrastslearning stratagiesmoviedevelopment indicatorsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasEste relatório tem como objetivo primordial promover uma exposição e reflexão sobre a prática em ensino pedagógico supervisionado, realizada no segundo ano de Mestrado em Ensino de Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Esta decorreu durante o ano letivo de 2020/2021 em duas turmas do 9º ano, na disciplina de Geografia na Escola Secundária Doutora Maria Cândida, Mira.Apesar dos objetivos maiores, o realce, será igualmente elencada uma possibilidade científico-pedagógica correspondente à aplicação do uso do filme, no potenciar de aprendizagens de conteúdos programáticos em sala de aula. Esta metodologia poderá estar adequada a uma moderna abordagem de conhecimentos, mais consentânea com as vivências dos atuais alunos. A imagem fílmica foi a ferramenta utilizada para a consolidação dos conhecimentos lecionados respeitantes ao tema “Contrastes de Desenvolvimento”, ao subtema “Países Desenvolvidos vs Países em Desenvolvimento” e conceitos “Indicadores de Desenvolvimento”.Este relatório divide-se em duas partes principais. Na primeira procede-se a um enquadramento teórico, abordando os conceitos inerentes ao tema e subtema tratados em contexto de sala de aula. Foram feitas pesquisas e apresentados dados, numa discussão concetual, que preconizaram a escolha da ferramenta pedagógico-didática. Na segunda parte apresenta-se a ferramenta selecionada para a experimentação, bem como a metodologia utilizada, os resultados obtidos e uma reflexão crítica sobre os mesmos. Foram utilizadas como estratégias para aferir resultados, dois ambientes diferentes: em sala de aula (apresentação de filme a duas turmas teste e preenchimento de guião) e em contexto digital (realizados inquéritos a docentes e a alunos).The main purpose of this report is to promote an exposition and reflections on the practice in supervised pedagogical teaching, which was carried out in the second year of the Master's in Geography Teaching, in the 3rd cycle of Basic and Secondary Education (Mestrado em Ensino de Geografia no 3ºciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário). This practice took place during the 2020/2021 school year in two 9th grade's classes, in the Geography subject at Escola Secundária Doutora Maria Cândida, in the village of Mira. Despite the main purposes, promotion and exposition, a scientific and pedagogical possibility on the use of image, in order to enhance the learning of syllabus contents in the classroom will also be listed, This methodology may be suitable for a modern approach of knowledge, which will be more in line with the experiences of nowadays' students. So, the film image was the tool used to consolidate the students knowledge on the topic “Development Contrasts”, on the sub-topic “Developed Countries vs Developing Countries” and on the subject “Development Indicators”. This report is divided into two main parts. In the first part, a theoretical framework, approaching the concepts related with the theme and sub-theme, treated in the context of the classroom will be presented. Research had been carried out and the States of the Art that advocated the choice of that pedagogical-didactic tool are also presented. In the second part, the selected tool for experimentation, as well as the methodology used, the results obtained and a critical reflection on them will also be presented. Moreover, two different environments had been used as a strategy to measure the results: in the classroom (two test groups were given a film presentation and then a script filling) and in a digital context (teachers and students were given surveys to fulfil).2021-11-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/99461http://hdl.handle.net/10316/99461TID:202968294porDias, Helena Beatriz do Espírito Santoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:56:12Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/99461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:04.156269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do uso do filme na sala de aula de Geografia- elemento motivador das aprendizagens.
The importance of using film in the Geography classroom - a motivating element for learning.
title A importância do uso do filme na sala de aula de Geografia- elemento motivador das aprendizagens.
spellingShingle A importância do uso do filme na sala de aula de Geografia- elemento motivador das aprendizagens.
Dias, Helena Beatriz do Espírito Santo
Ensino de Geografia
contrastes de desenvolvimento
estratégias de aprendizagem
filme
indicadores de desenvolvimento
geography learning
development contrasts
learning stratagies
movie
development indicators
title_short A importância do uso do filme na sala de aula de Geografia- elemento motivador das aprendizagens.
title_full A importância do uso do filme na sala de aula de Geografia- elemento motivador das aprendizagens.
title_fullStr A importância do uso do filme na sala de aula de Geografia- elemento motivador das aprendizagens.
title_full_unstemmed A importância do uso do filme na sala de aula de Geografia- elemento motivador das aprendizagens.
title_sort A importância do uso do filme na sala de aula de Geografia- elemento motivador das aprendizagens.
author Dias, Helena Beatriz do Espírito Santo
author_facet Dias, Helena Beatriz do Espírito Santo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Helena Beatriz do Espírito Santo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
contrastes de desenvolvimento
estratégias de aprendizagem
filme
indicadores de desenvolvimento
geography learning
development contrasts
learning stratagies
movie
development indicators
topic Ensino de Geografia
contrastes de desenvolvimento
estratégias de aprendizagem
filme
indicadores de desenvolvimento
geography learning
development contrasts
learning stratagies
movie
development indicators
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/99461
http://hdl.handle.net/10316/99461
TID:202968294
url http://hdl.handle.net/10316/99461
identifier_str_mv TID:202968294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134066091491328