O papel da supervisão na mudança das práticas: um contributo para a compreensão do PNEP como indutor de novas práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tafoi, Belisanda de Jesus
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/108
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Supervisão em Educação
id RCAP_fe2f4cbee176b24ab346cf2f2a1faa4a
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/108
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da supervisão na mudança das práticas: um contributo para a compreensão do PNEP como indutor de novas práticas pedagógicasSupervisãoFormação contínuaComunidade de aprendizagemDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Supervisão em EducaçãoEste é um estudo que incide na componente de supervisão debruçada sobre o Programa de Formação Contínua em Português (PNEP) dirigido a docentes do 1º ciclo do ensino básico. Teve como objectivo conhecer e compreender as percepções dos docentes formandos relativamente ao impacto do PNEP na mudança das práticas pedagógicas. Pretendeu estudar a percepção dos formandos sobre o modelo de supervisão e o papel do supervisor, no decorrer da acção de formação. Adoptou-se a metodologia de abordagem qualitativa na investigação através de análise documental e realização de entrevistas semi directivas para complementar a recolha de dados. Dos resultados obtidos e pelo impacto que os conhecimentos proporcionados pela formação assentes em metodologias e estratégias inovadoras, pode-se afirmar que ocorreram mudanças face às práticas. Esta formação contribuiu para o desenvolvimento profissional dos formandos, colocando-os perante uma experiencia de supervisão e com a figura do supervisor, inicialmente conotado com inspector. Salienta-se ainda o trabalho colaborativo do qual emergiu uma comunidade de aprendizagem e uma cultura de partilha e construção conjunta de conhecimento.Vasconcelos, TeresaSousa, Otília deRCIPLTafoi, Belisanda de Jesus2011-09-15T13:18:06Z2010-122010-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:36:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:29.931292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da supervisão na mudança das práticas: um contributo para a compreensão do PNEP como indutor de novas práticas pedagógicas
title O papel da supervisão na mudança das práticas: um contributo para a compreensão do PNEP como indutor de novas práticas pedagógicas
spellingShingle O papel da supervisão na mudança das práticas: um contributo para a compreensão do PNEP como indutor de novas práticas pedagógicas
Tafoi, Belisanda de Jesus
Supervisão
Formação contínua
Comunidade de aprendizagem
title_short O papel da supervisão na mudança das práticas: um contributo para a compreensão do PNEP como indutor de novas práticas pedagógicas
title_full O papel da supervisão na mudança das práticas: um contributo para a compreensão do PNEP como indutor de novas práticas pedagógicas
title_fullStr O papel da supervisão na mudança das práticas: um contributo para a compreensão do PNEP como indutor de novas práticas pedagógicas
title_full_unstemmed O papel da supervisão na mudança das práticas: um contributo para a compreensão do PNEP como indutor de novas práticas pedagógicas
title_sort O papel da supervisão na mudança das práticas: um contributo para a compreensão do PNEP como indutor de novas práticas pedagógicas
author Tafoi, Belisanda de Jesus
author_facet Tafoi, Belisanda de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, Teresa
Sousa, Otília de
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Tafoi, Belisanda de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Supervisão
Formação contínua
Comunidade de aprendizagem
topic Supervisão
Formação contínua
Comunidade de aprendizagem
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Supervisão em Educação
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12
2010-12-01T00:00:00Z
2011-09-15T13:18:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/108
url http://hdl.handle.net/10400.21/108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133354852876288