Do down ao up… : contributos do envolvimento familiar na estimulação precoce de uma criança com Trissomia 21

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morgado, Paulo Jorge Monteiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/1162
Resumo: Do Down ao UP… Percurso de sentimentos, emoções, procuras e certezas, por vezes, incertas mas alegre e esperançosamente desafiantes… O itinerário de investigação, e consequente formação, que foi encetado procurou, com o envolvimento familiar, as estratégias e dinâmicas mais eficazes para a promoção de aquisições relevantes e significativas para uma criança, filha do próprio investigador, com necessidades educativas especiais decorrentes do quadro de Trissomia 21. Através da procura objectiva de dados contextualizadores, foi delineado um programa de estimulação precoce aplicado nas rotinas familiares, as quais se constituíram como reais oportunidades/meios de um envolvimento familiar participante e corresponsável, facilitador e promotor de desenvolvimento das potencialidades e capacidades da própria criança. Com esta investigação pretendeu-se destacar a importância da intervenção/estimulação nas rotinas familiares constituídas ou a potencializar, como forma de obtenção de prometedores resultados em todas as áreas de desenvolvimento, veiculando os princípios da normalização, da funcionalidade, da contextualização e do envolvimento convergente de todo o agregado familiar.
id RCAP_fe3dd81b2e50f51c5d0ac488267b8841
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do down ao up… : contributos do envolvimento familiar na estimulação precoce de uma criança com Trissomia 21TRISSOMIA 21NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISEDUCAÇÃO ESPECIALINTERVENÇÃO EDUCATIVAMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOREDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALFAMÍLIACRIANÇASFAMÍLIATRISOMY 21SPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSPECIAL EDUCATIONEDUCATIONAL INTERVENTIONEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONFAMILYCHILDRENDo Down ao UP… Percurso de sentimentos, emoções, procuras e certezas, por vezes, incertas mas alegre e esperançosamente desafiantes… O itinerário de investigação, e consequente formação, que foi encetado procurou, com o envolvimento familiar, as estratégias e dinâmicas mais eficazes para a promoção de aquisições relevantes e significativas para uma criança, filha do próprio investigador, com necessidades educativas especiais decorrentes do quadro de Trissomia 21. Através da procura objectiva de dados contextualizadores, foi delineado um programa de estimulação precoce aplicado nas rotinas familiares, as quais se constituíram como reais oportunidades/meios de um envolvimento familiar participante e corresponsável, facilitador e promotor de desenvolvimento das potencialidades e capacidades da própria criança. Com esta investigação pretendeu-se destacar a importância da intervenção/estimulação nas rotinas familiares constituídas ou a potencializar, como forma de obtenção de prometedores resultados em todas as áreas de desenvolvimento, veiculando os princípios da normalização, da funcionalidade, da contextualização e do envolvimento convergente de todo o agregado familiar.Down to the Track UP ... of feelings, emotions, quests and certainties, sometimes uncertain but happy and hopefully challenging... The journey of research, and the resulting formation, once started, searched more effective strategies and processes in promoting relevant and meaningful purchases to a child, a daughter of the researcher, with family involvement, with special educational needs under the table Trisomy 21. Through the search context for objective data a program of early stimulation was outlined and applied in family routines, which have established themselves as real opportunities / means of a family participative and co-responsible involvement, facilitator and promoter of development of child‟s potentialities and abilities. This research was intended to highlight the importance of intervention / stimulation in established family routines or to potentiate it, as a means to obtain promising results in all areas of development, conveying the principles of standardization, functionality, context and convergent involvement of the whole family.2011-05-13T17:54:49Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/1162porMorgado, Paulo Jorge Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:54Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/1162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:33.190493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do down ao up… : contributos do envolvimento familiar na estimulação precoce de uma criança com Trissomia 21
title Do down ao up… : contributos do envolvimento familiar na estimulação precoce de uma criança com Trissomia 21
spellingShingle Do down ao up… : contributos do envolvimento familiar na estimulação precoce de uma criança com Trissomia 21
Morgado, Paulo Jorge Monteiro
TRISSOMIA 21
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INTERVENÇÃO EDUCATIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
FAMÍLIA
CRIANÇAS
FAMÍLIA
TRISOMY 21
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SPECIAL EDUCATION
EDUCATIONAL INTERVENTION
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
FAMILY
CHILDREN
title_short Do down ao up… : contributos do envolvimento familiar na estimulação precoce de uma criança com Trissomia 21
title_full Do down ao up… : contributos do envolvimento familiar na estimulação precoce de uma criança com Trissomia 21
title_fullStr Do down ao up… : contributos do envolvimento familiar na estimulação precoce de uma criança com Trissomia 21
title_full_unstemmed Do down ao up… : contributos do envolvimento familiar na estimulação precoce de uma criança com Trissomia 21
title_sort Do down ao up… : contributos do envolvimento familiar na estimulação precoce de uma criança com Trissomia 21
author Morgado, Paulo Jorge Monteiro
author_facet Morgado, Paulo Jorge Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Morgado, Paulo Jorge Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv TRISSOMIA 21
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INTERVENÇÃO EDUCATIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
FAMÍLIA
CRIANÇAS
FAMÍLIA
TRISOMY 21
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SPECIAL EDUCATION
EDUCATIONAL INTERVENTION
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
FAMILY
CHILDREN
topic TRISSOMIA 21
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INTERVENÇÃO EDUCATIVA
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - EDUCAÇÃO ESPECIAL: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
FAMÍLIA
CRIANÇAS
FAMÍLIA
TRISOMY 21
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SPECIAL EDUCATION
EDUCATIONAL INTERVENTION
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
FAMILY
CHILDREN
description Do Down ao UP… Percurso de sentimentos, emoções, procuras e certezas, por vezes, incertas mas alegre e esperançosamente desafiantes… O itinerário de investigação, e consequente formação, que foi encetado procurou, com o envolvimento familiar, as estratégias e dinâmicas mais eficazes para a promoção de aquisições relevantes e significativas para uma criança, filha do próprio investigador, com necessidades educativas especiais decorrentes do quadro de Trissomia 21. Através da procura objectiva de dados contextualizadores, foi delineado um programa de estimulação precoce aplicado nas rotinas familiares, as quais se constituíram como reais oportunidades/meios de um envolvimento familiar participante e corresponsável, facilitador e promotor de desenvolvimento das potencialidades e capacidades da própria criança. Com esta investigação pretendeu-se destacar a importância da intervenção/estimulação nas rotinas familiares constituídas ou a potencializar, como forma de obtenção de prometedores resultados em todas as áreas de desenvolvimento, veiculando os princípios da normalização, da funcionalidade, da contextualização e do envolvimento convergente de todo o agregado familiar.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-05-13T17:54:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/1162
url http://hdl.handle.net/10437/1162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131272997502976