A interpretação e animação ambiental como estratégias dos zoos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1570 |
Resumo: | A presente dissertação resultou de uma vivência experimentada enquanto responsável pelo departamento de educação ambiental de um zoo. Após a revisão de literatura no âmbito do turismo sustentável, turismo de natureza, estratégia mundial para zoos e aquários, turismo educacional e educação ambiental, chegamos à pergunta de partida que procurava caracterizar um dos públicos visitantes do Park & Zoo S. Inácio – as famílias. Para realizarmos qualquer proposta estratégica educativa teríamos que partir do conhecimento que temos daqueles que são os visitantes do empreendimento. Realizamos um total de oitenta e cinco inquéritos baseados num método de amostragem por conveniência, o que não nos permitiu retirar conclusões ou extrapolações para além da população inquirida, mas deu-nos condições para evidenciar necessidades sentidas e possíveis soluções ao nível do departamento educativo do referido empreendimento. ABSTRACT: The present work resulted of an experience tried while responsible for the department of environmental education of one zoo. After the revision of literature in the scope of the sustainable tourism, tourism of nature, world-wide strategy for zoos and aquariums, educational tourism and environmental education, we arrive at the question of departure that it looked to characterize one of the visiting public of Park & Zoo S. Inácio - the families. To carry through any proposal strategically educative we would have to leave of the knowledge that we have of that they are the visitors of the enterprise. We carry through a total of eighty and five inquiries based on a method of sampling for convenience, what in it did not allow removing conclusions beyond the inquired population, but give us the conditions to evidence sensible necessities and possible solutions to the level of the educative department of the related enterprise. |
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A interpretação e animação ambiental como estratégias dos zoosGestão do turismoEcoturismoTurismo sustentávelEducação ambientalEducação para o desenvolvimentoA presente dissertação resultou de uma vivência experimentada enquanto responsável pelo departamento de educação ambiental de um zoo. Após a revisão de literatura no âmbito do turismo sustentável, turismo de natureza, estratégia mundial para zoos e aquários, turismo educacional e educação ambiental, chegamos à pergunta de partida que procurava caracterizar um dos públicos visitantes do Park & Zoo S. Inácio – as famílias. Para realizarmos qualquer proposta estratégica educativa teríamos que partir do conhecimento que temos daqueles que são os visitantes do empreendimento. Realizamos um total de oitenta e cinco inquéritos baseados num método de amostragem por conveniência, o que não nos permitiu retirar conclusões ou extrapolações para além da população inquirida, mas deu-nos condições para evidenciar necessidades sentidas e possíveis soluções ao nível do departamento educativo do referido empreendimento. ABSTRACT: The present work resulted of an experience tried while responsible for the department of environmental education of one zoo. After the revision of literature in the scope of the sustainable tourism, tourism of nature, world-wide strategy for zoos and aquariums, educational tourism and environmental education, we arrive at the question of departure that it looked to characterize one of the visiting public of Park & Zoo S. Inácio - the families. To carry through any proposal strategically educative we would have to leave of the knowledge that we have of that they are the visitors of the enterprise. We carry through a total of eighty and five inquiries based on a method of sampling for convenience, what in it did not allow removing conclusions beyond the inquired population, but give us the conditions to evidence sensible necessities and possible solutions to the level of the educative department of the related enterprise.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:43:25Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1570porValente, Maria Rita de Abreu Freire Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:03Zoai:ria.ua.pt:10773/1570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:12.507945Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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