A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Marta Alexandra da Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/33461
Resumo: Dissertação de mestrado em Património e Turismo Cultural
id RCAP_fe43aef425fb84f38160c629317c2ec8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de BarcelosValorização turísticaPatrimónio culturalMuseus de cidadeProduto culturalPolíticas de marketingTurismo culturalTourism developmentCultural heritageCity museumsCultural productMarketing policiesCultural tourism904(469.112)379.85(469.112)Humanidades::História e ArqueologiaDissertação de mestrado em Património e Turismo CulturalA presente dissertação tem como finalidade promover a valorização turística do património cultural, mediante a criação de um Museu da cidade, na localidade de Barcelos. Numa época em que muitos sectores da atividade económica se encontram em acentuada desaceleração, o turismo assume um papel cada vez mais proeminente na economia nacional. Tendo presente o facto, é essencial demonstrar como a implementação deste produto patrimonial cultural de excelência irá impulsionar a busca de turismo cultural. Os turistas culturais procuram adquirir e apreender conhecimentos, cultura e vivenciar na prática experiências únicas e inolvidáveis. No entanto, para o produto cultural adquirir prestígio e reconhecimento do público é necessário desenvolver políticas de marketing e estratégias de comunicação que atraiam, fidelizem e captem novos visitantes. O recurso à comunicação, através do uso do marketing é fundamental para que o museu transmita e difunda a sua mensagem a diferentes tipos de público. O fomento do marketing assume um papel primordial na valorização e no posicionamento do museu, como um produto turístico de excelência. Deste modo, a aplicação de estratégias de marketing baseadas no desenvolvimento de programas específicos dirigidos a distintos tipos de público, tais como eventos e atividades culturais proporcionam benefícios e asseguram em pleno a satisfação das necessidades dos visitantes/turistas. O Museu da cidade será inserido em rotas turísticas que não só lhe atribuirão valor e visibilidade, mas também permitirão divulgar e enaltecer as outras iniciativas culturais locais. Para finalizar, a pesquisa depreende o enquadramento legal do Museu da cidade de Barcelos e a conclusão do estudo.This dissertation aims to promote the development of cultural heritage tourism through the creation of a museum of the city, in the town of Barcelos. At a time when many sectors of economic activity are in sharp slowdown, tourism plays an increasingly prominent role in the national economy. Bearing in mmd that it is essential to demonstrate how the implementation of this product cultural heritage of excellence will drive the search for cultural tourism. Cultural tourists seek to purchase and acquire knowledge, culture and experience in practice unique experiences and unforgettable. However, for the cultural product acquire prestige and public recognition is necessary to develop marketing and communication strategies that attract, make them loyalty and capture new visitors. The use of communication through the use of marketing is critical to the museum to transmit and spread your message to different types of audiences. The promotion marketing plays a major role in enhancing and positioning the museum as a tourist product of excellence. Thus, the application of marketing strategies based on the development of specific programs to different types of public, such as cultural events and activities provide benefits in full and ensure the satisfaction of the needs of visitors/tourists. The Museum of the City will be entered into tourist routes that not only assign it value and visibility, but also will promote and extol the other local cultural initiatives. Finally, research grasps the legal framework of the Museum of the city of Barcelos and completion of the study.Cordeiro, José Manuel LopesSilva, Victor Manuel Martins Pinho daUniversidade do MinhoSá, Marta Alexandra da Costa20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33461por201221225info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:54.180907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos
title A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos
spellingShingle A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos
Sá, Marta Alexandra da Costa
Valorização turística
Património cultural
Museus de cidade
Produto cultural
Políticas de marketing
Turismo cultural
Tourism development
Cultural heritage
City museums
Cultural product
Marketing policies
Cultural tourism
904(469.112)
379.85(469.112)
Humanidades::História e Arqueologia
title_short A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos
title_full A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos
title_fullStr A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos
title_full_unstemmed A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos
title_sort A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos
author Sá, Marta Alexandra da Costa
author_facet Sá, Marta Alexandra da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cordeiro, José Manuel Lopes
Silva, Victor Manuel Martins Pinho da
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Marta Alexandra da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Valorização turística
Património cultural
Museus de cidade
Produto cultural
Políticas de marketing
Turismo cultural
Tourism development
Cultural heritage
City museums
Cultural product
Marketing policies
Cultural tourism
904(469.112)
379.85(469.112)
Humanidades::História e Arqueologia
topic Valorização turística
Património cultural
Museus de cidade
Produto cultural
Políticas de marketing
Turismo cultural
Tourism development
Cultural heritage
City museums
Cultural product
Marketing policies
Cultural tourism
904(469.112)
379.85(469.112)
Humanidades::História e Arqueologia
description Dissertação de mestrado em Património e Turismo Cultural
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/33461
url http://hdl.handle.net/1822/33461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201221225
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132872405155840