A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/33461 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Património e Turismo Cultural |
id |
RCAP_fe43aef425fb84f38160c629317c2ec8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33461 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de BarcelosValorização turísticaPatrimónio culturalMuseus de cidadeProduto culturalPolíticas de marketingTurismo culturalTourism developmentCultural heritageCity museumsCultural productMarketing policiesCultural tourism904(469.112)379.85(469.112)Humanidades::História e ArqueologiaDissertação de mestrado em Património e Turismo CulturalA presente dissertação tem como finalidade promover a valorização turística do património cultural, mediante a criação de um Museu da cidade, na localidade de Barcelos. Numa época em que muitos sectores da atividade económica se encontram em acentuada desaceleração, o turismo assume um papel cada vez mais proeminente na economia nacional. Tendo presente o facto, é essencial demonstrar como a implementação deste produto patrimonial cultural de excelência irá impulsionar a busca de turismo cultural. Os turistas culturais procuram adquirir e apreender conhecimentos, cultura e vivenciar na prática experiências únicas e inolvidáveis. No entanto, para o produto cultural adquirir prestígio e reconhecimento do público é necessário desenvolver políticas de marketing e estratégias de comunicação que atraiam, fidelizem e captem novos visitantes. O recurso à comunicação, através do uso do marketing é fundamental para que o museu transmita e difunda a sua mensagem a diferentes tipos de público. O fomento do marketing assume um papel primordial na valorização e no posicionamento do museu, como um produto turístico de excelência. Deste modo, a aplicação de estratégias de marketing baseadas no desenvolvimento de programas específicos dirigidos a distintos tipos de público, tais como eventos e atividades culturais proporcionam benefícios e asseguram em pleno a satisfação das necessidades dos visitantes/turistas. O Museu da cidade será inserido em rotas turísticas que não só lhe atribuirão valor e visibilidade, mas também permitirão divulgar e enaltecer as outras iniciativas culturais locais. Para finalizar, a pesquisa depreende o enquadramento legal do Museu da cidade de Barcelos e a conclusão do estudo.This dissertation aims to promote the development of cultural heritage tourism through the creation of a museum of the city, in the town of Barcelos. At a time when many sectors of economic activity are in sharp slowdown, tourism plays an increasingly prominent role in the national economy. Bearing in mmd that it is essential to demonstrate how the implementation of this product cultural heritage of excellence will drive the search for cultural tourism. Cultural tourists seek to purchase and acquire knowledge, culture and experience in practice unique experiences and unforgettable. However, for the cultural product acquire prestige and public recognition is necessary to develop marketing and communication strategies that attract, make them loyalty and capture new visitors. The use of communication through the use of marketing is critical to the museum to transmit and spread your message to different types of audiences. The promotion marketing plays a major role in enhancing and positioning the museum as a tourist product of excellence. Thus, the application of marketing strategies based on the development of specific programs to different types of public, such as cultural events and activities provide benefits in full and ensure the satisfaction of the needs of visitors/tourists. The Museum of the City will be entered into tourist routes that not only assign it value and visibility, but also will promote and extol the other local cultural initiatives. Finally, research grasps the legal framework of the Museum of the city of Barcelos and completion of the study.Cordeiro, José Manuel LopesSilva, Victor Manuel Martins Pinho daUniversidade do MinhoSá, Marta Alexandra da Costa20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/33461por201221225info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/33461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:54.180907Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos |
title |
A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos |
spellingShingle |
A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos Sá, Marta Alexandra da Costa Valorização turística Património cultural Museus de cidade Produto cultural Políticas de marketing Turismo cultural Tourism development Cultural heritage City museums Cultural product Marketing policies Cultural tourism 904(469.112) 379.85(469.112) Humanidades::História e Arqueologia |
title_short |
A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos |
title_full |
A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos |
title_fullStr |
A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos |
title_full_unstemmed |
A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos |
title_sort |
A valorização turística do património cultural: o museu da cidade de Barcelos |
author |
Sá, Marta Alexandra da Costa |
author_facet |
Sá, Marta Alexandra da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cordeiro, José Manuel Lopes Silva, Victor Manuel Martins Pinho da Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Marta Alexandra da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valorização turística Património cultural Museus de cidade Produto cultural Políticas de marketing Turismo cultural Tourism development Cultural heritage City museums Cultural product Marketing policies Cultural tourism 904(469.112) 379.85(469.112) Humanidades::História e Arqueologia |
topic |
Valorização turística Património cultural Museus de cidade Produto cultural Políticas de marketing Turismo cultural Tourism development Cultural heritage City museums Cultural product Marketing policies Cultural tourism 904(469.112) 379.85(469.112) Humanidades::História e Arqueologia |
description |
Dissertação de mestrado em Património e Turismo Cultural |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/33461 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/33461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201221225 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132872405155840 |