Desenvolvimento de um kit didático de energia eólica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Pedro Miguel Neiva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/55926
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências e Tecnologias do Ambiente (área de especialização em Energia)
id RCAP_fe469fc28c9b19f29fbeefebad6891d7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55926
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de um kit didático de energia eólicaCiências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteDissertação de mestrado em Ciências e Tecnologias do Ambiente (área de especialização em Energia)Com as crescentes notícias que têm vindo a público sobre a diminuição da camada de ozono e do aquecimento global, foi despoletada uma preocupação geral não só nos cidadãos, mas sobretudo nos governos dos mais diversos países do mundo. Neste contexto, têm vindo a ser tomadas diversas medidas pelas estruturas de governo mundiais de modo a combater e/ou mitigar esta problema e, na União Europeia, foram realizadas várias cimeiras visando debater e estabelecer as estratégias e medidas mais eficazes para que num futuro próximo possamos viver num ambiente mais sustentável. Deste modo, vivemos numa época em que é crescente a preocupação em se tenta reduzir o consumo de combustíveis fósseis e aumentar substancialmente o consumo de energia a partir de fontes limpas e com recursos inesgotáveis. Portugal, devido aos seus escassos recursos no âmbito das fontes fósseis viu-se obrigado a suprir as suas necessidades energéticas através da utilização das energias renováveis, o que permitiu que sejamos um dos países que ocupam os lugares cimeiros nos rankings europeus no que concerne às energias renováveis. Atualmente, a energia eólica representa cerca de 23% da energia elétrica total produzida em Portugal, e prevê-se que a sua quota de participação cresça ainda mais, o que comprova a aposta crescente neste tipo de energia cujos recursos são infindáveis. Assim sendo, e existindo cada vez mais um aumento do desinteresse dos estudantes do ensino secundário pelas áreas ou carreiras científicas, é absolutamente necessário desenvolver estratégias com o intuito de se captar a atenção das gerações futuras e mostrar o potencial deste tipo de energias criando-se assim o interesse nestas áreas do conhecimento, e estando-se simultaneamente a dar um contributo positivo para um futuro sustentável com cada vez mais profissionais adstritos a esta área. Neste trabalho de mestrado foi desenvolvido um kit didático de energia eólica que tem por objetivo contribuir para que os estudantes obtenham conhecimentos em diversas áreas (desde a energia à eletrónica), sem no entanto descurar a parte lúdica que irá contribuir para captar mais eficientemente a atenção dos alunos. Este kit será dirigido numa primeira fase às escolas secundárias e mais tarde, o alvo passará também pela sua utilização nas escolas profissionais e até nas universidades, pelo que as experiências que estarão incluídas no kit serão adaptadas e pensadas para cada tipo de idade e tipo de grau de ensino. No decorrer desta dissertação, perceber-se-á que o objetivo final passa pela criação de uma empresa com o estatuto de spin-off da universidade do Minho, sendo que o desenvolvimento deste projeto tenha já mostrado todo o potencial de negócio da ideia através dos prémios alcançados em diferentes competições nacionais e internacionais.With the growing news that the ozone layer and global warming are declining, a general concern has arisen not only among the citizens, but above all in the governments of the most diverse countries in the world. In this context, various measures have been taken by global governance structures to combat and / or mitigate this problem, and in the European Union a number of summits have been held to discuss and establish the most effective strategies and measures to ensure that in the near future we can live in a more sustainable environment. So, we are living in a time of growing concern about reducing fossil fuel consumption and substantially increasing the consumption of energy from clean sources with inexhaustible resources. Portugal, because of its scarce resources in the field of fossil fuels, has been obliged to supply its energy needs through the use of renewable energies, which has allowed us to be one of the top countries in the European rankings for energy renewable energy sources. Currently, wind energy accounts for about 23% of the total electricity produced in Portugal, and its share of participation is expected to grow even more, which is evidence of the growing commitment to this type of energy whose resources are endless. Thus, with increasing lack of interest in secondary education by scientific areas or careers, it is absolutely necessary to develop strategies to capture the attention of future generations and to show the potential of this type of energy by creating so the interest in these areas of knowledge, while simultaneously making a positive contribution to a sustainable future with more professionals working in this area. In this master's work a wind energy didactic kit was developed to help students obtain knowledge in various areas (from energy to electronics), without neglecting the playful part that will help to capture the attention more efficiently from the students. This kit will be directed in the first stage to secondary schools and later the target will also be used in professional schools and even universities, so the experiences that will be included in the kit will be adapted and designed for each type of age and type of degree of education. In the course of this dissertation, it will be noticed that the final objective is to create a company with the spin-off status of the University of Minho, and the development of this project has already shown the full business potential of the idea through prizes achieved in different national and international competitions.Teixeira, Vasco M. P.Carneiro, Joaquim A. O.Universidade do MinhoDias, Pedro Miguel Neiva20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/55926por201973928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55926Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:46:20.739643Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um kit didático de energia eólica
title Desenvolvimento de um kit didático de energia eólica
spellingShingle Desenvolvimento de um kit didático de energia eólica
Dias, Pedro Miguel Neiva
Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
title_short Desenvolvimento de um kit didático de energia eólica
title_full Desenvolvimento de um kit didático de energia eólica
title_fullStr Desenvolvimento de um kit didático de energia eólica
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um kit didático de energia eólica
title_sort Desenvolvimento de um kit didático de energia eólica
author Dias, Pedro Miguel Neiva
author_facet Dias, Pedro Miguel Neiva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Vasco M. P.
Carneiro, Joaquim A. O.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Pedro Miguel Neiva
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
topic Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
description Dissertação de mestrado em Ciências e Tecnologias do Ambiente (área de especialização em Energia)
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/55926
url https://hdl.handle.net/1822/55926
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201973928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132218728120320