Narrativas de vinculação, desenvolvimento e psicopatologia em crianças institucionalizadas e em risco na comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Carla Sofia Ravazzini
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/32577
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde)
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spelling Narrativas de vinculação, desenvolvimento e psicopatologia em crianças institucionalizadas e em risco na comunidadeAttachment narratives, development, and psychopathology in institutionalized children and in children at risk in the communityNarrativas de vinculaçãoInstitucionalizaçãoPsicopatologiaAttachment narrativesInstitutionalizationPsychopathology159.97159.922.737.018.3Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Clínica e da Saúde)O presente estudo explora as relações entre desenvolvimento, psicopatologia e a representação da vinculação, através de uma tarefa de completamento de histórias designada Attachment Story Completion Task (ASCT) que foi aplicada a 23 crianças institucionalizadas (14 meninos), e a 23 crianças em risco na comunidade (10 meninos). Não foram encontradas diferenças significativas entre os dois grupos, t (42) = -.50, p =.62, ao nível da segurança das narrativas de vinculação, nem quando examinados os comportamentos de internalização, t (44) = -.51, p =.62 e comportamentos de externalização, t (44) =.57, p =.58. Diferenças significativas encontradas entre grupos ao nível do quociente de desenvolvimento global, t (44) = -3.61, p =.001, com o grupo institucionalizado a exibir maior compromisso, por comparação com o grupo da comunidade. Este resultado corrobora o vasto conhecimento empírico sobre os efeitos da institucionalização e da sua natureza perturbadora em múltiplas dimensões do desenvolvimento (Zeanah et al., 2005; Lee et al., 2011).The present study examines the relations between development, psychopathology and the quality of attachment representation measured by a story completion task called the Attachment Story Completion Task (ASCT) which has administered to 23 institutionalized children (14 boys) and to 23 children at risk in the community (10 boys). No significant differences were found between two groups, t (42) = -.50, p = .62, regarding the quality of attachment representation neither when analyzed internalizing behaviors, t (44) = -.51, p = .62 or externalizing behaviors, t (44) =.57, p =.58. Significant differences were found with regard to the quotient of global development, t (44) = -.3.61, p = .001, with the institutionalized group displaying more commitment as compared to community group. This result supports previous research towards the compromise on development due the disturbing experience of institutionalization (Zeanah et al., 2005; Lee et al., 2011).Soares, IsabelBatista, JoanaUniversidade do MinhoXavier, Carla Sofia Ravazzini20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/32577por201159740info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:05Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/32577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:34.710865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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