Estudo de avaliabilidade do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colussi, Claudia Flemming
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Hellmann, Fernando, Verdi, Marta, Serapioni, Mauro, Savassi, Leonardo Cançado Monteiro, Ferreira, Diego Diz, Charneski, Eliane Ricardo, Massignam, Fernando Mendes, Santos, Luana Silvestre dos, Baibich, Maria Esther Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/100462
https://doi.org/10.1590/0102-311x00081920
Resumo: Com a implantação da atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), diante da necessidade de capacitação de gestores e profissionais, criou-se o Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD) numa parceria entre a Universidade Aberta do SUS e a Coordenação Geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde. Por meio de cursos de especialização, aperfeiçoamento e autoinstrucionais, o programa teve grande capilaridade e alcance no país, com quase 300 mil matrículas distribuídas em todos os estados brasileiros. O objetivo do presente estudo foi estruturar um modelo avaliativo do PMQPAD, por meio de um estudo de avaliabilidade, com a participação dos gestores do programa. Foi utilizada a metodologia desenvolvida por Thurston & Ramaliu, cujas etapas permitiram descrever o programa, representá-lo por meio de um modelo lógico e desenvolver uma matriz avaliativa. Foram realizadas análise documental, entrevistas semiestruturadas e oficinas de consenso para validação do modelo. O processo resultou no desenvolvimento de três matrizes avaliativas, uma para cada modalidade de curso do programa, com quatro dimensões de análise em comum (Características do curso e recursos educacionais; Aspectos institucionais; Resultados; Impactos). Os indicadores avaliativos tiveram, como fontes de dados primários, os alunos, os tutores e os gestores do curso. O estudo contou com a participação dos stakeholders e mostrou-se apropriado para o desenvolvimento da proposta avaliativa. Destaca-se o potencial de utilização das matrizes avaliativas desenvolvidas para a avaliação de outros programas de formação a distância no âmbito do SUS.
id RCAP_fe9f0d7233eafa9d16f61a92ff16b021
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/100462
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo de avaliabilidade do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD)Evaluability study of the Multicenter Program for Professional Qualification in Distance Home Care (PMQPAD)Estudio de disponibilidad del Programa Multicéntrico de Cualificación Profesional en la Atención Domiciliaria a Distancia (PMQPAD)Avaliação em saúdeAvaliação do ensinoServiços de assistência domiciliarEducação à distânciaAtenção primária à saúdeHealth evaluationEducational assessmentHome care servicesDistance educationPrimary health careEvaluación en saludEvaluación de la educaciónServicios de atención de salud a domicilioEducación a distanciaAtención primaria de saludCom a implantação da atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), diante da necessidade de capacitação de gestores e profissionais, criou-se o Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD) numa parceria entre a Universidade Aberta do SUS e a Coordenação Geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde. Por meio de cursos de especialização, aperfeiçoamento e autoinstrucionais, o programa teve grande capilaridade e alcance no país, com quase 300 mil matrículas distribuídas em todos os estados brasileiros. O objetivo do presente estudo foi estruturar um modelo avaliativo do PMQPAD, por meio de um estudo de avaliabilidade, com a participação dos gestores do programa. Foi utilizada a metodologia desenvolvida por Thurston & Ramaliu, cujas etapas permitiram descrever o programa, representá-lo por meio de um modelo lógico e desenvolver uma matriz avaliativa. Foram realizadas análise documental, entrevistas semiestruturadas e oficinas de consenso para validação do modelo. O processo resultou no desenvolvimento de três matrizes avaliativas, uma para cada modalidade de curso do programa, com quatro dimensões de análise em comum (Características do curso e recursos educacionais; Aspectos institucionais; Resultados; Impactos). Os indicadores avaliativos tiveram, como fontes de dados primários, os alunos, os tutores e os gestores do curso. O estudo contou com a participação dos stakeholders e mostrou-se apropriado para o desenvolvimento da proposta avaliativa. Destaca-se o potencial de utilização das matrizes avaliativas desenvolvidas para a avaliação de outros programas de formação a distância no âmbito do SUS.With the implementation of home care in the Brazilian Unified National Health System (SUS), the need to train administrators and health workers led to the creation of the Multicenter Program for Professional Qualification in Distance Home Care (PMQPAD) in a partnership between the SUS Open University and the General Coordinating Division for Home Care, of the Brazilian Ministry of Health. Through courses in specialization, improvement, and self-instruction, the program achieved wide capillarity and scope in the country, with nearly 300,000 enrollments across all states of Brazil. The current study aimed to structure a model to assess the PMQPAD through an evaluability study with participation by the program’s administrators. We used the methodology developed by Thurston & Ramaliu, the stages of which allowed describing the program, representing it with a log frame model, and developing a evaluation matrix. We conducted document analysis, semi-structured interviews, and consensus workshops for the model’s validation. The process resulted in the development of three evaluation matrices, one for each of the program’s course modalities, with four analytical dimensions in common (Course characteristics and educational resources; Institutional aspects; Results; Impacts). The primary data sources for the evaluation indicators were the students, tutors, and administrators. The study drew on stakeholders’ participation and proved appropriate for the development of the evaluation proposal. The results highlight the potential for use of evaluation matrices developed for the assessment of other distance training programs under the SUS.Con la implantación de la atención domiciliaria en el ámbito del Sistema Único de Salud (SUS), ante la necesidad de la capacitación de gestores y profesionales, se creó el Programa Multicéntrico de Cualificación Profesional en Atención Domiciliaria a Distancia (PMQPAD), en una colaboración entre la Universidad Abierta del SUS y la Coordinación General de Atención Domiciliaria del Ministerio de Salud de Brasil. A través de cursos de especialización, perfeccionamiento y de autoaprendizaje, el programa tuvo una gran capilaridad y alcance en el país, con casi 300 mil matrículas, distribuidas por todos los estados brasileños. El objetivo del presente estudio fue estructurar un modelo evaluativo del PMQPAD, a través de un estudio de disponibilidad, con la participación de los gestores del programa. Se utilizó la metodología desarrollada por Thurston & Ramaliu, cuyas etapas permitieron describir el programa, representarlo a través de un modelo lógico, y desarrollar una matriz evaluativa. Se realizó un análisis documental, entrevistas semiestructuradas y talleres de consenso para la validación del modelo. El proceso resultó en el desarrollo de tres matrices evaluativas, una para cada modalidad de curso del programa, con cuatro dimensiones de análisis en común (Características del curso y recursos educacionales; Aspectos institucionales; Resultados; Impactos). Los indicadores evaluativos tuvieron como fuentes de datos primarios los alumnos, los tutores y los gestores del curso. El estudio contó con la participación de los stakeholders, y se mostró apropiado para el desarrollo de la propuesta evaluativa. Se destaca el potencial de utilización de las matrices evaluativas desarrolladas para la evaluación de otros programas de formación a distancia en el ámbito del SUS.Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/100462http://hdl.handle.net/10316/100462https://doi.org/10.1590/0102-311x00081920por1678-44640102-311Xhttps://doi.org/10.1590/0102-311X00081920Colussi, Claudia FlemmingHellmann, FernandoVerdi, MartaSerapioni, MauroSavassi, Leonardo Cançado MonteiroFerreira, Diego DizCharneski, Eliane RicardoMassignam, Fernando MendesSantos, Luana Silvestre dosBaibich, Maria Esther Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-08-24T13:41:10Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/100462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:17:50.256699Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de avaliabilidade do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD)
Evaluability study of the Multicenter Program for Professional Qualification in Distance Home Care (PMQPAD)
Estudio de disponibilidad del Programa Multicéntrico de Cualificación Profesional en la Atención Domiciliaria a Distancia (PMQPAD)
title Estudo de avaliabilidade do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD)
spellingShingle Estudo de avaliabilidade do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD)
Colussi, Claudia Flemming
Avaliação em saúde
Avaliação do ensino
Serviços de assistência domiciliar
Educação à distância
Atenção primária à saúde
Health evaluation
Educational assessment
Home care services
Distance education
Primary health care
Evaluación en salud
Evaluación de la educación
Servicios de atención de salud a domicilio
Educación a distancia
Atención primaria de salud
title_short Estudo de avaliabilidade do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD)
title_full Estudo de avaliabilidade do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD)
title_fullStr Estudo de avaliabilidade do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD)
title_full_unstemmed Estudo de avaliabilidade do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD)
title_sort Estudo de avaliabilidade do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD)
author Colussi, Claudia Flemming
author_facet Colussi, Claudia Flemming
Hellmann, Fernando
Verdi, Marta
Serapioni, Mauro
Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Ferreira, Diego Diz
Charneski, Eliane Ricardo
Massignam, Fernando Mendes
Santos, Luana Silvestre dos
Baibich, Maria Esther Souza
author_role author
author2 Hellmann, Fernando
Verdi, Marta
Serapioni, Mauro
Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Ferreira, Diego Diz
Charneski, Eliane Ricardo
Massignam, Fernando Mendes
Santos, Luana Silvestre dos
Baibich, Maria Esther Souza
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colussi, Claudia Flemming
Hellmann, Fernando
Verdi, Marta
Serapioni, Mauro
Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Ferreira, Diego Diz
Charneski, Eliane Ricardo
Massignam, Fernando Mendes
Santos, Luana Silvestre dos
Baibich, Maria Esther Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em saúde
Avaliação do ensino
Serviços de assistência domiciliar
Educação à distância
Atenção primária à saúde
Health evaluation
Educational assessment
Home care services
Distance education
Primary health care
Evaluación en salud
Evaluación de la educación
Servicios de atención de salud a domicilio
Educación a distancia
Atención primaria de salud
topic Avaliação em saúde
Avaliação do ensino
Serviços de assistência domiciliar
Educação à distância
Atenção primária à saúde
Health evaluation
Educational assessment
Home care services
Distance education
Primary health care
Evaluación en salud
Evaluación de la educación
Servicios de atención de salud a domicilio
Educación a distancia
Atención primaria de salud
description Com a implantação da atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), diante da necessidade de capacitação de gestores e profissionais, criou-se o Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar a Distância (PMQPAD) numa parceria entre a Universidade Aberta do SUS e a Coordenação Geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde. Por meio de cursos de especialização, aperfeiçoamento e autoinstrucionais, o programa teve grande capilaridade e alcance no país, com quase 300 mil matrículas distribuídas em todos os estados brasileiros. O objetivo do presente estudo foi estruturar um modelo avaliativo do PMQPAD, por meio de um estudo de avaliabilidade, com a participação dos gestores do programa. Foi utilizada a metodologia desenvolvida por Thurston & Ramaliu, cujas etapas permitiram descrever o programa, representá-lo por meio de um modelo lógico e desenvolver uma matriz avaliativa. Foram realizadas análise documental, entrevistas semiestruturadas e oficinas de consenso para validação do modelo. O processo resultou no desenvolvimento de três matrizes avaliativas, uma para cada modalidade de curso do programa, com quatro dimensões de análise em comum (Características do curso e recursos educacionais; Aspectos institucionais; Resultados; Impactos). Os indicadores avaliativos tiveram, como fontes de dados primários, os alunos, os tutores e os gestores do curso. O estudo contou com a participação dos stakeholders e mostrou-se apropriado para o desenvolvimento da proposta avaliativa. Destaca-se o potencial de utilização das matrizes avaliativas desenvolvidas para a avaliação de outros programas de formação a distância no âmbito do SUS.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/100462
http://hdl.handle.net/10316/100462
https://doi.org/10.1590/0102-311x00081920
url http://hdl.handle.net/10316/100462
https://doi.org/10.1590/0102-311x00081920
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1678-4464
0102-311X
https://doi.org/10.1590/0102-311X00081920
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz
publisher.none.fl_str_mv Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134074231586816