O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/9298 |
Resumo: | A importância da educação (aquela que não é só a dos currículos e do poder) e do património cultural (aquele que é das comunidades) não sucumbiu à derrocada e à mudança do paradigma de uma sociedade sólida para líquida – como nos lembra Bauman – assim como aqueles que durante anos fizeram da educação e do património a sua luta e a sua política de intervenção, patentes nos múltiplos projetos anónimos, particulares e silenciosos (ou silenciados). Os tempos atuais mostram que esta intervenção - que une a educação e o património cultural – encerra uma sensibilidade, uma poética, uma arte, uma política, pois devolver a educação ao cerne da emancipação e o património cultural às comunidades, é uma forma de cidadania de intervenção, de desenvolvimento social e de poder de autodeterminação. |
id |
RCAP_fea2aadd373e167eb85086994761a4a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9298 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O amor como caminho: ao encontro da educação e do património culturalMUSEOLOGIAPATRIMÓNIO CULTURALCIDADANIAINTERCULTURALIDADEMUSEOLOGYCULTURAL HERITAGECITIZENSHIPINTERCULTURALITYA importância da educação (aquela que não é só a dos currículos e do poder) e do património cultural (aquele que é das comunidades) não sucumbiu à derrocada e à mudança do paradigma de uma sociedade sólida para líquida – como nos lembra Bauman – assim como aqueles que durante anos fizeram da educação e do património a sua luta e a sua política de intervenção, patentes nos múltiplos projetos anónimos, particulares e silenciosos (ou silenciados). Os tempos atuais mostram que esta intervenção - que une a educação e o património cultural – encerra uma sensibilidade, uma poética, uma arte, uma política, pois devolver a educação ao cerne da emancipação e o património cultural às comunidades, é uma forma de cidadania de intervenção, de desenvolvimento social e de poder de autodeterminação.Edições Universitárias Lusófonas2018-12-27T17:30:41Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9298por1646-3714Janeirinho, Luísainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-30T01:30:35Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:35.209708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural |
title |
O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural |
spellingShingle |
O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural Janeirinho, Luísa MUSEOLOGIA PATRIMÓNIO CULTURAL CIDADANIA INTERCULTURALIDADE MUSEOLOGY CULTURAL HERITAGE CITIZENSHIP INTERCULTURALITY |
title_short |
O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural |
title_full |
O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural |
title_fullStr |
O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural |
title_full_unstemmed |
O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural |
title_sort |
O amor como caminho: ao encontro da educação e do património cultural |
author |
Janeirinho, Luísa |
author_facet |
Janeirinho, Luísa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Janeirinho, Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MUSEOLOGIA PATRIMÓNIO CULTURAL CIDADANIA INTERCULTURALIDADE MUSEOLOGY CULTURAL HERITAGE CITIZENSHIP INTERCULTURALITY |
topic |
MUSEOLOGIA PATRIMÓNIO CULTURAL CIDADANIA INTERCULTURALIDADE MUSEOLOGY CULTURAL HERITAGE CITIZENSHIP INTERCULTURALITY |
description |
A importância da educação (aquela que não é só a dos currículos e do poder) e do património cultural (aquele que é das comunidades) não sucumbiu à derrocada e à mudança do paradigma de uma sociedade sólida para líquida – como nos lembra Bauman – assim como aqueles que durante anos fizeram da educação e do património a sua luta e a sua política de intervenção, patentes nos múltiplos projetos anónimos, particulares e silenciosos (ou silenciados). Os tempos atuais mostram que esta intervenção - que une a educação e o património cultural – encerra uma sensibilidade, uma poética, uma arte, uma política, pois devolver a educação ao cerne da emancipação e o património cultural às comunidades, é uma forma de cidadania de intervenção, de desenvolvimento social e de poder de autodeterminação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-27T17:30:41Z 2018-01-01T00:00:00Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/9298 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/9298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-3714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131222837821440 |