Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10955 |
Resumo: | A investigação da exploração e indecisão de carreira, em momentos de transição escolar, contribui para o desenho das intervenções vocacionais. Neste estudo, analisam-se diferenças individuais naquelas dimensões, a partir da avaliação de 178 estudantes do 9º ano de escolaridade de ambos os sexos (120 alunas, 58 alunos), com uma média de idades de 14 anos, a frequentar escolas do noroeste de Portugal. Os resultados evidenciam diferenças entre alunos e alunas, em desfavor destas, apenas em duas crenças associadas à exploração: a visão sobre o mercado de emprego e a importância relativa atribuída aos objectivos de carreira. Retiram-se implicações práticas dos resultados para o desenho das intervenções vocacionais na adolescência. |
id |
RCAP_fea730673fab3fad93bbbe3dd0c7caa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10955 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuaisCareer exploration and decision in an academic transition: individual differencesExploração de carreiraIndecisão de carreiraDiferenças individuaisCareer explorationCareer indecisionIndividual differencesA investigação da exploração e indecisão de carreira, em momentos de transição escolar, contribui para o desenho das intervenções vocacionais. Neste estudo, analisam-se diferenças individuais naquelas dimensões, a partir da avaliação de 178 estudantes do 9º ano de escolaridade de ambos os sexos (120 alunas, 58 alunos), com uma média de idades de 14 anos, a frequentar escolas do noroeste de Portugal. Os resultados evidenciam diferenças entre alunos e alunas, em desfavor destas, apenas em duas crenças associadas à exploração: a visão sobre o mercado de emprego e a importância relativa atribuída aos objectivos de carreira. Retiram-se implicações práticas dos resultados para o desenho das intervenções vocacionais na adolescência.The study of career exploration and indecision in moments of academic transition, contributes to the design of career interventions. In this study, we analyze gender differences, based on the assessment of 178 ninth-grade students (120 girls, 58 boys), with an average age of 14 years, attending schools in the northwest of Portugal. The results showed differences between boys and girls, with girls doing worse than boys in relation to two beliefs about exploration: notions about job market and relative importance attributed to career goals. Practical implications of the results for career intervention design are discussed.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - SFRH/BD/18637/2004-FCTVetor EditoraUniversidade do MinhoFaria, LilianaTaveira, Maria do CéuSaavedra, Luísa20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10955por“Revista Brasileira de Orientação Profissional”. ISSN 1679-3390. 9:2 (2008) 17-30.1679-3390info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:29.027125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuais Career exploration and decision in an academic transition: individual differences |
title |
Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuais |
spellingShingle |
Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuais Faria, Liliana Exploração de carreira Indecisão de carreira Diferenças individuais Career exploration Career indecision Individual differences |
title_short |
Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuais |
title_full |
Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuais |
title_fullStr |
Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuais |
title_full_unstemmed |
Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuais |
title_sort |
Exploração e decisão de carreira numa transição escolar: diferenças individuais |
author |
Faria, Liliana |
author_facet |
Faria, Liliana Taveira, Maria do Céu Saavedra, Luísa |
author_role |
author |
author2 |
Taveira, Maria do Céu Saavedra, Luísa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Liliana Taveira, Maria do Céu Saavedra, Luísa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exploração de carreira Indecisão de carreira Diferenças individuais Career exploration Career indecision Individual differences |
topic |
Exploração de carreira Indecisão de carreira Diferenças individuais Career exploration Career indecision Individual differences |
description |
A investigação da exploração e indecisão de carreira, em momentos de transição escolar, contribui para o desenho das intervenções vocacionais. Neste estudo, analisam-se diferenças individuais naquelas dimensões, a partir da avaliação de 178 estudantes do 9º ano de escolaridade de ambos os sexos (120 alunas, 58 alunos), com uma média de idades de 14 anos, a frequentar escolas do noroeste de Portugal. Os resultados evidenciam diferenças entre alunos e alunas, em desfavor destas, apenas em duas crenças associadas à exploração: a visão sobre o mercado de emprego e a importância relativa atribuída aos objectivos de carreira. Retiram-se implicações práticas dos resultados para o desenho das intervenções vocacionais na adolescência. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/10955 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/10955 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
“Revista Brasileira de Orientação Profissional”. ISSN 1679-3390. 9:2 (2008) 17-30. 1679-3390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Vetor Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Vetor Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132977478762496 |