Apolo sob o signo da devoração: a antropofagia no desenvolvimento de uma prática cenográfica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Carolina Lyra Barros da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8941
Resumo: O presente trabalho é estimulado pela reflexão sobre a similaridade que encontro na arquitetura do Teatro Oficina de São Paulo e os textos literários de Oswald de Andrade e Fernando Pessoa. A ampla janela que Oswald prevê como cenografia para sua peça O Rei da Vela, texto baseado em sua proposta filosófica de Antropofagia cultural se repete em uma janela alta, ampla e esplêndida no conto Um Jantar Muito Original, quando Fernando Pessoa descreve uma sala de jantar onde um banquete antropofágico é servido. No projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi e Edson Elito para o edifício do Teatro Oficina, companhia assumidamente “antropofágica” em sua linguagem, uma ampla janela exerce, numa leitura nietzschiana, uma função “trágica” de acolhimento do devir. Esta dissertação busca além de encontrar relações entre as “janelas” citadas, partindo dos conceitos teóricos de Oswald de Andrade e Friedrich Nietzsche, entender o processo de idealização do projeto e construção do edifício projetado por Lina Bo Bardi e Edson Elito para o Teatro Oficina.
id RCAP_feb484ec2309b1ee6eb0e286794fa786
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8941
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Apolo sob o signo da devoração: a antropofagia no desenvolvimento de uma prática cenográficaAntropofagiaCenografiaArquitecturaTragédiaAnthropophagyScenographyArchitectureTragedyO presente trabalho é estimulado pela reflexão sobre a similaridade que encontro na arquitetura do Teatro Oficina de São Paulo e os textos literários de Oswald de Andrade e Fernando Pessoa. A ampla janela que Oswald prevê como cenografia para sua peça O Rei da Vela, texto baseado em sua proposta filosófica de Antropofagia cultural se repete em uma janela alta, ampla e esplêndida no conto Um Jantar Muito Original, quando Fernando Pessoa descreve uma sala de jantar onde um banquete antropofágico é servido. No projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi e Edson Elito para o edifício do Teatro Oficina, companhia assumidamente “antropofágica” em sua linguagem, uma ampla janela exerce, numa leitura nietzschiana, uma função “trágica” de acolhimento do devir. Esta dissertação busca além de encontrar relações entre as “janelas” citadas, partindo dos conceitos teóricos de Oswald de Andrade e Friedrich Nietzsche, entender o processo de idealização do projeto e construção do edifício projetado por Lina Bo Bardi e Edson Elito para o Teatro Oficina.The current work is stimulated by the similarity between the “Oficina Theater of São Paulo” architecture and Oswald de Andrade and Fernando Pessoa’s texts. The wide window, predicted by Oswald as a scene for his play called “O Rei da Vela”, text based on this philosophical proposal of a cultural anthropophagy, is repeated as a high, wide and splendid window on the tale “A very original dinner”, when Fernando Pessoa describes a dining room where an anthropophagic banquet is served. On the architectonic project of Lina Bo Bardi and Edson Elito for Teatro Oficina building (an assumed anthropophagic company on their language), a wide window, has, on a Nietzsch’s literature, a tragic role of devir acceptation. This dissertation seeks, beyond finding a relationship between the mentioned windows, based from Oswald de Andrade and Friedrich Nietzsche theories, to know the idealization process for the project and construction of Teatro Oficina, projected by Lina Bo Bardi and Edson Elito.Moreira, Helder Jorge Maia SilvaLima, Evelyn Furquim WerneckRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoEsteves, Carolina Lyra Barros da Silva2016-12-21T15:07:07Z2014-11-072014-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8941TID:201330601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:20Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:41.041661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Apolo sob o signo da devoração: a antropofagia no desenvolvimento de uma prática cenográfica
title Apolo sob o signo da devoração: a antropofagia no desenvolvimento de uma prática cenográfica
spellingShingle Apolo sob o signo da devoração: a antropofagia no desenvolvimento de uma prática cenográfica
Esteves, Carolina Lyra Barros da Silva
Antropofagia
Cenografia
Arquitectura
Tragédia
Anthropophagy
Scenography
Architecture
Tragedy
title_short Apolo sob o signo da devoração: a antropofagia no desenvolvimento de uma prática cenográfica
title_full Apolo sob o signo da devoração: a antropofagia no desenvolvimento de uma prática cenográfica
title_fullStr Apolo sob o signo da devoração: a antropofagia no desenvolvimento de uma prática cenográfica
title_full_unstemmed Apolo sob o signo da devoração: a antropofagia no desenvolvimento de uma prática cenográfica
title_sort Apolo sob o signo da devoração: a antropofagia no desenvolvimento de uma prática cenográfica
author Esteves, Carolina Lyra Barros da Silva
author_facet Esteves, Carolina Lyra Barros da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Helder Jorge Maia Silva
Lima, Evelyn Furquim Werneck
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Carolina Lyra Barros da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Antropofagia
Cenografia
Arquitectura
Tragédia
Anthropophagy
Scenography
Architecture
Tragedy
topic Antropofagia
Cenografia
Arquitectura
Tragédia
Anthropophagy
Scenography
Architecture
Tragedy
description O presente trabalho é estimulado pela reflexão sobre a similaridade que encontro na arquitetura do Teatro Oficina de São Paulo e os textos literários de Oswald de Andrade e Fernando Pessoa. A ampla janela que Oswald prevê como cenografia para sua peça O Rei da Vela, texto baseado em sua proposta filosófica de Antropofagia cultural se repete em uma janela alta, ampla e esplêndida no conto Um Jantar Muito Original, quando Fernando Pessoa descreve uma sala de jantar onde um banquete antropofágico é servido. No projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi e Edson Elito para o edifício do Teatro Oficina, companhia assumidamente “antropofágica” em sua linguagem, uma ampla janela exerce, numa leitura nietzschiana, uma função “trágica” de acolhimento do devir. Esta dissertação busca além de encontrar relações entre as “janelas” citadas, partindo dos conceitos teóricos de Oswald de Andrade e Friedrich Nietzsche, entender o processo de idealização do projeto e construção do edifício projetado por Lina Bo Bardi e Edson Elito para o Teatro Oficina.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-07
2014-11-07T00:00:00Z
2016-12-21T15:07:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8941
TID:201330601
url http://hdl.handle.net/10400.22/8941
identifier_str_mv TID:201330601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131475084312576