Relatório de Estágio Curricular – Altran Portugal SA – Global Delivery Centre (Fundão)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/3739 |
Resumo: | Serve o presente relatório para fazer o balanço do estágio curricular realizado no âmbito do Curso de Técnico Superior em Testes de Software lecionado nos anos letivos de 2014/15 e 2015/16. A importância primordial da experiência profissional na qualificação dos indivíduos, como é o exemplo de um CteSP, é atestada pelo facto de essa competência ser cada vez mais valorizada pelos empregadores. O contacto em âmbito curricular com os processos/atividades empresariais, bem como a participação em projetos internacionais são um factor enriquecedor de qualquer currículo. O estágio decorreu de 1 de março a 30 de junho de 2016 na Altran Portugal, mais concretamente no Global Delivery Centre do Fundão, local de desenvolvimento de soluções inovadoras para clientes localizados em todo o mundo. Eram objetivos deste estágio que o estagiário conseguisse de forma autónoma realizar as suas funções, entre as quais a criação, revisão e registo de casos de teste, o registo das especificações do produto com ligação dos use cases aos casos de teste, a produção de relatórios e estatísticas da execução dos planos de teste, o registo, definição e controlo do workflow para a gestão de erros/incidentes e a criação de release notes. Como suporte a estas atividades pretendia-se que houvesse uma aprendizagem das funcionalidades das ferramentas de gestão de testes (Testlink) e gestão de incidentes (Redmine) usadas no projeto. As atividades aqui descritas enquadram-se na área dos testes de software e são um elemento fundamental nos processos de Quality Assurance e assumem cada vez mais o seu espaço dentro das organizações, nomeadamente na Altran. Seria também de esperar que algumas soft skills fossem desenvolvidas pelo estagiário, nomeadamente o comportamento durante o trabalho em equipa, o sentido de responsabilidade ou o domínio de línguas estrangeiras. No final é feito um balanço do estágio realizado, com a análise da evolução, referência às lessons learned e quais os aspetos a melhorar para progredir na função de tester de software. |
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