Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/17448 |
Resumo: | O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao Estágio Pedagógico em Artes Visuais, que teve início em setembro de 2011, na Escola Secundária D. Maria II, em Braga. Reflete sobre o modo como a Arte contribui, no âmbito do ensino-aprendizagem, para a dinâmica de outras disciplinas curriculares. O relatório procura apresentar modos de valorização e aplicação da Arte na educação do aluno. Em concreto, considerando a inclinação do aluno para a necessidade de entendimento e respostas imediatas, visa o estímulo da sensibilidade estética e o incentivo à reflexão no aluno, como antecedentes da ação diferenciada. Para o efeito, recorre-se a diversas linguagens artísticas para favorecer o desenvolvimento da criatividade. O fim último deste relatório é, portanto, articular uma reflexão entre a Arte e a Educação, mostrando as suas relações íntimas, no propósito de uma Educação pela Arte. Neste quadro, procurar-se-á também sublinhar a importância do estreitamento dos laços com outras disciplinas e professores, bem como com a comunidade envolvente. Este estreitamento pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade pedagógica nos professores, a autoestima e o autoconceito nos alunos. Deverá também facilitar o desenvolvimento estético e a educação do gosto, ao que acresce o desenvolvimento da perceção sobre o artista e sobre a criação artística. |
id |
RCAP_feca8deea06c94049b7575086b02590d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17448 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividadeArteEducaçãoConhecimentoCriatividadeEnsino diferenciado e transversalidadeArtEducationKnowledgeCreativityDifferentiated instruction and mainstreamingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao Estágio Pedagógico em Artes Visuais, que teve início em setembro de 2011, na Escola Secundária D. Maria II, em Braga. Reflete sobre o modo como a Arte contribui, no âmbito do ensino-aprendizagem, para a dinâmica de outras disciplinas curriculares. O relatório procura apresentar modos de valorização e aplicação da Arte na educação do aluno. Em concreto, considerando a inclinação do aluno para a necessidade de entendimento e respostas imediatas, visa o estímulo da sensibilidade estética e o incentivo à reflexão no aluno, como antecedentes da ação diferenciada. Para o efeito, recorre-se a diversas linguagens artísticas para favorecer o desenvolvimento da criatividade. O fim último deste relatório é, portanto, articular uma reflexão entre a Arte e a Educação, mostrando as suas relações íntimas, no propósito de uma Educação pela Arte. Neste quadro, procurar-se-á também sublinhar a importância do estreitamento dos laços com outras disciplinas e professores, bem como com a comunidade envolvente. Este estreitamento pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade pedagógica nos professores, a autoestima e o autoconceito nos alunos. Deverá também facilitar o desenvolvimento estético e a educação do gosto, ao que acresce o desenvolvimento da perceção sobre o artista e sobre a criação artística.This report, prepared under the Master in Teaching Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, refers to the Teacher Training in Visual Arts, which began in September 2011, in the High School D. Maria II, in Braga. Reflects on how art contributes in the context of teaching and learning, to the dynamics of other curriculum subjects. The report seeks to present ways of using and applying the art in the student's education. In particular, considering the slope of the student to the need of understanding and immediate responses, aimed at stimulating aesthetic sensibility and encouraging reflection on the student, as antecedents of different action. To this end, we resort to various art forms to encourage the development of creativity. The ultimate goal of this report is therefore to articulate a reflection between Art and Education, showing their intimate relationships, the purpose of an Education through Art. In this context, an attempt will also stress the importance of closer ties with other disciplines and teachers, as well as the surrounding community. This narrowing can contribute to the development of creativity in teaching teachers, self-esteem and self-concept in students. Should also facilitate the development and education of aesthetic taste, which adds to the development of perception about the artist and the artistic creation.Silva, João Amadeu Oliveira Carvalho daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Sandra Cristina Oliveira2015-05-05T13:41:23Z2015-03-0420132015-03-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17448TID:201672553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:13:36Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:13:36Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade |
title |
Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade |
spellingShingle |
Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade Gonçalves, Sandra Cristina Oliveira Arte Educação Conhecimento Criatividade Ensino diferenciado e transversalidade Art Education Knowledge Creativity Differentiated instruction and mainstreaming Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade |
title_full |
Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade |
title_fullStr |
Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade |
title_full_unstemmed |
Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade |
title_sort |
Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade |
author |
Gonçalves, Sandra Cristina Oliveira |
author_facet |
Gonçalves, Sandra Cristina Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, João Amadeu Oliveira Carvalho da Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Sandra Cristina Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Educação Conhecimento Criatividade Ensino diferenciado e transversalidade Art Education Knowledge Creativity Differentiated instruction and mainstreaming Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Arte Educação Conhecimento Criatividade Ensino diferenciado e transversalidade Art Education Knowledge Creativity Differentiated instruction and mainstreaming Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao Estágio Pedagógico em Artes Visuais, que teve início em setembro de 2011, na Escola Secundária D. Maria II, em Braga. Reflete sobre o modo como a Arte contribui, no âmbito do ensino-aprendizagem, para a dinâmica de outras disciplinas curriculares. O relatório procura apresentar modos de valorização e aplicação da Arte na educação do aluno. Em concreto, considerando a inclinação do aluno para a necessidade de entendimento e respostas imediatas, visa o estímulo da sensibilidade estética e o incentivo à reflexão no aluno, como antecedentes da ação diferenciada. Para o efeito, recorre-se a diversas linguagens artísticas para favorecer o desenvolvimento da criatividade. O fim último deste relatório é, portanto, articular uma reflexão entre a Arte e a Educação, mostrando as suas relações íntimas, no propósito de uma Educação pela Arte. Neste quadro, procurar-se-á também sublinhar a importância do estreitamento dos laços com outras disciplinas e professores, bem como com a comunidade envolvente. Este estreitamento pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade pedagógica nos professores, a autoestima e o autoconceito nos alunos. Deverá também facilitar o desenvolvimento estético e a educação do gosto, ao que acresce o desenvolvimento da perceção sobre o artista e sobre a criação artística. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-05-05T13:41:23Z 2015-03-04 2015-03-04T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/17448 TID:201672553 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/17448 |
identifier_str_mv |
TID:201672553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546820439506944 |