Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sandra Cristina Oliveira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17448
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao Estágio Pedagógico em Artes Visuais, que teve início em setembro de 2011, na Escola Secundária D. Maria II, em Braga. Reflete sobre o modo como a Arte contribui, no âmbito do ensino-aprendizagem, para a dinâmica de outras disciplinas curriculares. O relatório procura apresentar modos de valorização e aplicação da Arte na educação do aluno. Em concreto, considerando a inclinação do aluno para a necessidade de entendimento e respostas imediatas, visa o estímulo da sensibilidade estética e o incentivo à reflexão no aluno, como antecedentes da ação diferenciada. Para o efeito, recorre-se a diversas linguagens artísticas para favorecer o desenvolvimento da criatividade. O fim último deste relatório é, portanto, articular uma reflexão entre a Arte e a Educação, mostrando as suas relações íntimas, no propósito de uma Educação pela Arte. Neste quadro, procurar-se-á também sublinhar a importância do estreitamento dos laços com outras disciplinas e professores, bem como com a comunidade envolvente. Este estreitamento pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade pedagógica nos professores, a autoestima e o autoconceito nos alunos. Deverá também facilitar o desenvolvimento estético e a educação do gosto, ao que acresce o desenvolvimento da perceção sobre o artista e sobre a criação artística.
id RCAP_feca8deea06c94049b7575086b02590d
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17448
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividadeArteEducaçãoConhecimentoCriatividadeEnsino diferenciado e transversalidadeArtEducationKnowledgeCreativityDifferentiated instruction and mainstreamingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao Estágio Pedagógico em Artes Visuais, que teve início em setembro de 2011, na Escola Secundária D. Maria II, em Braga. Reflete sobre o modo como a Arte contribui, no âmbito do ensino-aprendizagem, para a dinâmica de outras disciplinas curriculares. O relatório procura apresentar modos de valorização e aplicação da Arte na educação do aluno. Em concreto, considerando a inclinação do aluno para a necessidade de entendimento e respostas imediatas, visa o estímulo da sensibilidade estética e o incentivo à reflexão no aluno, como antecedentes da ação diferenciada. Para o efeito, recorre-se a diversas linguagens artísticas para favorecer o desenvolvimento da criatividade. O fim último deste relatório é, portanto, articular uma reflexão entre a Arte e a Educação, mostrando as suas relações íntimas, no propósito de uma Educação pela Arte. Neste quadro, procurar-se-á também sublinhar a importância do estreitamento dos laços com outras disciplinas e professores, bem como com a comunidade envolvente. Este estreitamento pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade pedagógica nos professores, a autoestima e o autoconceito nos alunos. Deverá também facilitar o desenvolvimento estético e a educação do gosto, ao que acresce o desenvolvimento da perceção sobre o artista e sobre a criação artística.This report, prepared under the Master in Teaching Visual Arts in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education, refers to the Teacher Training in Visual Arts, which began in September 2011, in the High School D. Maria II, in Braga. Reflects on how art contributes in the context of teaching and learning, to the dynamics of other curriculum subjects. The report seeks to present ways of using and applying the art in the student's education. In particular, considering the slope of the student to the need of understanding and immediate responses, aimed at stimulating aesthetic sensibility and encouraging reflection on the student, as antecedents of different action. To this end, we resort to various art forms to encourage the development of creativity. The ultimate goal of this report is therefore to articulate a reflection between Art and Education, showing their intimate relationships, the purpose of an Education through Art. In this context, an attempt will also stress the importance of closer ties with other disciplines and teachers, as well as the surrounding community. This narrowing can contribute to the development of creativity in teaching teachers, self-esteem and self-concept in students. Should also facilitate the development and education of aesthetic taste, which adds to the development of perception about the artist and the artistic creation.Silva, João Amadeu Oliveira Carvalho daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, Sandra Cristina Oliveira2015-05-05T13:41:23Z2015-03-0420132015-03-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/17448TID:201672553porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-09T01:35:37Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/17448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:14:39.135408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade
title Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade
spellingShingle Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade
Gonçalves, Sandra Cristina Oliveira
Arte
Educação
Conhecimento
Criatividade
Ensino diferenciado e transversalidade
Art
Education
Knowledge
Creativity
Differentiated instruction and mainstreaming
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade
title_full Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade
title_fullStr Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade
title_full_unstemmed Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade
title_sort Relações entre as artes visuais e outras áreas curriculares : o binómio conhecimento-criatividade
author Gonçalves, Sandra Cristina Oliveira
author_facet Gonçalves, Sandra Cristina Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, João Amadeu Oliveira Carvalho da
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Sandra Cristina Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Arte
Educação
Conhecimento
Criatividade
Ensino diferenciado e transversalidade
Art
Education
Knowledge
Creativity
Differentiated instruction and mainstreaming
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Arte
Educação
Conhecimento
Criatividade
Ensino diferenciado e transversalidade
Art
Education
Knowledge
Creativity
Differentiated instruction and mainstreaming
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, refere-se ao Estágio Pedagógico em Artes Visuais, que teve início em setembro de 2011, na Escola Secundária D. Maria II, em Braga. Reflete sobre o modo como a Arte contribui, no âmbito do ensino-aprendizagem, para a dinâmica de outras disciplinas curriculares. O relatório procura apresentar modos de valorização e aplicação da Arte na educação do aluno. Em concreto, considerando a inclinação do aluno para a necessidade de entendimento e respostas imediatas, visa o estímulo da sensibilidade estética e o incentivo à reflexão no aluno, como antecedentes da ação diferenciada. Para o efeito, recorre-se a diversas linguagens artísticas para favorecer o desenvolvimento da criatividade. O fim último deste relatório é, portanto, articular uma reflexão entre a Arte e a Educação, mostrando as suas relações íntimas, no propósito de uma Educação pela Arte. Neste quadro, procurar-se-á também sublinhar a importância do estreitamento dos laços com outras disciplinas e professores, bem como com a comunidade envolvente. Este estreitamento pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade pedagógica nos professores, a autoestima e o autoconceito nos alunos. Deverá também facilitar o desenvolvimento estético e a educação do gosto, ao que acresce o desenvolvimento da perceção sobre o artista e sobre a criação artística.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-05-05T13:41:23Z
2015-03-04
2015-03-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/17448
TID:201672553
url http://hdl.handle.net/10400.14/17448
identifier_str_mv TID:201672553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131824938549248