Uma proposta pedagógica para a introdução da obra Mythes de Karol Szymanowski no repertório standard de violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Joana Sofia Costa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/13711
Resumo: Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.
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Neste estágio foi desenvolvido um trabalho com três alunos de ciclos diferentes de aprendizagem (iniciação, quarto e sétimo graus), que incluiu a elaboração de planificações das aulas e o registo em vídeo de três aulas por aluno – o equivalente a uma aula por trimestre por aluno (todos eles autorizados pelos encarregados de educação). Este registo teve por objetivo ser observado e analisado com o professor orientador Doutor Tiago Neto, servindo de base de reflexão das práticas pedagógicas da estagiária. Neste relatório é apresentada uma reflexão das características que mais marcam a estagiária enquanto professora, e é feita uma contextualização histórica e organizacional das escolas onde é desenvolvido o estágio, bem como das práticas e programas aplicados em ambas escolas. São ainda contextualizados os alunos no que respeita ao seu ambiente familiar, ao seu percurso no ensino artístico e objetivos futuros no estudo da música. É também descrito o trabalho desenvolvido ao longo de cada período do presente ano letivo. Por fim, é feita uma reflexão sobre o papel de estagiária-professora, os pontos fortes, dificuldades e as oportunidades encontradas no decurso do presente estágio.Resumo II (Projeto de Investigação) - A segunda parte deste trabalho consiste numa investigação/ação, com o objetivo de explorar uma possível abordagem pedagógica à linguagem e música do compositor polaco Karol Szymanowski, contextualizando-a através de peças de outros compositores e complementando a sua preparação com exercícios de conceituados pedagogos e violinistas. Para efeitos de investigação, foi considerada a obra Mythes de K. Szymanowski como objetivo performativo a atingir, uma vez que se trata de uma composição que reúne o expoente dos desafios técnico-expressivos da obra para violino de K. Szymanowski num conjunto de três peças de curta duração. A ação deste trabalho assenta sobre um estudo de caso, no qual são analisadas as diversas fases do desenvolvimento do aluno, procurando estudar os objetivos definidos para cada uma e relacionando-as com o grau de motivação do aluno, compreensão da linguagem musical e assimilação técnico-motora com o resultado do desempenho no final de cada fase. Os resultados e efeitos desta ação são extraídos da observação participante do trabalho realizado ao longo do presente ano letivo. Realiza-se ainda um inquérito a um número elevado de professores de Violino em Portugal e no estrangeiro para auferir informação sobre os métodos, estratégias e contextualização relativamente à forma como a música de K. Szymanowski é inserida em contexto educativo. Essencialmente, o objetivo desta investigação é perceber como é que a música de K. Szymanowski, e em particular a obra Mythes, se poderá enquadrar no repertório violinístico como veículo de desenvolvimento de competências técnico-expressivas. Pretende-se também averiguar que possíveis estratégias pedagógicas se poderão aplicar para introduzir e divulgar a linguagem específica deste compositor, como ponto de partida – ou de transição – para a abordagem da música para violino do início do século XX.Abstract I (Teaching activity) - The first part of this report describes the internship developed in practice and observation contexts at both the Academia de Música de Lisboa and Escola Profissional Metropolitana de Lisboa, as part of the Masters in Music Teaching/Music Education undertaken at the Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa. This internship was developed with three students in different stages of their studies (in age groups of around 7, 14, and 17 years old1 ) and comprised lesson planning and video recording of three classes per student, per school year – equivalent to one class per term per student (with the express permission of their parents or primary educators). These recordings were observed and analysed with the supervisor Dr. Tiago Neto, and they aided in the reflective practice of the pedagogical approach during the internship. This report presents a reflection on the aspects that most defines the trainee as a teacher, providing an historical and organisational perspective of the two schools where the internship takes place, highlighting the pedagogical practice developed and respective programmes. It was also explored the wider context of the student’s family lives, their artistic path, and goals within their future musical education. This report also details the work developed throughout the academic year. Finally, a reflection is made regarding the role of the student as a teacher, exploring the strengths, challenges, and opportunities faced throughout the internship.Abstract II (Research) - The second part of this paper consists of research-and-application with the purpose of exploring possible pedagogical approaches to the language and music of the Polish composer Karol Szymanowski, bringing some context through pieces of other composers from the same epoque and exercises of respected violinists and pedagogues. As subject for this investigation, the work Mythes by K. Szymanowski is taken as the reaching performative goal since it features the exponent of technical challenges of K. Szymanowski´s music for Violin in a set of three short pieces. Regarding the active part of this research, a case-study is developed as way of collecting information about the learning procedures. For that purpose, the different phases of learning development of one specific student - playing the first movement of Mythes - is observed and analysed, and the information is compared in terms of goals defined for each stage, motivation level of the student, comprehension of the musical traits and technical-motor skills assimilation within each phase. The results of this active research are collected through observation of the various learning phases during this school year. In addition, an inquiry is taken to several Violin teachers in Portugal and Europe to gather information regarding methods, strategies, and contextualisation about the way K. Szymanowski’s music is applied in the teaching context. Essentially, the purpose of this research was to understand how the music of Karol Szymanowski – specifically the work Mythes – can be integrated in the violin repertoire as a vehicle for the development of technical and expressive skills in the violin. Furthermore, the aim is also to learn about different pedagogical strategies to introduce the specific musical traits of this composer as a starting point – or transitory – for approaching the violin repertoire from the beginning of the twentieth century.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaNeto, TiagoRCIPLDias, Joana Sofia Costa2021-09-14T15:57:56Z2021-06-162021-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/13711TID:202754260porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:08:52Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/13711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:36.442572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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