As escolhas de habitação dos Millennials : o caso da cidade do Porto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/26552 |
Resumo: | As evoluções do mercado da habitação em Portugal – compra e venda versus arrendamento - têm sido influenciadas por diversos fatores. As políticas públicas, o crédito à habitação, o turismo e também as mudanças nas preferências dos consumidores constituem alguns destes fatores. Pretende-se com esta dissertação de mestrado identificar o comportamento do mercado da habitação na cidade do Porto no presente e de que forma esse comportamento afeta as escolhas de habitação dos Millennials que nasceram na referida cidade. Para responder às questões de investigação o método utilizado foi o estudo de caso do tipo exploratório. Procedeu-se a uma análise documental da informação disponível sobre o comportamento do mercado da habitação, no país e na cidade do Porto. Realizaram-se entrevistas a agregados que pertencem à geração Millennial, nascidos na cidade do Porto e que têm residência na referida cidade ou em concelhos limítrofes. Foram também realizadas entrevistas a agências imobiliárias que operam na cidade do Porto. Os resultados obtidos mostram que os Millennials têm, no presente, dificuldades em arrendar ou comprar habitação na cidade do Porto, em particular nas zonas mais pretendidas da cidade. A insegurança profissional e de rendimentos e/ou a menor disponibilidade financeira faz com que os Millennials que mais valorizam a localização da habitação na cidade do Porto optem pelo arrendamento ou a compra da mesma em zonas da cidade com, respetivamente, rendas e preços mais acessíveis e que aqueles com maiores dificuldades financeiras e/ou que valorizam mais a habitação em si procurem arrendar ou comprar a mesma em concelhos limítrofes, onde as rendas e os preços são, respetivamente, mais acessíveis. Os resultados também mostram que os incentivos existentes vão no sentido de ser mais barato adquirir habitação do que arrendar. |
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As escolhas de habitação dos Millennials : o caso da cidade do PortoMillennialsHousing demandCity of PortoProcura de habitaçãoCidade do PortoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoAs evoluções do mercado da habitação em Portugal – compra e venda versus arrendamento - têm sido influenciadas por diversos fatores. As políticas públicas, o crédito à habitação, o turismo e também as mudanças nas preferências dos consumidores constituem alguns destes fatores. Pretende-se com esta dissertação de mestrado identificar o comportamento do mercado da habitação na cidade do Porto no presente e de que forma esse comportamento afeta as escolhas de habitação dos Millennials que nasceram na referida cidade. Para responder às questões de investigação o método utilizado foi o estudo de caso do tipo exploratório. Procedeu-se a uma análise documental da informação disponível sobre o comportamento do mercado da habitação, no país e na cidade do Porto. Realizaram-se entrevistas a agregados que pertencem à geração Millennial, nascidos na cidade do Porto e que têm residência na referida cidade ou em concelhos limítrofes. Foram também realizadas entrevistas a agências imobiliárias que operam na cidade do Porto. Os resultados obtidos mostram que os Millennials têm, no presente, dificuldades em arrendar ou comprar habitação na cidade do Porto, em particular nas zonas mais pretendidas da cidade. A insegurança profissional e de rendimentos e/ou a menor disponibilidade financeira faz com que os Millennials que mais valorizam a localização da habitação na cidade do Porto optem pelo arrendamento ou a compra da mesma em zonas da cidade com, respetivamente, rendas e preços mais acessíveis e que aqueles com maiores dificuldades financeiras e/ou que valorizam mais a habitação em si procurem arrendar ou comprar a mesma em concelhos limítrofes, onde as rendas e os preços são, respetivamente, mais acessíveis. Os resultados também mostram que os incentivos existentes vão no sentido de ser mais barato adquirir habitação do que arrendar.Developments in the housing market in Portugal - buying and selling versus renting - have been influenced by several factors. Public policies, housing credit, tourism and changes in consumer preferences are some of these factors. It is intended with this final master's thesis to identify the present behavior of the housing market in the city of Porto and to see how this this behavior affects the housing choices of the Millennials. To answer the research questions the method used was the case study research of the exploratory type. A documental analysis of the information available on the behavior of the housing market, in the country and in the city of Porto, was carried out. Interviews were conducted with households belonging to the Millennial generation, born in the city of Porto and having a residence in that city or in neighboring counties. Interviews were also conducted with real estate agencies operating in the city of Porto. Results show that the Millennials have, at present, difficulties in renting or buying houses in the city of Porto, particularly in the most desired areas of the city. Professional and income insecurity and / or lack of financial resources lead the Millennials that value the most the location of the house in the city of Porto seeking to rent or buy a house in the areas of the city, respectively, with more affordable rents and prices, and those with less financial resources and/or who value the most the house itself seeking to rent or buy it in neighboring counties, where rents and prices are more affordable. The results also show that the existing incentives make cheaper to buy a house than to rent it.Costa, Leonardo Filipe Seixas BarretoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFerreira, Ana Catarina Dias Santos2019-01-02T10:03:36Z2018-11-232018-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/26552TID:202101207porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:31:53Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/26552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:04.205771Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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