A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino secundário : atitudes dos professores de uma escola do concelho da Guarda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pais, Licínia da Assunção Cordeiro, 1978-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/77
Resumo: Mestrado em Educação, Inclusão e Necessidades Especiais
id RCAP_fef5d3d1aa88824f534347cb7512fa35
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/77
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino secundário : atitudes dos professores de uma escola do concelho da GuardaEducação inclusiva - Portugal - GuardaProfessores de educação especial - AtitudesProfessores de educação especial - Portugal - GuardaEducação especial - Portugal - GuardaMestrado em Educação, Inclusão e Necessidades EspeciaisExame público realizado em 24 de Julho de 2012O presente estudo teve como principal objectivo determinar se são inclusivas as atitudes dos professores do Ensino Secundário do concelho da Guarda em relação aos alunos com necessidades educativas especiais (NEE). Procurou-se também saber se as atitudes manifestadas pelos mesmos diferenciam segundo as variáveis "género", "tempo de serviço docente" e "Departamento Curricular". Para a concretização do objectivo geral estabelecido foi administrada uma lista de verificação (checklist) proposta por Rogers (1993) e com resposta de acordo com uma escala do tipo Likert de cinco níveis (discordo totalmente a concordo totalmente) a 70 professores de Nomeação Definitiva/Quadro de Zona Pedagógica a exercerem funções numa escola com Ensino Secundário no concelho da Guarda no Ano Lectivo 2010/2011. A análise dos dados recolhidos permitiram tirar ilações sobre as atitudes dos mesmos em relação à inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais, nomeadamente sobre a concordância dos resultados obtidos com várias investigações relacionadas com a temática em estudo. Os resultados obtidos confirmaram que os participantes do presente estudo responderam favoravelmente aos itens referentes à inclusão e, como tal, evidenciam atitudes inclusivas em relação aos alunos com NEE. Pretendeu-se também verificar se as atitudes dos professores do Ensino Secundário em relação à inclusão de alunos com NEE estavam relacionadas com a variável "género". Os resultados recolhidos demonstraram não haver diferenças significativas entre os elementos do género masculino e do género feminino. Ambos os grupos manifestaram atitudes concordantes com a perspectiva inclusiva, embora em relação à frequência de escolas especiais, os participantes do género masculino tenham manifestado uma atitude não inclusiva. Como tal, a análise dos resultados tendo em conta a variável "género" dos professores demonstra que os participantes do género feminino apresentam uma atitude ligeiramente mais favorável, mas sem diferenças significativas em relação às respostas dadas pelos professores do género masculino. Refere-se ainda que os resultados obtidos não comprovaram a diferenciação das atitudes dos professores em relação à inclusão de alunos com NEE em função do tempo de serviço docente e do Departamento Curricular a que pertencessem. Assim sendo, os dados recolhidos mostraram que as atitudes dos professores do Ensino Secundário do concelho da Guarda em relação à inclusão de alunos com NEE, apesar de serem inclusivas, não diferenciam segundo as variáveis "género", "tempo de serviço docente" e "Departamento Curricular". (Licínia da Assunção Cordeiro Pais)2012-09-19T15:58:44Z2012-09-192012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8text/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/77http://hdl.handle.net/11067/77porPais, Licínia da Assunção Cordeiro, 1978-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:51:04Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/77Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:29.120181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino secundário : atitudes dos professores de uma escola do concelho da Guarda
title A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino secundário : atitudes dos professores de uma escola do concelho da Guarda
spellingShingle A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino secundário : atitudes dos professores de uma escola do concelho da Guarda
Pais, Licínia da Assunção Cordeiro, 1978-
Educação inclusiva - Portugal - Guarda
Professores de educação especial - Atitudes
Professores de educação especial - Portugal - Guarda
Educação especial - Portugal - Guarda
title_short A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino secundário : atitudes dos professores de uma escola do concelho da Guarda
title_full A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino secundário : atitudes dos professores de uma escola do concelho da Guarda
title_fullStr A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino secundário : atitudes dos professores de uma escola do concelho da Guarda
title_full_unstemmed A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino secundário : atitudes dos professores de uma escola do concelho da Guarda
title_sort A inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino secundário : atitudes dos professores de uma escola do concelho da Guarda
author Pais, Licínia da Assunção Cordeiro, 1978-
author_facet Pais, Licínia da Assunção Cordeiro, 1978-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pais, Licínia da Assunção Cordeiro, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva - Portugal - Guarda
Professores de educação especial - Atitudes
Professores de educação especial - Portugal - Guarda
Educação especial - Portugal - Guarda
topic Educação inclusiva - Portugal - Guarda
Professores de educação especial - Atitudes
Professores de educação especial - Portugal - Guarda
Educação especial - Portugal - Guarda
description Mestrado em Educação, Inclusão e Necessidades Especiais
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-19T15:58:44Z
2012-09-19
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/77
http://hdl.handle.net/11067/77
url http://hdl.handle.net/11067/77
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136764502212608