Educar para a paz e a cidadania democratica depois do 11-S

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: R. Jares, Xesús
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.14417/ap.145
Resumo: Um ano após os atentados terroristas de 11 de Setembro, em que medida tais acontecimentos e as políticas então desencadea das afectam o campo educativo? A partir da análise da resposta a esta questão, queremos apresentar as medidas urgentes que estamos a realizar no campo da educação para uma cidadania democrática. Consideramos que, para os atentados do 11 de Setembro, as políticas a partir daí, têm grande repercussão no campo educativo e, por isso, este deve ser um dos espaços privilegiados para abordarmos este tipo de acontecimentos. É necessário gerar respostas educativas a partir da perspectiva de uma cidadania democrática, que vão além da mera condenação dos atentados. A condenação é absolutamente necessária, mas insuficiente, dado que deixa a instituição numa situação de precariedade no processo de compreensão das causas e das possíveis consequências dos atentados.Entre as medidas que estamos a propor, e que analisamos na conferência, destaco as seguintes: a) enfatizar o valor da vida humana e da cultura de não violência;b) fomentar o compromisso com a procura da verdade; c) sensibilizar para o valor de justiça e para a recusa da vingança e do ódio; d) combater o medo e a desconfiança; e) insistir no valor da democracia, da paz e na necessidade de globalizar os direitos humanos; f)enfatizar o valor do compromisso, contra a indiferençae o desencorajamento.
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