A ciência árabe na Europa renascentista: a tradição hay’a e a astronomia europeia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/40276 |
Resumo: | Tese de mestrado, História e Filosofia das Ciências, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019 |
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A ciência árabe na Europa renascentista: a tradição hay’a e a astronomia europeiaHay’aCopérnicoAstronomia medievalAstronomia árabeCirculação de conhecimentoTeses de mestrado - 2019Departamento de História e Filosofia das CiênciasTese de mestrado, História e Filosofia das Ciências, Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2019A descoberta de um conjunto de teorias astronómicas associadas à tradição hay’a tem provocado uma polémica em História das Ciências durante os últimos 60 anos. Tratando-se de uma forma de astronomia medieval árabe, semelhante à que Copérnico propôs cerca de 150 anos mais tarde, a sua descoberta implicou a revisão de algumas teorias geralmente aceites. Se, por um lado, se evidenciou uma tradição árabe cujos modelos e mecanismos se distinguiam dos ptolemaicos, por outro, iniciou-se uma discussão sobre a influência que esta tradição teria tido na astronomia europeia. Considerando a relevância atribuída ao astrónomo polaco em narrativas sobre o início da ciência moderna, a polémica tem sido abordada por historiadores de ciências matemáticas, árabes e ocidentais. Partindo das interpretações propostas por alguns destes, assim como de determinadas fontes associadas ao problema, o principal objectivo desta dissertação é desenvolver uma visão crítica acerca da polémica historiográfica. Propõem-se, nesse sentido, dois capítulos: um primeiro, relacionado com a revisão de conceitos centrais, assim como da hipótese de circulação de conhecimento na Europa renascentista; e um segundo, relacionado com uma análise da própria polémica, ou seja, com a procura de entender o que foi a tradição hay’a, de que forma esta se assemelha à astronomia coperniciana e quais as possibilidades de transmissão ou descoberta independente. Investigando também narrativas sobre o início da ciência moderna, contrastaram-se três abordagens diferentes: uma fundamentalmente matemática, preocupada com a comparação técnica das teorias astronómicas; outra que, baseada na comparação das próprias tradições de astronomia, propõe uma reflexão sobre a possibilidade de transmissão; e uma última que, na ausência de uma prova de transmissão, tem dispensado uma consideração aprofundada sobre a polémica. Concluiu-se, finalmente, que existe uma falta de diálogo principalmente entre a segunda e a terceira abordagem, na medida em que, em algumas das narrativas recentes sobre Copérnico, a “revolução científica”, ou o início da ciência moderna, parecem conhecer a tradição hay’a apenas parcialmente.The discovery of several astronomical theories related to the hay’a tradition has been motive for a controversy in History of Science for the last 60 years. Being an Arabic medieval astronomy form, similar to the one Copernicus proposed about 150 years later, its discovery implied the revision of some generally accepted theories. If, on the one hand, it was clear that there was an Arabic tradition that proposed models and mechanisms different from the Ptolemaic ones, on the other hand, it launched a discussion concerning the influence this tradition might have had in European astronomy. Considering the importance given to Copernicus by narratives relating to the beginning of modern science, the controversy has been approached by historians of mathematics, Arabic and Occidental science. Taking into account the interpretations proposed by some of those historians, as well as some of the texts related to the historiographical problem, the main purpose of this dissertation is to develop a critical view concerning the controversy. In order to achieve this, two chapters were proposed: a first chapter, related to the revision of the central concepts, as well as the idea of knowledge in circulation in Renaissance Europe; and a second, about the controversy itself – that is, the understanding of hay’a tradition, the ways in which it resembles Copernican astronomy; and the possibilities of both knowledge transmission and independent discovery. By also looking into interpretations in narratives concerning the beginning of modern science, it was possible to distinguish three different approaches: one essentially mathematical, mainly focused on the technical comparison of the astronomical models; another which, based on the comparison of the astronomical traditions in question, proposes a reflection about the possibility of knowledge transmission; and a third that, supported by the absence of a definitive proof, dismisses a significant consideration about the controversy. It was concluded that there was a lack of dialogue, especially between the two latter approaches, in the sense that some of the narratives concerning Copernicus, the scientific revolution or the beginning of modern science seem to take hay’a tradition in consideration only partially.Leitão, Henrique, 1964-Repositório da Universidade de LisboaCosta, Inês Noronha Bénard da2019-11-26T13:48:53Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/40276TID:202388140porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:39:28Zoai:repositorio.ul.pt:10451/40276Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:53:58.197609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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