O Business Intelligence como ferramenta no apoio à gestão estratégica no Exército. Oportunidades para a sua implementação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANTAS ARAÚJO, LUCIANO
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/30091
Resumo: Num mundo em que cada vez mais a tomada de decisão se apresenta como fundamental para levar uma organização à sua máxima potencialidade com o mínimo dispêndio de recursos, o Business Intelligence afigura-se como um sistema que apoia a tomada de decisão nesse ensejo. É de todo o interesse, neste nível, que uma organização como o Exército português possua um sistema de Business Intelligence, devidamente estruturado, contribuindo para aprimorar as decisões que definem o rumo da Instituição. Neste sentido, com este trabalho de investigação pretende-se obter uma compreensão acerca da atual estrutura dos sistemas e ferramentas de apoio à decisão do Exército e se as mesmas possibilitam a implementação de um sistema de Business Intelligence, tal como define a literatura. A abordagem seguida nesta investigação está orientada pelos objetivos específicos relacionados com a análise das cinco componentes essências para a construção do sistema em causa. Para a consecução dos objetivos definidos, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa, adotando o método hipotético-dedutivo. Para a recolha dos dados realizaram-se entrevistas semiestruturadas complementadas com uma análise documental e observação direta. Os resultados obtidos mostram que existe formalmente um sistema de Business Intelligence no Exército, embora muito recente, aprovado em 2017. Este sistema divide-se entre informações trabalhadas na Defesa Nacional através do Sistema Integrado de Gestão e as informações que passam pela Direção de Comunicações e Sistemas de Informação do Exército, até chegar ao decisor final. Existe ainda uma tentativa de implementação de um Self-Service BI. Conclui-se que, embora grande parte das componentes necessárias para o BI funcionar em pleno já estarem implementadas, o sistema ainda está numa fase muito prematura, carecendo de melhoraria em alguns aspetos. A vertente em que mais se verifica essa necessidade de aperfeiçoamento é na aplicação dos Self-Service BI.
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