As políticas educativas e a motivação dos professores para o trabalho docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/31974 |
Resumo: | Na última década, tanto em Portugal, como na Europa as políticas educativas incidem no interesse em melhorar a qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos, pelo que a qualidade do trabalho dos professores e as práticas educativas têm constituído o ponto central de reflexão dos governos membros da União Europeia. Neste sentido, foram objetivos principais de uma investigação realizada com professores do 1º Ciclo do Ensino Básico conhecer i) as interferências das políticas educativas no trabalho e na identidade dos professores e ii) as implicações que estas políticas têm na motivação dos professores para a prática pedagógica. Nesta comunicação apresentam-se alguns dos resultados da investigação realizada, evidenciando as perceções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico de oito Agrupamentos de Escolas da zona Norte de Portugal identificadas em narrativas biográficas escritas e orais, recolhidas em dois períodos distintos, na aplicação de um questionário a 396 professores e em três grupos de discussão formados para o efeito. Os resultados revelam desmotivação no trabalho docente devido, essencialmente, às novas tarefas atribuídas aos professores, à emergência de uma cultura competitiva e individualista e à produção excessiva de trabalho burocrático, tendo impacto nas atitudes dos professores, concretamente no isolamento e indiferença profissional. |
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