Demonstrativos e [ana]fóricos em Latim
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18928 |
Resumo: | Os pronomes latinos, designados genericamente como demonstrativos pela gramática tradicional, formam um sistema complexo, no qual cada elemento desempenha uma ou mais funções próprias e distintivas. A série deíctica/demonstrativa (hic, iste, ille) e a série fórica (is, idem, ipse) apresentam-se como os dois pilares de um sistema que se manteve, com alguma estabilidade, até ao latim tardio, período a partir do qual sofre uma reestruturação completa. A posição central que este sistema ocupa, em latim como em outras línguas, no âmbito da actualização da referência (ego, hic et nunc), justifica que se proceda também a uma análise e reflexão sobre o tratamento da questão nas gramáticas e manuais de latim portugueses actualmente à disposição dos docentes do ensino secundário. |
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Demonstrativos e [ana]fóricos em LatimOs pronomes latinos, designados genericamente como demonstrativos pela gramática tradicional, formam um sistema complexo, no qual cada elemento desempenha uma ou mais funções próprias e distintivas. A série deíctica/demonstrativa (hic, iste, ille) e a série fórica (is, idem, ipse) apresentam-se como os dois pilares de um sistema que se manteve, com alguma estabilidade, até ao latim tardio, período a partir do qual sofre uma reestruturação completa. A posição central que este sistema ocupa, em latim como em outras línguas, no âmbito da actualização da referência (ego, hic et nunc), justifica que se proceda também a uma análise e reflexão sobre o tratamento da questão nas gramáticas e manuais de latim portugueses actualmente à disposição dos docentes do ensino secundário.Latin pronouns, usually referred to as demonstratives in traditional grammars, make up a complex system in which each element accomplishes one or more individual and distinctive functions. The deictic/demonstrative series (hic, iste, ille) and the phoric series (is, ide, ipse) constitute the two pillars of a system which remained somewhat stable until the late Latin period, after which it underwent a complete restructuration. The central position held by this system in both Latin and other languages as far as reference is concerned (ego, hic et nunc), justifies the analysis and reflection about the ways in which the question is dealt with in the Portuguese grammars and coursebooks which are currently available for secondary school teachers.Los pronombres latinos designados genéricamente por la gramática tradicional como demostrativos forman un sistema complejo en que cada elemento desempeña una o más funciones propias y distintivas. La serie deíctica/demostrativa (hic, iste, ille) y la serie fórica (is, idem, ipse) se presentan como dos pilares de un sistema que se mantuvo, com una cierta estabilidad, hasta el latín tardío, período a partir del cual sufre una completa reestructuración. La posición central que ocupa este sistema, tanto en latín como en otras lenguas, en el ámbito de la actualización de la referencia (ego, hic et nunc) justifica que se proceda también a un análisis y a una reflexión sobre el tratamiento de la cuestión en las gramáticas y manuales de latín portugueses actualmente a disposición de los docentes de la enseñanza secundaria.Les pronoms latins, que la grammaire traditionnelle désigne par l’appellation générique de démonstratifs, forment un système complexe, dans lequel chaque élément exerce une ou plusieurs fonctions, spécifiques et distinctives. La série déictique/démonstrative (hic,iste, ille) et la série phorique (is, idem, ipse) se présentent comme les deux piliers d’un système qui s’est maintenu, avec une certaine stabilité, jusqu’au latin tardif, période à partir de laquelle elle subit une restructuration complète. La position centrale que ce système occupe, en latin comme dans d’autres langues, dans le domaine de l’actualisation de la référence (ego, hic et nunc), justifie, en outre, l’élaboration d’une analyse et d’une réflexion sur la question, dans les grammaires et les manuels de latin en portugais qui se trouvent actuellement à la disposition des professeurs de l’enseignement secondaire.UA Editora2017-11-21T15:52:55Z1999-01-01T00:00:00Z1999info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18928por0874-5498Andrade, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:37Zoai:ria.ua.pt:10773/18928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:46.153211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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