A contribuição do zonamento geotécnico no reforço do pavimento de estradas antigas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinta-Ferreira, Mário
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/35274
Resumo: RESUMO: Em Portugal, um número significativo de estradas antigas tem vindo a ser objecto de trabalhos de beneficiação, tendo em vista a melhoria do conforto de circulação e a segurança. Muitas apresentam um projecto deficiente face às necessidades do tráfego actual e às presentes especificações da Junta Autónoma das Estradas (JAE), exibindo deterioração significativa do pavimento, por vezes agravada pela falta de manutenção adequada. No presente artigo é realçada a importância do zonamento geotécnico, baseado nos estudos da geologia, hidrogeologia, drenagem e no comportamento dos materiais naturais utilizados na construção e a sua relação com as deteriorações observadas no pavimento. É apresentada a utilização dos resultados dos ensaios tradicionalmente utilizados em Portugal para o dimensionamento (CBR e propriedades dos solos) e ainda recorrendo a uma análise mais abrangente utilizando toda a informação disponível, incluindo a estrutura do pavimento antigo e as suas deteriorações, de modo a elaborar o zonamento geotécnico ao longo da estrada. Foi possível concluir que uma análise pormenorizada e completa das observações de campo e dos dados de laboratório é uma metodologia adequada para a execução do zonamento geotécnico, sendo extremamente importante para projectar o reforço do pavimento de um modo mais realista. ABSTRACT: In Portugal there are a significant number of old roads that are being subjected to benefaction works, to improve circulation comfort and security. Most of them have a deficient design according to the present traffic needs and the specifications of the Portuguese Road Administration (JAE), showing significant deterioration of the pavement, some times increased by the lack of appropriate maintenance. In this paper it is stressed the importance of the geotechnical zoning based on the study of the geology, hidrogeology, drainage and in the beahviour of the natural materials used in the construction and it’s relationship with the deterioration observed in the old pavement. Examples are presented using the CBR and soil properties test results, traditionally used in Portugal in the design, and with a more comprehensive approach using all available information, including the old pavement structure and deterioration, to establish the geotechnical zoning along the road. It was possible to conclude that a detailed complete analysis of the field observations and of the laboratory data is an efficient way to create a geotechnical zoning, extremely important to design more realistic pavement reinforcement.
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