Os bébês e a brincadeira: questões para pensar a docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Angela Scalabrin
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/3421
Resumo: Este artigo abordará as relações sociais dos bebês a partir da brincadeira, no sentido de apresentar orientações para a docência na educação infantil com crianças bem pequenas. O quadro teórico metodológico se situa na interlocução entre as áreas da Pedagogia da Infância e da Sociologia da Infância. Toma por base uma investigação sobre a ação social dos bebês na creche, que tinha como preocupação central conhecer os bebês e as suas ações no sentido de pensar a prática pedagógica junto das crianças bem pequenas. Trata-se de um estudo etnográfico com um grupo de bebês e profissionais, que com eles atuavam, numa creche em Braga. Para a compreensão da estruturação das ações e relações sociais pelos bebês foram desenvolvidas observações participantes, com registos em diário de campo e vídeo, o que permitiu uma aproximação bastante profícua das experiências cotidianas das crianças.
id RCAP_ff6cfb2ef9b4b9acbea970dfa4b7d78d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3421
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os bébês e a brincadeira: questões para pensar a docênciaDocênciaBébésSociologia da infânciaRelação socialBrincadeiraTeachingBabiesSociology of childhoodSocial relationPlayingEnseignementSociologie de l‟enfanceRapports sociauxJeuEste artigo abordará as relações sociais dos bebês a partir da brincadeira, no sentido de apresentar orientações para a docência na educação infantil com crianças bem pequenas. O quadro teórico metodológico se situa na interlocução entre as áreas da Pedagogia da Infância e da Sociologia da Infância. Toma por base uma investigação sobre a ação social dos bebês na creche, que tinha como preocupação central conhecer os bebês e as suas ações no sentido de pensar a prática pedagógica junto das crianças bem pequenas. Trata-se de um estudo etnográfico com um grupo de bebês e profissionais, que com eles atuavam, numa creche em Braga. Para a compreensão da estruturação das ações e relações sociais pelos bebês foram desenvolvidas observações participantes, com registos em diário de campo e vídeo, o que permitiu uma aproximação bastante profícua das experiências cotidianas das crianças.ABSTRACT This article will address the social relations of babies through playing, in the sense of pointing indicators for teaching in childhood education with very young children. The theoretical and methodological framework lies in the dialogue between the areas of Pedagogy and Sociology of Childhood. Based on an investigation of the social action of babies in the nursery, which had as its central concern to get to know the babies and their actions in order to think about pedagogical practice with very young children. This is an ethnographic study with a group of babies and professionals who worked with them in a daycare center in Braga. In order to understand the structuring of social relations and actions by babies, participant observations were developed, with records in a field diary and video, allowing for a very fruitful approach to everyday experiences of children.RÈSUMÉ Cet article abordera les rapports sociaux des bébés à partir du jeu, afin d‟apporter des indications pour l‟enseignement de très jeunes enfants. Le cadre théorique et méthodologique se situe dans l‟interlocution entre les domaines de la pédagogie de l‟enfance et de la sociologie de l‟enfance. Il s‟appuie sur une recherche sur l‟action sociale des bébés en crèche, dont l‟intérêt central était de connaitre les bébés et leurs actions dans le sens de penser la pratique pédagogique auprès de très jeunes enfants. Il s‟agit d‟une étude ethnographique auprès d‟un groupe de bébés et de professionnels qui travaillaient avec eux, dans une crèche de Braga. Afin de comprendre comment les bébés structurent leurs actions et leurs rapports sociaux, des observations participantes ont été développées, des notes ont été prises dans un carnet de bord et des images ont été enregistrées en vidéo, ce qui a permis de se rapprocher profitablement des expériences quotidiennes des enfants.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLCoutinho, Angela Scalabrin2014-04-02T10:09:01Z2014-032014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3421porCoutinho, A (2013). OS BEBÊS E A BRINCADEIRA: questões para pensar a docência. Da Investigação às práticas, 4(1), 31 -472182-1372info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:44:04Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3421Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:02.217429Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os bébês e a brincadeira: questões para pensar a docência
title Os bébês e a brincadeira: questões para pensar a docência
spellingShingle Os bébês e a brincadeira: questões para pensar a docência
Coutinho, Angela Scalabrin
Docência
Bébés
Sociologia da infância
Relação social
Brincadeira
Teaching
Babies
Sociology of childhood
Social relation
Playing
Enseignement
Sociologie de l‟enfance
Rapports sociaux
Jeu
title_short Os bébês e a brincadeira: questões para pensar a docência
title_full Os bébês e a brincadeira: questões para pensar a docência
title_fullStr Os bébês e a brincadeira: questões para pensar a docência
title_full_unstemmed Os bébês e a brincadeira: questões para pensar a docência
title_sort Os bébês e a brincadeira: questões para pensar a docência
author Coutinho, Angela Scalabrin
author_facet Coutinho, Angela Scalabrin
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Angela Scalabrin
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Bébés
Sociologia da infância
Relação social
Brincadeira
Teaching
Babies
Sociology of childhood
Social relation
Playing
Enseignement
Sociologie de l‟enfance
Rapports sociaux
Jeu
topic Docência
Bébés
Sociologia da infância
Relação social
Brincadeira
Teaching
Babies
Sociology of childhood
Social relation
Playing
Enseignement
Sociologie de l‟enfance
Rapports sociaux
Jeu
description Este artigo abordará as relações sociais dos bebês a partir da brincadeira, no sentido de apresentar orientações para a docência na educação infantil com crianças bem pequenas. O quadro teórico metodológico se situa na interlocução entre as áreas da Pedagogia da Infância e da Sociologia da Infância. Toma por base uma investigação sobre a ação social dos bebês na creche, que tinha como preocupação central conhecer os bebês e as suas ações no sentido de pensar a prática pedagógica junto das crianças bem pequenas. Trata-se de um estudo etnográfico com um grupo de bebês e profissionais, que com eles atuavam, numa creche em Braga. Para a compreensão da estruturação das ações e relações sociais pelos bebês foram desenvolvidas observações participantes, com registos em diário de campo e vídeo, o que permitiu uma aproximação bastante profícua das experiências cotidianas das crianças.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-02T10:09:01Z
2014-03
2014-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3421
url http://hdl.handle.net/10400.21/3421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Coutinho, A (2013). OS BEBÊS E A BRINCADEIRA: questões para pensar a docência. Da Investigação às práticas, 4(1), 31 -47
2182-1372
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais/Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133386530357248