A influência na auto-estima das crianças e jovens em relação aos estilos parentais autoritários versus estilos parentais permissivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Liliane Sofia Neves, 1994-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5542
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020
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spelling A influência na auto-estima das crianças e jovens em relação aos estilos parentais autoritários versus estilos parentais permissivosAuto-estima em criançasAuto-estima na adolescênciaPais e filhosParentalidadeDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2020Exame público realizado em 15 de Junho de 2020A investigação teve como objectivo compreender a relação entre os estilos parentais, nomeadamente estilos parentais autoritários versos estilos parentais permissivos e a sua influência na auto-estima das crianças e adolescentes. Variáveis como a idade, o género e a necessidade educativa especiais das crianças e adolescentes foram avaliadas neste estudo. A amostra engloba 1102 alunos no total, representada por 318 alunos do 3º ano de escolaridade, 426 alunos do 4º ano, 251 são os alunos do 5º ano e por último o 6º ano com 104 alunos. As idades dos sujeitos estão compreendidas entre os 8 e os 17 anos de idade com um Desvio Padrão de 1,32. O sexo feminino representa 56% da amostra deste estudo. A recolha de dados foi efetuada através da aplicação de questionários sobre Práticas Parentais - Controlo e Aceitação e a aplicação da Escala de Autoestima de Hare da escala de Kelley (Kelley, Denny, & Young, 1997) e através da aplicação de questionários aos filhos sobre estilos parentais e dinâmica familiar com intuito de avaliar as seguintes variáveis: afeto, hostilidade, autonomia e controlo entre pais.Os resultados demonstraram que as quatro variáveis referentes aos estilos parentais empregados pelos pais como afecto, hostilidade, autonomia e controlo apresentam uma correlação positiva forte para o pai e para a mãe. A variável que apresentou relação fraca negativa com a baixa auto-estima das crianças e adolescentes, foi a variável hostilidade tanto da mãe como do pai. Perante os resultados deste estudo e face à literatura apresentada, pode salientar-se que o estilo autoritário praticado pelos pais não se revela positivo para o desenvolvimento de uma auto-estima saudável nas crianças e adolescentes.The following investigation aimed to understand the relationship between parental styles, specifically authoritarian parental style versus permissive parental style as to their influence in self-esteem of children and teenagers. Variables as age, gender and special education needs of children and teenagers were evaluated in this study. This study sample englobes a total of 1102 students, represented by 318 students enrolled in the 3rd grade of middle school, 426 in the 4th grade, 251 in the 5th grade, and lastly 106 students in the 6th grade. Subjects ages are within 8 and 17 years old with a standard deviation of 1,32. Female gender represents 56% of this study sample. Data has been collected through the application of questionnaires assessing Parental Practices - Control and Acceptance, and through the application of Hare’s Self-esteem from Kelly’s Scale (Kelley, Denny, & Young, 1997), as the application of questionnaires to children about their parental styles and family dynamics, with the intent to assess the following variables: affection, hostility, autonomy and parental control between parents. The results showed that the four variables referent to parental styles employed by the parents as affection, hostility, autonomy and control, shown a strong positive correlation for the mother and the father. The variable that has shown a weak negative relationship with the children’s and teenager’s self-esteem was the hostility variable for both mother and father. In face of the study results and the presented literature, it can be highlighted that the authoritarian style practiced by the parents, does not reveal to be positive for the healthy development of children and teenager’s self-esteem.2020-06-18T14:41:35Z2020-06-182020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/5542http://hdl.handle.net/11067/5542TID:202488098porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Liliane Sofia Neves, 1994-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:44:06Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5542Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:07.535452Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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