Acessibilidade web nos cursos profissionais : avaliação de websites validada pelas diretrizes WCAG 2.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Henrique Manuel Santos, 1981-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9080
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013
id RCAP_ff8993f50e33d0a6ab8d2abb7a67ffaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9080
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Acessibilidade web nos cursos profissionais : avaliação de websites validada pelas diretrizes WCAG 2.0Desenvolvimento de páginas webTecnologias da informação e da comunicaçãoAcessibilidadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013O relatório descreve o projeto de intervenção Acessibilidade Web nos Cursos Profissionais e a sua implementação na E. S. Padre António Vieira, numa turma do 12º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural, no módulo Criação de Páginas Web da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação. Os objetivos gerais do projeto foram: i) fomentar a reflexão sobre os problemas com que as pessoas com deficiência se deparam ao utilizar a Web, e ii) promover a perceção de que a Web deve poder ser utilizada por todos, independentemente da condição motora ou psíquica. O projeto visava dar resposta às seguintes questões: i) De que modo a avaliação de acessibilidade de Websites contribui para o cumprimento dos objetivos de aprendizagem previstos no programa da disciplina de TIC e do plano de intervenção?; e ii) Em que medida essa avaliação contribui para o desenvolvimento das competências previstas no programa de TIC? Ao longo da intervenção os alunos tiveram oportunidade de avaliar a acessibilidade de Websites, de forma manual e automática, utilizando ferramentas assistivas e uma grelha de testes e critérios. Adotou-se uma metodologia baseada em métodos quantitativos (recorrendo a questionários) para avaliar o cumprimento dos objetivos de aprendizagem e o desenvolvimento das competências previstas, bem como o contributo do projeto para a alteração da perceção dos alunos em relação à disciplina. A análise dos dados recolhidos mostra que (i) os alunos atingiram os objetivos propostos, (ii) o seu grau de satisfação pela disciplina foi incrementado, e (iii) a avaliação de acessibilidade de Websites contribui para o cumprimento dos objetivos de aprendizagem e para o desenvolvimento das competências previstas no programa da disciplina de TIC.This report describes the practical project “Internet Accessibility in Vocational Courses”. It was implemented at Escola Secundária Padre António Vieira with a 12th year class of the Vocational Course of Sociocultural Activities during the module “Creating Webpages” for the subject of Information and Communication Technology. Its objectives were: i) to promote reflection about the problems that handicapped people have to face when they use the Internet and ii) to promote the perception that the Internet should be able to be used by everyone, even if they have a physical or mental disability. This project was aimed to answer the following questions: i) How the assessment of the accessibility of websites contributes to complying with the learning objectives foreseen by the curriculum of the subject of ICT and this practical project?; and ii) How that assessment contributes to the development of skills foreseen in the curriculum of ICT? During this practical project, the students had the opportunity to evaluate, manually and automatically, the accessibility of websites by using assistive tools and a test chart and criteria. The quantitative method was adopted by using questionnaires to evaluate the accomplishment of the learning objectives and the development of the skills foreseen in the curriculum, as well as the contribution of the project to the transformation of the students’ perception pertaining to the school subject. The data collected reveals that (i) the students accomplished the objectives proposed, (ii) their level of satisfaction increased in the subject, and (iii) the assessment of the accessibility of websites contributes to the accomplishment of the learning objectives and to the development of the skills foreseen in the curriculum of ICT.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaCorreia, Henrique Manuel Santos, 1981-2013-09-04T09:18:55Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9080TID:201219824porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:22.274712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acessibilidade web nos cursos profissionais : avaliação de websites validada pelas diretrizes WCAG 2.0
title Acessibilidade web nos cursos profissionais : avaliação de websites validada pelas diretrizes WCAG 2.0
spellingShingle Acessibilidade web nos cursos profissionais : avaliação de websites validada pelas diretrizes WCAG 2.0
Correia, Henrique Manuel Santos, 1981-
Desenvolvimento de páginas web
Tecnologias da informação e da comunicação
Acessibilidade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
title_short Acessibilidade web nos cursos profissionais : avaliação de websites validada pelas diretrizes WCAG 2.0
title_full Acessibilidade web nos cursos profissionais : avaliação de websites validada pelas diretrizes WCAG 2.0
title_fullStr Acessibilidade web nos cursos profissionais : avaliação de websites validada pelas diretrizes WCAG 2.0
title_full_unstemmed Acessibilidade web nos cursos profissionais : avaliação de websites validada pelas diretrizes WCAG 2.0
title_sort Acessibilidade web nos cursos profissionais : avaliação de websites validada pelas diretrizes WCAG 2.0
author Correia, Henrique Manuel Santos, 1981-
author_facet Correia, Henrique Manuel Santos, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Henrique Manuel Santos, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de páginas web
Tecnologias da informação e da comunicação
Acessibilidade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
topic Desenvolvimento de páginas web
Tecnologias da informação e da comunicação
Acessibilidade
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-04T09:18:55Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9080
TID:201219824
url http://hdl.handle.net/10451/9080
identifier_str_mv TID:201219824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134227759890432