Pandemónios: a possessão demoníaca na Idade Média Portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/94626 |
Resumo: | A presente dissertação apresenta-se como um projecto de desconstrução dos casos referentes a possessões demoníacas, presentes nos livros de milagres portugueses. Neste género de relatos, podem verificar-se variadas informações sobre as vítimas dos casos estudados, nomeadamente o nome, sexo, origem geográfica, parentesco, etc. Contudo, também se encontram referências aos demónios, actores que parecem abrir a porta da esfera privada, revelando os pecados, nas suas confissões sobre as motivações que os levaram a atacar as vítimas. De igual modo, nestes episódios faz-se referência aos métodos de cura para os endemoniados, parecendo existir um método para o exorcismo e um perfil do exorcista na Idade Média. Além dos relatos portugueses, foram estudados os casos ocorridos no reino espanhol, com o propósito de encontrar elementos de divergência e/ou convergência entre ambos. Mais do que estudar os casos determinados como possessões demoníacas, pretendeu-se também escrutinar os «olhares» sobre estes. Com este propósito foram estudadas um conjunto de fontes de cariz legislativo e doutrinário, capazes de apresentar a imagem que estes dois instrumentos teceriam sobre os endemoniados, se seriam vítimas ou agentes do distúrbio social. |
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Pandemónios: a possessão demoníaca na Idade Média PortuguesaPortugalIdade MédiaEspanhaLivros de MilagresDemóniosMiddle AgesSpainDemonsBooks of MiraclesDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaA presente dissertação apresenta-se como um projecto de desconstrução dos casos referentes a possessões demoníacas, presentes nos livros de milagres portugueses. Neste género de relatos, podem verificar-se variadas informações sobre as vítimas dos casos estudados, nomeadamente o nome, sexo, origem geográfica, parentesco, etc. Contudo, também se encontram referências aos demónios, actores que parecem abrir a porta da esfera privada, revelando os pecados, nas suas confissões sobre as motivações que os levaram a atacar as vítimas. De igual modo, nestes episódios faz-se referência aos métodos de cura para os endemoniados, parecendo existir um método para o exorcismo e um perfil do exorcista na Idade Média. Além dos relatos portugueses, foram estudados os casos ocorridos no reino espanhol, com o propósito de encontrar elementos de divergência e/ou convergência entre ambos. Mais do que estudar os casos determinados como possessões demoníacas, pretendeu-se também escrutinar os «olhares» sobre estes. Com este propósito foram estudadas um conjunto de fontes de cariz legislativo e doutrinário, capazes de apresentar a imagem que estes dois instrumentos teceriam sobre os endemoniados, se seriam vítimas ou agentes do distúrbio social.This dissertation is presented as a project to deconstruct the cases concerning demonic possessions, present in the Portuguese books of miracles. In this kind of reports, there can be varied information about the victims of the studied cases, namely the name, sex, geographical origin, kinship, etc. However, are also references to demons, actors who seem to open the door of the private sphere, revealing the sins in their confessions about the motivations that led them to attack the victims. Similarly, in these episodes reference is made to healing methods for the demoniacated, there seems to be a method for exorcism and an exorcist profile in the Middle Ages. Besides the Portuguese reports, the cases that occurred in the Spanish kingdom were studied, with the purpose of finding elements of divergence and / or convergence between them. More than studying the cases determined as demonic possessions, it was also intended to scrutinize the "looks" on them. For this purpose, a set of legislative and doctrinal sources were studied, capable of presenting the image that these two instruments would weave over the demoniac, whether they were victims or agents of social disturbance.Rosa, Maria de LurdesRUNGonçalves, Artur Filipe dos Santos2020-03-20T12:05:39Z2020-02-112020-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/94626TID:202445275porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:42:38Zoai:run.unl.pt:10362/94626Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:38:01.734653Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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