Da fugacidade de uma carreira na investigação: linhas de um debate a partir de reflexões com jovens investigadores em Ciências da Comunicação da SOPCOM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/52 |
Resumo: | A realidade da formação universitária em Portugal conheceu profundas alterações nos primeiros anos do século XXI, com a adaptação ao processo de Bolonha que exigiu remodelações de cursos e disciplinas, alargando o ensino a etapas outrora distantes, como o mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Paralelamente, a investigação científica encontrou novas dinâmicas, com o financiamento de projetos coletivos e políticas de formação avançada de recursos humanos, através de diversos concursos para atribuição de bolsas, num ritmo que hoje se debate com enormes dificuldades e retrocessos.Estas dinâmicas incentivaram muitos jovens, que encontraram na ciência uma fonte de formação complementar e subsistência para um mercado de trabalho débil e com poucas oportunidades de aprendizagem. Inspirado por algumas destas movimentações, este texto propõe linhas para um debate sobre a realidade dos jovens investigadores em Portugal, mais concretamente na área das Ciências da Comunicação, conhecendo razões plausíveis para entrar no universo da investigação, dificuldades mais comuns, rotinas de publicação e deslocações a congressos, entre outros aspetos. |
id |
RCAP_ff9ba1ee9dc600e31520d178ce199f06 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.aprender.esep.pt:article/52 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da fugacidade de uma carreira na investigação: linhas de um debate a partir de reflexões com jovens investigadores em Ciências da Comunicação da SOPCOMjovens investigadores; ciência; investimento; SOPCOM; Ciências da ComunicaçãoA realidade da formação universitária em Portugal conheceu profundas alterações nos primeiros anos do século XXI, com a adaptação ao processo de Bolonha que exigiu remodelações de cursos e disciplinas, alargando o ensino a etapas outrora distantes, como o mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Paralelamente, a investigação científica encontrou novas dinâmicas, com o financiamento de projetos coletivos e políticas de formação avançada de recursos humanos, através de diversos concursos para atribuição de bolsas, num ritmo que hoje se debate com enormes dificuldades e retrocessos.Estas dinâmicas incentivaram muitos jovens, que encontraram na ciência uma fonte de formação complementar e subsistência para um mercado de trabalho débil e com poucas oportunidades de aprendizagem. Inspirado por algumas destas movimentações, este texto propõe linhas para um debate sobre a realidade dos jovens investigadores em Portugal, mais concretamente na área das Ciências da Comunicação, conhecendo razões plausíveis para entrar no universo da investigação, dificuldades mais comuns, rotinas de publicação e deslocações a congressos, entre outros aspetos.Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre2015-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/52Revista Aprender; Revista Aprender nº 35 (junho de 2015); 40-562184-52550871-1267reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/52http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/52/42Ribeiro, Fábioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-04T08:16:01Zoai:ojs2.aprender.esep.pt:article/52Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:17.302748Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da fugacidade de uma carreira na investigação: linhas de um debate a partir de reflexões com jovens investigadores em Ciências da Comunicação da SOPCOM |
title |
Da fugacidade de uma carreira na investigação: linhas de um debate a partir de reflexões com jovens investigadores em Ciências da Comunicação da SOPCOM |
spellingShingle |
Da fugacidade de uma carreira na investigação: linhas de um debate a partir de reflexões com jovens investigadores em Ciências da Comunicação da SOPCOM Ribeiro, Fábio jovens investigadores; ciência; investimento; SOPCOM; Ciências da Comunicação |
title_short |
Da fugacidade de uma carreira na investigação: linhas de um debate a partir de reflexões com jovens investigadores em Ciências da Comunicação da SOPCOM |
title_full |
Da fugacidade de uma carreira na investigação: linhas de um debate a partir de reflexões com jovens investigadores em Ciências da Comunicação da SOPCOM |
title_fullStr |
Da fugacidade de uma carreira na investigação: linhas de um debate a partir de reflexões com jovens investigadores em Ciências da Comunicação da SOPCOM |
title_full_unstemmed |
Da fugacidade de uma carreira na investigação: linhas de um debate a partir de reflexões com jovens investigadores em Ciências da Comunicação da SOPCOM |
title_sort |
Da fugacidade de uma carreira na investigação: linhas de um debate a partir de reflexões com jovens investigadores em Ciências da Comunicação da SOPCOM |
author |
Ribeiro, Fábio |
author_facet |
Ribeiro, Fábio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Fábio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
jovens investigadores; ciência; investimento; SOPCOM; Ciências da Comunicação |
topic |
jovens investigadores; ciência; investimento; SOPCOM; Ciências da Comunicação |
description |
A realidade da formação universitária em Portugal conheceu profundas alterações nos primeiros anos do século XXI, com a adaptação ao processo de Bolonha que exigiu remodelações de cursos e disciplinas, alargando o ensino a etapas outrora distantes, como o mestrado, doutoramento e pós-doutoramento. Paralelamente, a investigação científica encontrou novas dinâmicas, com o financiamento de projetos coletivos e políticas de formação avançada de recursos humanos, através de diversos concursos para atribuição de bolsas, num ritmo que hoje se debate com enormes dificuldades e retrocessos.Estas dinâmicas incentivaram muitos jovens, que encontraram na ciência uma fonte de formação complementar e subsistência para um mercado de trabalho débil e com poucas oportunidades de aprendizagem. Inspirado por algumas destas movimentações, este texto propõe linhas para um debate sobre a realidade dos jovens investigadores em Portugal, mais concretamente na área das Ciências da Comunicação, conhecendo razões plausíveis para entrar no universo da investigação, dificuldades mais comuns, rotinas de publicação e deslocações a congressos, entre outros aspetos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/52 |
url |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/52 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/52 http://aprender.esep.pt/index.php/aprender/article/view/52/42 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Aprender; Revista Aprender nº 35 (junho de 2015); 40-56 2184-5255 0871-1267 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130750542413824 |