Determinação de coeficientes de transferência de calor por convecção em estufas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, F.J.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Meneses, J.F.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/2832
Resumo: A determinação dos coeficientes de transferência de calor por convecção (hc) é complexa, encontrando-se com frequência, expressões e valores obtidos pelo ajuste de resultados experimentais a modelos climáticos. É de salientar que em muitos destes casos não se tem em conta a natureza do processo de transferência envolvido. O objectivo deste trabalho é a determinação dos vários coeficientes cobertura_ar exterior, ar interior_ cobertura, solo_ar interior e cultura_ ar interior (hc, co_ae; hc, ai_co; hc, s_ai; hc, cu_ai) através da análise de dados obtidos experimentalmente, considerando o processo físico de transferência e recorrendo a alguns números adimensionais, como sejam os números de Reynolds, Grashoff, Nusselt e Prandlt. O trabalho experimental foi realizado no Instituto Superior de Agronomia, de Fevereiro a Julho de 2000, em estufas de tomate. Foram recolhidos dados climáticos exteriores e interiores e relativos à cultura, ao longo de todo o ensaio. Os dados das temperaturas do ar no interior e exterior, do solo, das plantas e da cobertura, velocidade do vento e radiação solar foram recolhidos e armazenados com o auxílio de um sistema de aquisição de dados Delta_T Devices. Dependendo da componente em estudo, o coeficiente de convecção (hc) foi relacionado com a diferença de temperatura, velocidade do vento e velocidade do ar no interior. As expressões finais foram obtidas utilizando programas estatísticos (TableCurve 2D e 3D) que possibilitam o ajuste de equações aos dados (hc, co_ae = f(dT, vv); hc, ai_co = f(dT); hc, s_ai = f(dT); hc, cu_ai = f(dT, vai)).
id RCAP_ffaff647d0ae81ce49a30b8c816e6ee2
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/2832
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinação de coeficientes de transferência de calor por convecção em estufas.transferência de calorconvecçãocoeficientesestufasA determinação dos coeficientes de transferência de calor por convecção (hc) é complexa, encontrando-se com frequência, expressões e valores obtidos pelo ajuste de resultados experimentais a modelos climáticos. É de salientar que em muitos destes casos não se tem em conta a natureza do processo de transferência envolvido. O objectivo deste trabalho é a determinação dos vários coeficientes cobertura_ar exterior, ar interior_ cobertura, solo_ar interior e cultura_ ar interior (hc, co_ae; hc, ai_co; hc, s_ai; hc, cu_ai) através da análise de dados obtidos experimentalmente, considerando o processo físico de transferência e recorrendo a alguns números adimensionais, como sejam os números de Reynolds, Grashoff, Nusselt e Prandlt. O trabalho experimental foi realizado no Instituto Superior de Agronomia, de Fevereiro a Julho de 2000, em estufas de tomate. Foram recolhidos dados climáticos exteriores e interiores e relativos à cultura, ao longo de todo o ensaio. Os dados das temperaturas do ar no interior e exterior, do solo, das plantas e da cobertura, velocidade do vento e radiação solar foram recolhidos e armazenados com o auxílio de um sistema de aquisição de dados Delta_T Devices. Dependendo da componente em estudo, o coeficiente de convecção (hc) foi relacionado com a diferença de temperatura, velocidade do vento e velocidade do ar no interior. As expressões finais foram obtidas utilizando programas estatísticos (TableCurve 2D e 3D) que possibilitam o ajuste de equações aos dados (hc, co_ae = f(dT, vv); hc, ai_co = f(dT); hc, s_ai = f(dT); hc, cu_ai = f(dT, vai)).2011-11-14T11:02:11Z2011-11-142005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/2832http://hdl.handle.net/10174/2832porBAPTISTA FJ e MENESES JF. 2005. Determinação de coeficientes de transferência de calor por convecção em estufas. Revista de Ciências Agrárias 28(3/4):379-395.Partilhar com ICAAM.fb@uevora.ptnd580Baptista, F.J.Meneses, J.F.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:39:30Zoai:dspace.uevora.pt:10174/2832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:24.400212Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinação de coeficientes de transferência de calor por convecção em estufas.
title Determinação de coeficientes de transferência de calor por convecção em estufas.
spellingShingle Determinação de coeficientes de transferência de calor por convecção em estufas.
Baptista, F.J.
transferência de calor
convecção
coeficientes
estufas
title_short Determinação de coeficientes de transferência de calor por convecção em estufas.
title_full Determinação de coeficientes de transferência de calor por convecção em estufas.
title_fullStr Determinação de coeficientes de transferência de calor por convecção em estufas.
title_full_unstemmed Determinação de coeficientes de transferência de calor por convecção em estufas.
title_sort Determinação de coeficientes de transferência de calor por convecção em estufas.
author Baptista, F.J.
author_facet Baptista, F.J.
Meneses, J.F.
author_role author
author2 Meneses, J.F.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baptista, F.J.
Meneses, J.F.
dc.subject.por.fl_str_mv transferência de calor
convecção
coeficientes
estufas
topic transferência de calor
convecção
coeficientes
estufas
description A determinação dos coeficientes de transferência de calor por convecção (hc) é complexa, encontrando-se com frequência, expressões e valores obtidos pelo ajuste de resultados experimentais a modelos climáticos. É de salientar que em muitos destes casos não se tem em conta a natureza do processo de transferência envolvido. O objectivo deste trabalho é a determinação dos vários coeficientes cobertura_ar exterior, ar interior_ cobertura, solo_ar interior e cultura_ ar interior (hc, co_ae; hc, ai_co; hc, s_ai; hc, cu_ai) através da análise de dados obtidos experimentalmente, considerando o processo físico de transferência e recorrendo a alguns números adimensionais, como sejam os números de Reynolds, Grashoff, Nusselt e Prandlt. O trabalho experimental foi realizado no Instituto Superior de Agronomia, de Fevereiro a Julho de 2000, em estufas de tomate. Foram recolhidos dados climáticos exteriores e interiores e relativos à cultura, ao longo de todo o ensaio. Os dados das temperaturas do ar no interior e exterior, do solo, das plantas e da cobertura, velocidade do vento e radiação solar foram recolhidos e armazenados com o auxílio de um sistema de aquisição de dados Delta_T Devices. Dependendo da componente em estudo, o coeficiente de convecção (hc) foi relacionado com a diferença de temperatura, velocidade do vento e velocidade do ar no interior. As expressões finais foram obtidas utilizando programas estatísticos (TableCurve 2D e 3D) que possibilitam o ajuste de equações aos dados (hc, co_ae = f(dT, vv); hc, ai_co = f(dT); hc, s_ai = f(dT); hc, cu_ai = f(dT, vai)).
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2011-11-14T11:02:11Z
2011-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/2832
http://hdl.handle.net/10174/2832
url http://hdl.handle.net/10174/2832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv BAPTISTA FJ e MENESES JF. 2005. Determinação de coeficientes de transferência de calor por convecção em estufas. Revista de Ciências Agrárias 28(3/4):379-395.
Partilhar com ICAAM.
fb@uevora.pt
nd
580
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136467126059008