Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Gonçalo Moreira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26777
Resumo: O jornalismo cultural, além de ter a função de informar, é um intermediário cultural - ou seja, critica os produtos culturais que estão acessíveis ao público - especializado e dirige-se a públicos e audiências de nicho. Mais recentemente, com as novas dinâmicas da sociedade em rede e com a explosão da internet, foi posta em causa a hegemonia dos media tradicionais, e o jornalismo cultural expandiu-se para o sector do online, competindo actualmente com outras plataformas online de cultura. Por seu turno, a noção de cultura é polissémica, radicando não apenas na expressão artística mas em outras formas de expressão humana. Comum a diversos campos teóricos, o seu estudo foi desenvolvido pela escola de Frankfurt - que associa cultura à arte, e adopta um viés elitista – e pelos estudos culturais - que dirige maior enfoque à cultura popular -, razão pela qual alta cultura e cultura de massas ou cultura popular foram sendo diferenciadas para classificar os produtos culturais. Esta investigação tem como objectivo discutir a cultura nos órgãos de comunicação social escritos focando-se primordialmente no jornalismo cultural. Para concretizá-lo foi desenvolvido um debate com base numa revisão da literatura relevante e, a título ilustrativo, análise de conteúdo a duas edições de jornais culturais impressos e a duas edições de jornais culturais online.
id RCAP_ffd5fd6e6824943c64b5176c6db6a1c8
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26777
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo culturalCultura -- CultureJornalismo culturalEscola de FrankfurtEstudos culturaisInternetAnálise do discurso -- Speech analysisCultural journalismFrankfurt SchoolCultural studiesO jornalismo cultural, além de ter a função de informar, é um intermediário cultural - ou seja, critica os produtos culturais que estão acessíveis ao público - especializado e dirige-se a públicos e audiências de nicho. Mais recentemente, com as novas dinâmicas da sociedade em rede e com a explosão da internet, foi posta em causa a hegemonia dos media tradicionais, e o jornalismo cultural expandiu-se para o sector do online, competindo actualmente com outras plataformas online de cultura. Por seu turno, a noção de cultura é polissémica, radicando não apenas na expressão artística mas em outras formas de expressão humana. Comum a diversos campos teóricos, o seu estudo foi desenvolvido pela escola de Frankfurt - que associa cultura à arte, e adopta um viés elitista – e pelos estudos culturais - que dirige maior enfoque à cultura popular -, razão pela qual alta cultura e cultura de massas ou cultura popular foram sendo diferenciadas para classificar os produtos culturais. Esta investigação tem como objectivo discutir a cultura nos órgãos de comunicação social escritos focando-se primordialmente no jornalismo cultural. Para concretizá-lo foi desenvolvido um debate com base numa revisão da literatura relevante e, a título ilustrativo, análise de conteúdo a duas edições de jornais culturais impressos e a duas edições de jornais culturais online.Cultural journalism, in addition to having the function of informing, is a cultural intermediary - that is, it criticizes cultural products that are accessible to the public - specialized and aimed at niche publics and audiences. More recently, with the new dynamics of the network society and the explosion of the internet, the hegemony of traditional media has been called into question, and cultural journalism has expanded into the online sector, currently competing with other online cultural platforms. In turn, the notion of culture is polysemic, rooted not only in artistic expression but in other forms of human expression. Common to several theoretical fields, its study was developed by the Frankfurt school - which associates culture to art, and adopts an elitist bias - and by cultural studies - which focuses more on popular culture -, which is why high culture and mass culture or popular culture were differentiated to classify cultural products. This research aims to discuss culture in written media focusing primarily on cultural journalism. To accomplish this, a debate was developed based on a review of the relevant literature and, for illustrative purposes, a content analysis of two editions of printed cultural newspapers and two editions of online cultural newspapers.2022-12-22T16:29:01Z2022-11-25T00:00:00Z2022-11-252022-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26777TID:203129423porEsteves, Gonçalo Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:47:45Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:12.128014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural
title Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural
spellingShingle Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural
Esteves, Gonçalo Moreira
Cultura -- Culture
Jornalismo cultural
Escola de Frankfurt
Estudos culturais
Internet
Análise do discurso -- Speech analysis
Cultural journalism
Frankfurt School
Cultural studies
title_short Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural
title_full Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural
title_fullStr Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural
title_full_unstemmed Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural
title_sort Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural
author Esteves, Gonçalo Moreira
author_facet Esteves, Gonçalo Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Gonçalo Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura -- Culture
Jornalismo cultural
Escola de Frankfurt
Estudos culturais
Internet
Análise do discurso -- Speech analysis
Cultural journalism
Frankfurt School
Cultural studies
topic Cultura -- Culture
Jornalismo cultural
Escola de Frankfurt
Estudos culturais
Internet
Análise do discurso -- Speech analysis
Cultural journalism
Frankfurt School
Cultural studies
description O jornalismo cultural, além de ter a função de informar, é um intermediário cultural - ou seja, critica os produtos culturais que estão acessíveis ao público - especializado e dirige-se a públicos e audiências de nicho. Mais recentemente, com as novas dinâmicas da sociedade em rede e com a explosão da internet, foi posta em causa a hegemonia dos media tradicionais, e o jornalismo cultural expandiu-se para o sector do online, competindo actualmente com outras plataformas online de cultura. Por seu turno, a noção de cultura é polissémica, radicando não apenas na expressão artística mas em outras formas de expressão humana. Comum a diversos campos teóricos, o seu estudo foi desenvolvido pela escola de Frankfurt - que associa cultura à arte, e adopta um viés elitista – e pelos estudos culturais - que dirige maior enfoque à cultura popular -, razão pela qual alta cultura e cultura de massas ou cultura popular foram sendo diferenciadas para classificar os produtos culturais. Esta investigação tem como objectivo discutir a cultura nos órgãos de comunicação social escritos focando-se primordialmente no jornalismo cultural. Para concretizá-lo foi desenvolvido um debate com base numa revisão da literatura relevante e, a título ilustrativo, análise de conteúdo a duas edições de jornais culturais impressos e a duas edições de jornais culturais online.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22T16:29:01Z
2022-11-25T00:00:00Z
2022-11-25
2022-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/26777
TID:203129423
url http://hdl.handle.net/10071/26777
identifier_str_mv TID:203129423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134793669017600