Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/26777 |
Resumo: | O jornalismo cultural, além de ter a função de informar, é um intermediário cultural - ou seja, critica os produtos culturais que estão acessíveis ao público - especializado e dirige-se a públicos e audiências de nicho. Mais recentemente, com as novas dinâmicas da sociedade em rede e com a explosão da internet, foi posta em causa a hegemonia dos media tradicionais, e o jornalismo cultural expandiu-se para o sector do online, competindo actualmente com outras plataformas online de cultura. Por seu turno, a noção de cultura é polissémica, radicando não apenas na expressão artística mas em outras formas de expressão humana. Comum a diversos campos teóricos, o seu estudo foi desenvolvido pela escola de Frankfurt - que associa cultura à arte, e adopta um viés elitista – e pelos estudos culturais - que dirige maior enfoque à cultura popular -, razão pela qual alta cultura e cultura de massas ou cultura popular foram sendo diferenciadas para classificar os produtos culturais. Esta investigação tem como objectivo discutir a cultura nos órgãos de comunicação social escritos focando-se primordialmente no jornalismo cultural. Para concretizá-lo foi desenvolvido um debate com base numa revisão da literatura relevante e, a título ilustrativo, análise de conteúdo a duas edições de jornais culturais impressos e a duas edições de jornais culturais online. |
id |
RCAP_ffd5fd6e6824943c64b5176c6db6a1c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26777 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo culturalCultura -- CultureJornalismo culturalEscola de FrankfurtEstudos culturaisInternetAnálise do discurso -- Speech analysisCultural journalismFrankfurt SchoolCultural studiesO jornalismo cultural, além de ter a função de informar, é um intermediário cultural - ou seja, critica os produtos culturais que estão acessíveis ao público - especializado e dirige-se a públicos e audiências de nicho. Mais recentemente, com as novas dinâmicas da sociedade em rede e com a explosão da internet, foi posta em causa a hegemonia dos media tradicionais, e o jornalismo cultural expandiu-se para o sector do online, competindo actualmente com outras plataformas online de cultura. Por seu turno, a noção de cultura é polissémica, radicando não apenas na expressão artística mas em outras formas de expressão humana. Comum a diversos campos teóricos, o seu estudo foi desenvolvido pela escola de Frankfurt - que associa cultura à arte, e adopta um viés elitista – e pelos estudos culturais - que dirige maior enfoque à cultura popular -, razão pela qual alta cultura e cultura de massas ou cultura popular foram sendo diferenciadas para classificar os produtos culturais. Esta investigação tem como objectivo discutir a cultura nos órgãos de comunicação social escritos focando-se primordialmente no jornalismo cultural. Para concretizá-lo foi desenvolvido um debate com base numa revisão da literatura relevante e, a título ilustrativo, análise de conteúdo a duas edições de jornais culturais impressos e a duas edições de jornais culturais online.Cultural journalism, in addition to having the function of informing, is a cultural intermediary - that is, it criticizes cultural products that are accessible to the public - specialized and aimed at niche publics and audiences. More recently, with the new dynamics of the network society and the explosion of the internet, the hegemony of traditional media has been called into question, and cultural journalism has expanded into the online sector, currently competing with other online cultural platforms. In turn, the notion of culture is polysemic, rooted not only in artistic expression but in other forms of human expression. Common to several theoretical fields, its study was developed by the Frankfurt school - which associates culture to art, and adopts an elitist bias - and by cultural studies - which focuses more on popular culture -, which is why high culture and mass culture or popular culture were differentiated to classify cultural products. This research aims to discuss culture in written media focusing primarily on cultural journalism. To accomplish this, a debate was developed based on a review of the relevant literature and, for illustrative purposes, a content analysis of two editions of printed cultural newspapers and two editions of online cultural newspapers.2022-12-22T16:29:01Z2022-11-25T00:00:00Z2022-11-252022-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26777TID:203129423porEsteves, Gonçalo Moreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:47:45Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26777Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:12.128014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural |
title |
Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural |
spellingShingle |
Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural Esteves, Gonçalo Moreira Cultura -- Culture Jornalismo cultural Escola de Frankfurt Estudos culturais Internet Análise do discurso -- Speech analysis Cultural journalism Frankfurt School Cultural studies |
title_short |
Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural |
title_full |
Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural |
title_fullStr |
Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural |
title_full_unstemmed |
Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural |
title_sort |
Estratégias discursivas nos órgãos de comunicação social escrita em Portugal: O caso de estudo do jornalismo cultural |
author |
Esteves, Gonçalo Moreira |
author_facet |
Esteves, Gonçalo Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Esteves, Gonçalo Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura -- Culture Jornalismo cultural Escola de Frankfurt Estudos culturais Internet Análise do discurso -- Speech analysis Cultural journalism Frankfurt School Cultural studies |
topic |
Cultura -- Culture Jornalismo cultural Escola de Frankfurt Estudos culturais Internet Análise do discurso -- Speech analysis Cultural journalism Frankfurt School Cultural studies |
description |
O jornalismo cultural, além de ter a função de informar, é um intermediário cultural - ou seja, critica os produtos culturais que estão acessíveis ao público - especializado e dirige-se a públicos e audiências de nicho. Mais recentemente, com as novas dinâmicas da sociedade em rede e com a explosão da internet, foi posta em causa a hegemonia dos media tradicionais, e o jornalismo cultural expandiu-se para o sector do online, competindo actualmente com outras plataformas online de cultura. Por seu turno, a noção de cultura é polissémica, radicando não apenas na expressão artística mas em outras formas de expressão humana. Comum a diversos campos teóricos, o seu estudo foi desenvolvido pela escola de Frankfurt - que associa cultura à arte, e adopta um viés elitista – e pelos estudos culturais - que dirige maior enfoque à cultura popular -, razão pela qual alta cultura e cultura de massas ou cultura popular foram sendo diferenciadas para classificar os produtos culturais. Esta investigação tem como objectivo discutir a cultura nos órgãos de comunicação social escritos focando-se primordialmente no jornalismo cultural. Para concretizá-lo foi desenvolvido um debate com base numa revisão da literatura relevante e, a título ilustrativo, análise de conteúdo a duas edições de jornais culturais impressos e a duas edições de jornais culturais online. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22T16:29:01Z 2022-11-25T00:00:00Z 2022-11-25 2022-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/26777 TID:203129423 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/26777 |
identifier_str_mv |
TID:203129423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134793669017600 |