Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Maria da Luz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/75617
Resumo: Partindo do pressuposto de que a cultura visual contemporânea é resultante do processo de dinamização do comércio de imagens, desencadeado com o advento da fotografia no séc. XIX e intensificado até ao séc. XXI em função de conjunturas socioeconómicas, tecnológicas e artísticas particulares, este estudo aborda o impacto deste processo na relação entre os média e o real, entre a instituição estética e o artista e entre a iconografia quotidiana e os seus consumidores. Esta vasta problemática encontra uma direção mais estreita na história do postal ilustrado, meio de comunicação cuja relevância na história dos média e particularmente da fotografia tem sido marginalizada, e que desde o auge da sua popularidade nas primeiras décadas do séc. XX até à atualidade é recorrentemente objeto de apropriações artísticas, que vão das vanguardas modernas como o surrealismo e o dadaísmo, à arte contemporânea, ao cinema, ao design gráfico e à ilustração. Realizando uma releitura interdisciplinar do pensamento da imagem, no qual a obra do filósofo alemão Walter Benjamin tem um papel-chave, a presente publicação, resultante da reescrita da tese de doutoramento da autora defendida em 2013, conserva a alargada missão de pensar a cultura visual contemporânea nas suas dimensões tecnológica, artística e política.
id RCAP_ffdc5193db647b40eb974f08bf2868f7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporâneaCultura visualHistória dos médiaFotografiaPostal ilustradoWalter BenjaminVisual cultureHistory of mediaPhotographyPicture postcardCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoPartindo do pressuposto de que a cultura visual contemporânea é resultante do processo de dinamização do comércio de imagens, desencadeado com o advento da fotografia no séc. XIX e intensificado até ao séc. XXI em função de conjunturas socioeconómicas, tecnológicas e artísticas particulares, este estudo aborda o impacto deste processo na relação entre os média e o real, entre a instituição estética e o artista e entre a iconografia quotidiana e os seus consumidores. Esta vasta problemática encontra uma direção mais estreita na história do postal ilustrado, meio de comunicação cuja relevância na história dos média e particularmente da fotografia tem sido marginalizada, e que desde o auge da sua popularidade nas primeiras décadas do séc. XX até à atualidade é recorrentemente objeto de apropriações artísticas, que vão das vanguardas modernas como o surrealismo e o dadaísmo, à arte contemporânea, ao cinema, ao design gráfico e à ilustração. Realizando uma releitura interdisciplinar do pensamento da imagem, no qual a obra do filósofo alemão Walter Benjamin tem um papel-chave, a presente publicação, resultante da reescrita da tese de doutoramento da autora defendida em 2013, conserva a alargada missão de pensar a cultura visual contemporânea nas suas dimensões tecnológica, artística e política.By assuming that contemporary visual culture comprises the renewed impetus brought to the circulation of images by the advent of photography in the 19th century as well as the visual saturation of 21st century’ ubiquitous screens, this study addresses the impact of this long-term process on the relation between the media and the real, between the aesthetic institution and the artist and between everyday iconography and its consumers. This vast problem finds a narrower direction in the history of the picture postcard, a very popular communication artifact during the first decades of the 20th century, which has been since then the object of several artistic appropriations, ranging from modern avant-gardes such as surrealism and dadaism, to contemporary art, cinema, graphic design and illustration. However, the relevance of this means of communication in the history of media and particularly in the history of photography has been largely disregarded. This work, which is the result of the rewriting of author’s PHD thesis defended in 2013, proposes an interdisciplinary re-reading of image theory, in which the work of the German philosopher Walter Benjamin plays a central role, and embraces the broad mission of exploring the technological, artistic and political dimensions of contemporary visual culture.Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto UIDB/00736/2020 (financiamento base) e UIDP/00736/2020 (financiamento programático).HúmusUniversidade do MinhoCorreia, Maria da Luz20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75617porCorreia, M. L. (2021). Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea. Húmus.978-989-755-714-9http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/273info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:12.850642Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea
title Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea
spellingShingle Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea
Correia, Maria da Luz
Cultura visual
História dos média
Fotografia
Postal ilustrado
Walter Benjamin
Visual culture
History of media
Photography
Picture postcard
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea
title_full Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea
title_fullStr Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea
title_full_unstemmed Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea
title_sort Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea
author Correia, Maria da Luz
author_facet Correia, Maria da Luz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Maria da Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura visual
História dos média
Fotografia
Postal ilustrado
Walter Benjamin
Visual culture
History of media
Photography
Picture postcard
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Cultura visual
História dos média
Fotografia
Postal ilustrado
Walter Benjamin
Visual culture
History of media
Photography
Picture postcard
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Partindo do pressuposto de que a cultura visual contemporânea é resultante do processo de dinamização do comércio de imagens, desencadeado com o advento da fotografia no séc. XIX e intensificado até ao séc. XXI em função de conjunturas socioeconómicas, tecnológicas e artísticas particulares, este estudo aborda o impacto deste processo na relação entre os média e o real, entre a instituição estética e o artista e entre a iconografia quotidiana e os seus consumidores. Esta vasta problemática encontra uma direção mais estreita na história do postal ilustrado, meio de comunicação cuja relevância na história dos média e particularmente da fotografia tem sido marginalizada, e que desde o auge da sua popularidade nas primeiras décadas do séc. XX até à atualidade é recorrentemente objeto de apropriações artísticas, que vão das vanguardas modernas como o surrealismo e o dadaísmo, à arte contemporânea, ao cinema, ao design gráfico e à ilustração. Realizando uma releitura interdisciplinar do pensamento da imagem, no qual a obra do filósofo alemão Walter Benjamin tem um papel-chave, a presente publicação, resultante da reescrita da tese de doutoramento da autora defendida em 2013, conserva a alargada missão de pensar a cultura visual contemporânea nas suas dimensões tecnológica, artística e política.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/75617
url http://hdl.handle.net/1822/75617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Correia, M. L. (2021). Imagens de intervalo. O postal ilustrado e a cultura visual contemporânea. Húmus.
978-989-755-714-9
http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/273
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Húmus
publisher.none.fl_str_mv Húmus
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132762470350848