Análise documental da formação em Enfermagem para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco José Passos Soares
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lígia Fernanda Passos Bezerra Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.36367/ntqr.13.2022.e649
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e649
Resumo: Introdução: A diversidade cultural na educação em saúde tem sido identificada como ponto de interesse e discussão para revisão curricular e proposição de modelos mais inclusivos. Objetivo: Entender como o curso de graduação em enfermagem, de uma instituição privada de educação superior desenvolve práticas e organiza o ensino na perspectiva do respeito à diversidade cultural na atenção primária. Metodologia Estudo de caso, qualitativo, apoiado na análise documental do projeto pedagógico do curso, em duas etapas: inicialmente, o texto geral do PPC foi analisado com o software Iramuteq para observar o modelo geral de gestão do ensino; realizada também verificação direta do texto das ementas das disciplinas relacionadas a ambiente, saúde e sociedade, após definição de categorias de análise, e unidades de registro. Adotou-se como referencial teórico as DCN específicas ao curso de enfermagem, os contextos emergentes das relações multiculturais, e a teoria transcultural de Leininger. Resultados: O Iramuteq revelou três classes, perfil do egresso (35,9%); organização do curso (36,2%); competências e habilidades (27,9%), as quais definem um perfil institucional aberto a mudanças, porém com gestão verticalizada e tecnicista. A análise direta das ementas confirmou insuficiência na abordagem transcultural. Dentre 160 UC verificadas, no ciclo teórico-prático, quarenta e duas (26,2%) apresentavam abordagem incompleta. No estágio supervisionado (nono período), somente quatro UC foram encontradas, e duas (12,5%) faziam menção à diversidade cultural. Conclusões: A análise demonstrou abordagem curricular parcial ou insuficiente acerca dos direitos humanos, das relações étnico-raciais e da cultura afro-brasileira e indígena na atenção primária à saúde. Faz-se necessário ampliar a reflexão acadêmica sobre a diversidade cultural na atenção primária para propor nova revisão do PPC do curso. A análise documental associando a verificação direta à intermediada por software mostra-se mais eficaz para orientar revisões curriculares.
id RCAP_ffe083a16fdcce1ca79affa22a184982
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/649
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise documental da formação em Enfermagem para o cuidado à diversidade cultural na atenção primáriaDocument analysis of nursing training for the care of cultural diversity in primary careCultural diversityHealth educationNursing CarePrimary careDiversidade culturalFormação em saúdeAssistência em enfermagemAtenção primáriaIntrodução: A diversidade cultural na educação em saúde tem sido identificada como ponto de interesse e discussão para revisão curricular e proposição de modelos mais inclusivos. Objetivo: Entender como o curso de graduação em enfermagem, de uma instituição privada de educação superior desenvolve práticas e organiza o ensino na perspectiva do respeito à diversidade cultural na atenção primária. Metodologia Estudo de caso, qualitativo, apoiado na análise documental do projeto pedagógico do curso, em duas etapas: inicialmente, o texto geral do PPC foi analisado com o software Iramuteq para observar o modelo geral de gestão do ensino; realizada também verificação direta do texto das ementas das disciplinas relacionadas a ambiente, saúde e sociedade, após definição de categorias de análise, e unidades de registro. Adotou-se como referencial teórico as DCN específicas ao curso de enfermagem, os contextos emergentes das relações multiculturais, e a teoria transcultural de Leininger. Resultados: O Iramuteq revelou três classes, perfil do egresso (35,9%); organização do curso (36,2%); competências e habilidades (27,9%), as quais definem um perfil institucional aberto a mudanças, porém com gestão verticalizada e tecnicista. A análise direta das ementas confirmou insuficiência na abordagem transcultural. Dentre 160 UC verificadas, no ciclo teórico-prático, quarenta e duas (26,2%) apresentavam abordagem incompleta. No estágio supervisionado (nono período), somente quatro UC foram encontradas, e duas (12,5%) faziam menção à diversidade cultural. Conclusões: A análise demonstrou abordagem curricular parcial ou insuficiente acerca dos direitos humanos, das relações étnico-raciais e da cultura afro-brasileira e indígena na atenção primária à saúde. Faz-se necessário ampliar a reflexão acadêmica sobre a diversidade cultural na atenção primária para propor nova revisão do PPC do curso. A análise documental associando a verificação direta à intermediada por software mostra-se mais eficaz para orientar revisões curriculares.Introduction: Cultural diversity in health education has been identified as a point of interest and discussion for curriculum review and proposition of more inclusive models. Goals: to understand how an undergraduate nursing course of a private institution develops practices and organizes teaching from the perspective of respect for cultural diversity in primary care. Methods: Qualitative case study, based on the documentary analysis of the pedagogical project of the course, in two stages: initially, the general text of the PPC was analyzed with the Iramuteq software to observe the general model of teaching management; also performed direct verification of the text of the menus of disciplines related to environment, health and society, after definition of categories of analysis, and units of registration. The theoretical framework was the DCN specific to the nursing course, the emerging contexts of multicultural relations, and leininger's cross-cultural theory. Results: Iramuteq revealed three classes, profile of the graduate (35.9%); course organization (36.2%); skills and abilities (27.9%), which define an institutional profile open to change but with vertical and technical management. The direct analysis of the menus confirmed insufficiency in the cross-cultural approach. Among 160 UC verified, in the theoretical-practical cycle, forty-two (26.2%) had an incomplete approach. In the supervised stage (ninth period), only four UC were found, and two (12.5%) mentioned cultural diversity. Conclusions: The analysis demonstrated a partial or insufficient curricular approach to human rights, ethnic-racial relations, and Afro-Brazilian and indigenous culture in primary health care. It is necessary to broaden the academic reflection on cultural diversity in primary care to propose a new revision of the PPC of the course. Documental analysis associating direct verification with software-mediated is more effective to guide curriculum reviews.Ludomedia2022-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e649https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e649New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e649New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e649New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e6492184-777010.36367/ntqr.13.2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/649https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/649/759Francisco José Passos SoaresLígia Fernanda Passos Bezerra Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-05T14:31:34Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/649Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-05T14:31:34Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise documental da formação em Enfermagem para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária
Document analysis of nursing training for the care of cultural diversity in primary care
title Análise documental da formação em Enfermagem para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária
spellingShingle Análise documental da formação em Enfermagem para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária
Análise documental da formação em Enfermagem para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária
Francisco José Passos Soares
Cultural diversity
Health education
Nursing Care
Primary care
Diversidade cultural
Formação em saúde
Assistência em enfermagem
Atenção primária
Francisco José Passos Soares
Cultural diversity
Health education
Nursing Care
Primary care
Diversidade cultural
Formação em saúde
Assistência em enfermagem
Atenção primária
title_short Análise documental da formação em Enfermagem para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária
title_full Análise documental da formação em Enfermagem para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária
title_fullStr Análise documental da formação em Enfermagem para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária
Análise documental da formação em Enfermagem para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária
title_full_unstemmed Análise documental da formação em Enfermagem para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária
Análise documental da formação em Enfermagem para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária
title_sort Análise documental da formação em Enfermagem para o cuidado à diversidade cultural na atenção primária
author Francisco José Passos Soares
author_facet Francisco José Passos Soares
Francisco José Passos Soares
Lígia Fernanda Passos Bezerra Santos
Lígia Fernanda Passos Bezerra Santos
author_role author
author2 Lígia Fernanda Passos Bezerra Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco José Passos Soares
Lígia Fernanda Passos Bezerra Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Cultural diversity
Health education
Nursing Care
Primary care
Diversidade cultural
Formação em saúde
Assistência em enfermagem
Atenção primária
topic Cultural diversity
Health education
Nursing Care
Primary care
Diversidade cultural
Formação em saúde
Assistência em enfermagem
Atenção primária
description Introdução: A diversidade cultural na educação em saúde tem sido identificada como ponto de interesse e discussão para revisão curricular e proposição de modelos mais inclusivos. Objetivo: Entender como o curso de graduação em enfermagem, de uma instituição privada de educação superior desenvolve práticas e organiza o ensino na perspectiva do respeito à diversidade cultural na atenção primária. Metodologia Estudo de caso, qualitativo, apoiado na análise documental do projeto pedagógico do curso, em duas etapas: inicialmente, o texto geral do PPC foi analisado com o software Iramuteq para observar o modelo geral de gestão do ensino; realizada também verificação direta do texto das ementas das disciplinas relacionadas a ambiente, saúde e sociedade, após definição de categorias de análise, e unidades de registro. Adotou-se como referencial teórico as DCN específicas ao curso de enfermagem, os contextos emergentes das relações multiculturais, e a teoria transcultural de Leininger. Resultados: O Iramuteq revelou três classes, perfil do egresso (35,9%); organização do curso (36,2%); competências e habilidades (27,9%), as quais definem um perfil institucional aberto a mudanças, porém com gestão verticalizada e tecnicista. A análise direta das ementas confirmou insuficiência na abordagem transcultural. Dentre 160 UC verificadas, no ciclo teórico-prático, quarenta e duas (26,2%) apresentavam abordagem incompleta. No estágio supervisionado (nono período), somente quatro UC foram encontradas, e duas (12,5%) faziam menção à diversidade cultural. Conclusões: A análise demonstrou abordagem curricular parcial ou insuficiente acerca dos direitos humanos, das relações étnico-raciais e da cultura afro-brasileira e indígena na atenção primária à saúde. Faz-se necessário ampliar a reflexão acadêmica sobre a diversidade cultural na atenção primária para propor nova revisão do PPC do curso. A análise documental associando a verificação direta à intermediada por software mostra-se mais eficaz para orientar revisões curriculares.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e649
https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e649
url https://doi.org/10.36367/ntqr.13.2022.e649
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/649
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/649/759
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e649
New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e649
New Trends in Qualitative Research; Vol. 13 (2022): Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios; e649
2184-7770
10.36367/ntqr.13.2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1822218250463739904
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36367/ntqr.13.2022.e649