Divulgação de informação sobre responsabilidade social pelos municípios através das páginas web

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Embaló, Alassana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9554
Resumo: O presente trabalho visa estudar a divulgação de informação sobre Responsabilidade Social pelos municípios através das páginas web. Este estudo foi aplicado aos 35 municípios que compõem as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto (Portugal) sendo que a Área Metropolitana de Lisboa tem 18 municípios e a do Porto tem 17 municípios. Esta análise é motivada devido a nos últimos anos, ter-se vindo a verificar um crescimento significativo nas entidades que compõem o setor público, que informam sobre questões relacionadas com o seu comportamento económico, social, ambiental e Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Existem formas diferentes de pensar sobre o que se entende por RSC, havendo uma tendência para a identificação de várias dimensões associadas a este conceito: Dimensão económica, Dimensão Social, e Dimensão Ambiental. Para este estudo escolheram-se os municípios que compõem as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, por serem regiões onde se concentra grande parte da população portuguesa e por não existirem estudos similares aplicados a este território. Para atingir este objetivo foi utilizada uma metodologia desenvolvida para os municípios do Alentejo-Portugal por Nevado-Gil e Gallardo-Vásquez (2016). Através de uma análise exaustiva, das páginas Web dos municípios selecionados, a presença ou a ausência da informação para um conjunto de itens que constituem indicadores que medem a divulgação de informação pelos municípios. Os resultados revelam que em geral a AML apresenta uma maior taxa de divulgação do que a AMP na generalidade dos itens estudados.     
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