Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o contributo do GeoGebra para a aprendizagem da geometria

Bibliographic Details
Main Author: Primavera, Joana Rita Ramos
Publication Date: 2014
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10400.21/3880
Summary: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_fff8b53b8203efd1fe1d815521ed5ee3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3880
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o contributo do GeoGebra para a aprendizagem da geometriaDesenvolvimento de competênciasGeometriaGeoGebraSkills developmentGeometryRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório apresenta o percurso da prática de ensino, realizada no contexto de uma turma de 5.º ano, do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e ainda um estudo, decorrente do mesmo contexto, sobre o contributo do GeoGebra para a aprendizagem da geometria. De acordo com a caracterização do contexto e sua posterior análise, com particular destaque para as potencialidades e fragilidades dos alunos, é exposto um conjunto de questões problemáticas, relacionadas com o desenvolvimento de competências no âmbito da compreensão da leitura, de competências de cálculo mental e de competências sociais. Ao nível do estudo alusivo ao GeoGebra, surge a questão: Qual o contributo do GeoGebra para a aprendizagem da Geometria?. No decorrer da prática educativa, a recolha de dados foi efetuada através de diversas técnicas, nomeadamente, a observação participante, a pesquisa documental, o inquérito por questionário e conversas informais com os orientadores cooperantes. No estudo referente ao GeoGebra, foi tida em conta uma metodologia mista, que englobou métodos de investigação quantitativos e qualitativos. Neste caso, as técnicas de recolha de dados foram a observação participante, a pesquisa documental, um inquérito por questionário e uma entrevista. Em termos de resultados, conclui-se que os alunos desenvolveram competências de compreensão da leitura, de cálculo mental e desenvolveram também atitudes de respeito e cooperação, evoluindo nas fragilidades diagnosticadas no período inicial. No caso do estudo do GeoGebra, de um modo geral, verifica-se que existem certas evidências relativas ao benefício da sua utilização mas, dado o pouco tempo de exploração do mesmo, não é possível fazer inferências precisas sobre o seu contributo para a aprendizagem da Geometria.ABSTRACT This report presents the route of teaching practice, held in the context of a 5º grade class, from the 2º Cycle of Basic Education, and a study, from the same context, about the contribution of GeoGebra for geometry learning. According to the characterization of the context and their posterior analysis, with particular emphasis on the strengths and weaknesses of students, is exposed a number of problematic issues related to the development of skills in reading comprehension, skills of mental calculation and social skills. Regarding to the GeoGebra study, arises the question: What is the contribution of GeoGebra for Geometry learning?. During the educational practice, data collection was performed by several techniques, including participant observation, documentary research, questionnaire survey and informal conversations with the cooperative advisor. In the study related to GeoGebra, was considered a mixed methodology, which included methods of quantitative and qualitative research. In this case, the techniques of data collection were participant observation, documentary research, a questionnaire and an interview. In terms of results, it is concluded that the students developed skills in reading comprehension, mental calculation and also develop attitudes of respect and cooperation, developing the weaknesses diagnosed in the initial period. In the case of GeoGebra study, in general, it appears that there is some evidence for the benefit of their use but, given the limited time of operation of the building is not possible to make accurate inferences about their contribution to the geometry learning.Rodrigues, MargaridaRCIPLPrimavera, Joana Rita Ramos2014-10-16T09:57:11Z2014-072014-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/3880TID:201374366porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:45:07Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/3880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:25.388078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o contributo do GeoGebra para a aprendizagem da geometria
title Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o contributo do GeoGebra para a aprendizagem da geometria
spellingShingle Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o contributo do GeoGebra para a aprendizagem da geometria
Primavera, Joana Rita Ramos
Desenvolvimento de competências
Geometria
GeoGebra
Skills development
Geometry
title_short Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o contributo do GeoGebra para a aprendizagem da geometria
title_full Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o contributo do GeoGebra para a aprendizagem da geometria
title_fullStr Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o contributo do GeoGebra para a aprendizagem da geometria
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o contributo do GeoGebra para a aprendizagem da geometria
title_sort Prática de ensino supervisionado no 1.º e 2.º ciclo do ensino básico: o contributo do GeoGebra para a aprendizagem da geometria
author Primavera, Joana Rita Ramos
author_facet Primavera, Joana Rita Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Margarida
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Primavera, Joana Rita Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de competências
Geometria
GeoGebra
Skills development
Geometry
topic Desenvolvimento de competências
Geometria
GeoGebra
Skills development
Geometry
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-16T09:57:11Z
2014-07
2014-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/3880
TID:201374366
url http://hdl.handle.net/10400.21/3880
identifier_str_mv TID:201374366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133390975270912