A sociedade da informação e as organizações em momentos de crise : uma investigação interpretivista do fluxo de comunicação em períodos de turbulência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, José Gabriel de Oliveira Andrade
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/916
Resumo: A investigação que aqui se apresenta tem como tema a análise do fluxo de comunicação nas crises organizacionais no contexto da sociedade da informação. Trata-se de uma abordagem interpretivista que visa analisar o actual momento da sociedade: a rede das redes, a Internet e a criação, produção e divulgação de “informação” que condiciona e altera o surgimento e o desenvolvimento de crises organizacionais. Esta dissertação apela a um corpus teórico diversificado e que tomamos como relevante para o entendimento das relações das novas tecnologias da informação e da comunicação com as crises organizacionais. Revemos algumas teorias da informação e da comunicação, desde a monografia The Mathematical Theory of Communication, passando pelos trabalhos da Escola de Palo Alto e pelas investigações da cibernética. Abordamos noções sobre a Sociedade de Informação de Gianni Vattimo e de Jean Baudrillard que, em nosso entendimento, criticam de uma forma pertinente o actual momento das relações das novas tecnologias de informação e de comunicação, o hiper-real, a sociedade, as organizações e os meios de comunicação social em geral. Temos em consideração diversos trabalhos de investigação sobre a gestão e comunicação de crises, procurando mostrar, sugerir e apontar as suas relações com as novas tecnologias da informação e da comunicação, uma vez em uso os suportes tecnológicos disponíveis para a gestão de crises. A seguir à revisão, a análise que fazemos das relações das novas tecnologias da informação e da comunicação é precedida por duas entrevistas, uma ao consultor em gestão de crises Joaquim Martins Lampreia e outra a Rogério Santos, professor de Ciências da Comunicação da Universidade Católica Portuguesa. Na análise que fazemos, propomos entendimentos desenvolvidos a partir das teorias, noções e argumentos apresentados ao longo do processo de investigação, procurando responder à nossa questão inicial: “de que forma as novas tecnologias da informação e da comunicação afectam, ampliam ou diminuem as crises organizacionais, se é que têm alguma influência?”.
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