FAQBot.PT : sistema de conversação e resposta a perguntas em português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/29861 |
Resumo: | Nos últimos anos tem se verificado um crescimento no número de sistemas conversacionais, normalmente chamados de chatbots, estes sistemas têm o propósito de imitar uma conversação humana. Este crescimento deve-se a dois fatores: primeiramente aos avanços nas tecnologias de Processamento da Linguagem Natural (PLN) e ao uso destes sistemas por grandes empresas como Facebook, Google e Microsoft. Cada vez mais pequenas empresas vêem os benefícios destes sistemas para os ajudar com pequenas tarefas como por exemplo as dúvidas dos seus clientes enquanto os seus funcionários focam-se em questões mais importantes para a empresa. Com este estudo pretende-se analisar as ferramentas mais utilizadas no mercado para a criação de sistemas de conversação a fim de conseguir criar o nosso próprio sistema de respostas automáticas a perguntas frequentes capaz de lidar com questões escritas na língua portuguesa e desta forma conseguir ajudar as empresas em tarefas relacionadas com as dúvidas dos seus clientes. Este sistema pretende receber um documento de perguntas e respostas frequentemente feitas pelos seus clientes, normalmente chamada de FAQs (Frequently Asked Questions). Pretende-se que este sistema seja o mais flexível possível de forma a conseguir ser reutilizado por qualquer empresa sendo apenas necessário alterar o documento de perguntas e respostas utilizado. |
id |
RCAP_ffffbc92bdcc345eaa3b3419687d52e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/29861 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
FAQBot.PT : sistema de conversação e resposta a perguntas em portuguêsSistema conversacionalPerguntas e respostas frequentesProcessamento de linguagem naturalRecuperação de informaçãoResposta automática a perguntasSistemas de perguntas e respostasPlataformas e ferramentas de sistemas conversacionaisNos últimos anos tem se verificado um crescimento no número de sistemas conversacionais, normalmente chamados de chatbots, estes sistemas têm o propósito de imitar uma conversação humana. Este crescimento deve-se a dois fatores: primeiramente aos avanços nas tecnologias de Processamento da Linguagem Natural (PLN) e ao uso destes sistemas por grandes empresas como Facebook, Google e Microsoft. Cada vez mais pequenas empresas vêem os benefícios destes sistemas para os ajudar com pequenas tarefas como por exemplo as dúvidas dos seus clientes enquanto os seus funcionários focam-se em questões mais importantes para a empresa. Com este estudo pretende-se analisar as ferramentas mais utilizadas no mercado para a criação de sistemas de conversação a fim de conseguir criar o nosso próprio sistema de respostas automáticas a perguntas frequentes capaz de lidar com questões escritas na língua portuguesa e desta forma conseguir ajudar as empresas em tarefas relacionadas com as dúvidas dos seus clientes. Este sistema pretende receber um documento de perguntas e respostas frequentemente feitas pelos seus clientes, normalmente chamada de FAQs (Frequently Asked Questions). Pretende-se que este sistema seja o mais flexível possível de forma a conseguir ser reutilizado por qualquer empresa sendo apenas necessário alterar o documento de perguntas e respostas utilizado.Alves, Ana Cristina da Costa OliveiraHugo Gonçalo, OliveiraRepositório ComumFilipe, Ricardo Ferreira2019-09-30T15:55:49Z2018-122019-07-01T00:00:00Z2019-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/29861202971813porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:40:45Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/29861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:34.712790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
FAQBot.PT : sistema de conversação e resposta a perguntas em português |
title |
FAQBot.PT : sistema de conversação e resposta a perguntas em português |
spellingShingle |
FAQBot.PT : sistema de conversação e resposta a perguntas em português Filipe, Ricardo Ferreira Sistema conversacional Perguntas e respostas frequentes Processamento de linguagem natural Recuperação de informação Resposta automática a perguntas Sistemas de perguntas e respostas Plataformas e ferramentas de sistemas conversacionais |
title_short |
FAQBot.PT : sistema de conversação e resposta a perguntas em português |
title_full |
FAQBot.PT : sistema de conversação e resposta a perguntas em português |
title_fullStr |
FAQBot.PT : sistema de conversação e resposta a perguntas em português |
title_full_unstemmed |
FAQBot.PT : sistema de conversação e resposta a perguntas em português |
title_sort |
FAQBot.PT : sistema de conversação e resposta a perguntas em português |
author |
Filipe, Ricardo Ferreira |
author_facet |
Filipe, Ricardo Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Ana Cristina da Costa Oliveira Hugo Gonçalo, Oliveira Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe, Ricardo Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema conversacional Perguntas e respostas frequentes Processamento de linguagem natural Recuperação de informação Resposta automática a perguntas Sistemas de perguntas e respostas Plataformas e ferramentas de sistemas conversacionais |
topic |
Sistema conversacional Perguntas e respostas frequentes Processamento de linguagem natural Recuperação de informação Resposta automática a perguntas Sistemas de perguntas e respostas Plataformas e ferramentas de sistemas conversacionais |
description |
Nos últimos anos tem se verificado um crescimento no número de sistemas conversacionais, normalmente chamados de chatbots, estes sistemas têm o propósito de imitar uma conversação humana. Este crescimento deve-se a dois fatores: primeiramente aos avanços nas tecnologias de Processamento da Linguagem Natural (PLN) e ao uso destes sistemas por grandes empresas como Facebook, Google e Microsoft. Cada vez mais pequenas empresas vêem os benefícios destes sistemas para os ajudar com pequenas tarefas como por exemplo as dúvidas dos seus clientes enquanto os seus funcionários focam-se em questões mais importantes para a empresa. Com este estudo pretende-se analisar as ferramentas mais utilizadas no mercado para a criação de sistemas de conversação a fim de conseguir criar o nosso próprio sistema de respostas automáticas a perguntas frequentes capaz de lidar com questões escritas na língua portuguesa e desta forma conseguir ajudar as empresas em tarefas relacionadas com as dúvidas dos seus clientes. Este sistema pretende receber um documento de perguntas e respostas frequentemente feitas pelos seus clientes, normalmente chamada de FAQs (Frequently Asked Questions). Pretende-se que este sistema seja o mais flexível possível de forma a conseguir ser reutilizado por qualquer empresa sendo apenas necessário alterar o documento de perguntas e respostas utilizado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12 2019-09-30T15:55:49Z 2019-07-01T00:00:00Z 2019-07-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/29861 202971813 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/29861 |
identifier_str_mv |
202971813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130029247954944 |