O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/15 |
Resumo: | O presente trabalho tem por foco apresentar o processo de leitura na sua função mais básica: a realização do objetivo de quem escreve, e também demonstrar o processo de aquisição de conhecimento em toda sua complexidade para que a pessoa possa decifrar em silêncio ou em voz alta os signos que a levarão ao conhecimento do texto escrito; tendo, no contexto escolar, a biblioteca como suporte pedagógico no papel de parceira nas atribuições que se complementam para a construção do processo ensino aprendizagem. A proposta tem inspiração nas teorias preconizadas por Paulo Freire que privilegia o processo de aprendizagem pautado no afeto, na solidariedade, na liberdade e na leveza como promoção dos sujeitos. |
id |
RCE_13f253e5a993499ac57b3f1b4c0ef75e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/15 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXOOralidade. Escrita. Leitura.O presente trabalho tem por foco apresentar o processo de leitura na sua função mais básica: a realização do objetivo de quem escreve, e também demonstrar o processo de aquisição de conhecimento em toda sua complexidade para que a pessoa possa decifrar em silêncio ou em voz alta os signos que a levarão ao conhecimento do texto escrito; tendo, no contexto escolar, a biblioteca como suporte pedagógico no papel de parceira nas atribuições que se complementam para a construção do processo ensino aprendizagem. A proposta tem inspiração nas teorias preconizadas por Paulo Freire que privilegia o processo de aprendizagem pautado no afeto, na solidariedade, na liberdade e na leveza como promoção dos sujeitos.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/15Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 47-53Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 47-53Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 47-532526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/15/10Veiga, Márcia Maria Américo info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:00ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO |
title |
O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO |
spellingShingle |
O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO Veiga, Márcia Maria Américo Oralidade. Escrita. Leitura. |
title_short |
O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO |
title_full |
O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO |
title_fullStr |
O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO |
title_full_unstemmed |
O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO |
title_sort |
O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO |
author |
Veiga, Márcia Maria Américo |
author_facet |
Veiga, Márcia Maria Américo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Márcia Maria Américo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oralidade. Escrita. Leitura. |
topic |
Oralidade. Escrita. Leitura. |
description |
O presente trabalho tem por foco apresentar o processo de leitura na sua função mais básica: a realização do objetivo de quem escreve, e também demonstrar o processo de aquisição de conhecimento em toda sua complexidade para que a pessoa possa decifrar em silêncio ou em voz alta os signos que a levarão ao conhecimento do texto escrito; tendo, no contexto escolar, a biblioteca como suporte pedagógico no papel de parceira nas atribuições que se complementam para a construção do processo ensino aprendizagem. A proposta tem inspiração nas teorias preconizadas por Paulo Freire que privilegia o processo de aprendizagem pautado no afeto, na solidariedade, na liberdade e na leveza como promoção dos sujeitos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/15 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/15/10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 47-53 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 47-53 Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 47-53 2526-8716 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502218964992 |