O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Márcia Maria Américo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/15
Resumo: O presente trabalho tem por foco apresentar o processo de leitura na sua função mais básica: a realização do objetivo de quem escreve, e também demonstrar o processo de aquisição de conhecimento em toda sua complexidade para que a pessoa possa decifrar em silêncio ou em voz alta os signos que a levarão ao conhecimento do texto escrito; tendo, no contexto escolar, a biblioteca como suporte pedagógico no papel de parceira nas atribuições que se complementam para a construção do processo ensino aprendizagem. A proposta tem inspiração nas teorias preconizadas por Paulo Freire que privilegia o processo de aprendizagem pautado no afeto, na solidariedade, na liberdade e na leveza como promoção dos sujeitos.
id RCE_13f253e5a993499ac57b3f1b4c0ef75e
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/15
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXOOralidade. Escrita. Leitura.O presente trabalho tem por foco apresentar o processo de leitura na sua função mais básica: a realização do objetivo de quem escreve, e também demonstrar o processo de aquisição de conhecimento em toda sua complexidade para que a pessoa possa decifrar em silêncio ou em voz alta os signos que a levarão ao conhecimento do texto escrito; tendo, no contexto escolar, a biblioteca como suporte pedagógico no papel de parceira nas atribuições que se complementam para a construção do processo ensino aprendizagem. A proposta tem inspiração nas teorias preconizadas por Paulo Freire que privilegia o processo de aprendizagem pautado no afeto, na solidariedade, na liberdade e na leveza como promoção dos sujeitos.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/15Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 47-53Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 47-53Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 47-532526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/15/10Veiga, Márcia Maria Américo info:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-15T22:11:00ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO
title O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO
spellingShingle O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO
Veiga, Márcia Maria Américo
Oralidade. Escrita. Leitura.
title_short O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO
title_full O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO
title_fullStr O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO
title_full_unstemmed O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO
title_sort O ATO DE LER: PROCESSO ABRANGENTE E COMPLEXO
author Veiga, Márcia Maria Américo
author_facet Veiga, Márcia Maria Américo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Márcia Maria Américo
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade. Escrita. Leitura.
topic Oralidade. Escrita. Leitura.
description O presente trabalho tem por foco apresentar o processo de leitura na sua função mais básica: a realização do objetivo de quem escreve, e também demonstrar o processo de aquisição de conhecimento em toda sua complexidade para que a pessoa possa decifrar em silêncio ou em voz alta os signos que a levarão ao conhecimento do texto escrito; tendo, no contexto escolar, a biblioteca como suporte pedagógico no papel de parceira nas atribuições que se complementam para a construção do processo ensino aprendizagem. A proposta tem inspiração nas teorias preconizadas por Paulo Freire que privilegia o processo de aprendizagem pautado no afeto, na solidariedade, na liberdade e na leveza como promoção dos sujeitos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/15
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/15/10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 1 No. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 47-53
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 1 Núm. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 47-53
Revista Científica Educ@ção; v. 1 n. 1 (2017): Sessão Especial Educação na nova Conjuntura ; 47-53
2526-8716
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502218964992