PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Susana Copertari
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Claudio Neves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/140
Resumo: A crise global da pandemia e o isolamento social alteraram o cotidiano de sujeitos, estados, instituições e culturas. A cultura digital entrou em ambientes educacionais com reivindicações quase universalistas, com sistemas educacionais e educadores relativamente preparados para enfrentá-la com qualidade social, justiça curricular e educacional.  A educação em ambientes virtuais está ocorrendo atualmente em contextos abertos, flexíveis e onipresentes, graças ao uso de comunicação digital e dispositivos tecnológicos. Nessa pedagogia da emergência, a virtualização chegou para ficar, mas de maneira alguma se acredita que seja “em vez de” educação presencial, mas “além de”. São necessárias políticas públicas onde a possibilidade de implementar escolas e universidades mais inclusivas e de apoio, incluindo novos formatos e face a face com profissionais de ensino, mediadores significativos e essenciais de mudança que contribuem através de suas práticas e ações para desenvolver uma pedagogia da virtualização pensando em uma educação cada vez mais inclusiva, democrática e solidária a partir de um paradigma "affective e-Learning". Nesta perspectiva, propomos um diálogo simulado por meio de discussão, debatendo algumas visões, experiências, desafios e horizontes com especialistas, pesquisadores e acadêmicos para o futuro.
id RCE_64dfdb43d6e6cd1081bf0c7b45a91e7e
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/140
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIAPandêmica global. Virtualização da Educação. Cultura digital. Paradigma “affective e-Learning”. Inovações educacionais.A crise global da pandemia e o isolamento social alteraram o cotidiano de sujeitos, estados, instituições e culturas. A cultura digital entrou em ambientes educacionais com reivindicações quase universalistas, com sistemas educacionais e educadores relativamente preparados para enfrentá-la com qualidade social, justiça curricular e educacional.  A educação em ambientes virtuais está ocorrendo atualmente em contextos abertos, flexíveis e onipresentes, graças ao uso de comunicação digital e dispositivos tecnológicos. Nessa pedagogia da emergência, a virtualização chegou para ficar, mas de maneira alguma se acredita que seja “em vez de” educação presencial, mas “além de”. São necessárias políticas públicas onde a possibilidade de implementar escolas e universidades mais inclusivas e de apoio, incluindo novos formatos e face a face com profissionais de ensino, mediadores significativos e essenciais de mudança que contribuem através de suas práticas e ações para desenvolver uma pedagogia da virtualização pensando em uma educação cada vez mais inclusiva, democrática e solidária a partir de um paradigma "affective e-Learning". Nesta perspectiva, propomos um diálogo simulado por meio de discussão, debatendo algumas visões, experiências, desafios e horizontes com especialistas, pesquisadores e acadêmicos para o futuro.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/14010.46616/rce.v4i8.140Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 905-921Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 8 (2020): Dossié: Educación en tiempos de COVID19; 905-921Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 905-9212526-871610.46616/rce.v4i8reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/140/98Copyright (c) 2020 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSusana CopertariLopes, Claudio Neves 2021-05-22T16:15:45ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
title PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
spellingShingle PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Susana Copertari
Pandêmica global. Virtualização da Educação. Cultura digital. Paradigma “affective e-Learning”. Inovações educacionais.
title_short PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_full PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_fullStr PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_full_unstemmed PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_sort PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
author Susana Copertari
author_facet Susana Copertari
Lopes, Claudio Neves
author_role author
author2 Lopes, Claudio Neves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Susana Copertari
Lopes, Claudio Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Pandêmica global. Virtualização da Educação. Cultura digital. Paradigma “affective e-Learning”. Inovações educacionais.
topic Pandêmica global. Virtualização da Educação. Cultura digital. Paradigma “affective e-Learning”. Inovações educacionais.
description A crise global da pandemia e o isolamento social alteraram o cotidiano de sujeitos, estados, instituições e culturas. A cultura digital entrou em ambientes educacionais com reivindicações quase universalistas, com sistemas educacionais e educadores relativamente preparados para enfrentá-la com qualidade social, justiça curricular e educacional.  A educação em ambientes virtuais está ocorrendo atualmente em contextos abertos, flexíveis e onipresentes, graças ao uso de comunicação digital e dispositivos tecnológicos. Nessa pedagogia da emergência, a virtualização chegou para ficar, mas de maneira alguma se acredita que seja “em vez de” educação presencial, mas “além de”. São necessárias políticas públicas onde a possibilidade de implementar escolas e universidades mais inclusivas e de apoio, incluindo novos formatos e face a face com profissionais de ensino, mediadores significativos e essenciais de mudança que contribuem através de suas práticas e ações para desenvolver uma pedagogia da virtualização pensando em uma educação cada vez mais inclusiva, democrática e solidária a partir de um paradigma "affective e-Learning". Nesta perspectiva, propomos um diálogo simulado por meio de discussão, debatendo algumas visões, experiências, desafios e horizontes com especialistas, pesquisadores e acadêmicos para o futuro.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/140
10.46616/rce.v4i8.140
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/140
identifier_str_mv 10.46616/rce.v4i8.140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/140/98
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 905-921
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 8 (2020): Dossié: Educación en tiempos de COVID19; 905-921
Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 905-921
2526-8716
10.46616/rce.v4i8
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502382542848