PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/140 |
Resumo: | A crise global da pandemia e o isolamento social alteraram o cotidiano de sujeitos, estados, instituições e culturas. A cultura digital entrou em ambientes educacionais com reivindicações quase universalistas, com sistemas educacionais e educadores relativamente preparados para enfrentá-la com qualidade social, justiça curricular e educacional. A educação em ambientes virtuais está ocorrendo atualmente em contextos abertos, flexíveis e onipresentes, graças ao uso de comunicação digital e dispositivos tecnológicos. Nessa pedagogia da emergência, a virtualização chegou para ficar, mas de maneira alguma se acredita que seja “em vez de” educação presencial, mas “além de”. São necessárias políticas públicas onde a possibilidade de implementar escolas e universidades mais inclusivas e de apoio, incluindo novos formatos e face a face com profissionais de ensino, mediadores significativos e essenciais de mudança que contribuem através de suas práticas e ações para desenvolver uma pedagogia da virtualização pensando em uma educação cada vez mais inclusiva, democrática e solidária a partir de um paradigma "affective e-Learning". Nesta perspectiva, propomos um diálogo simulado por meio de discussão, debatendo algumas visões, experiências, desafios e horizontes com especialistas, pesquisadores e acadêmicos para o futuro. |
id |
RCE_64dfdb43d6e6cd1081bf0c7b45a91e7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/140 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIAPandêmica global. Virtualização da Educação. Cultura digital. Paradigma “affective e-Learning”. Inovações educacionais.A crise global da pandemia e o isolamento social alteraram o cotidiano de sujeitos, estados, instituições e culturas. A cultura digital entrou em ambientes educacionais com reivindicações quase universalistas, com sistemas educacionais e educadores relativamente preparados para enfrentá-la com qualidade social, justiça curricular e educacional. A educação em ambientes virtuais está ocorrendo atualmente em contextos abertos, flexíveis e onipresentes, graças ao uso de comunicação digital e dispositivos tecnológicos. Nessa pedagogia da emergência, a virtualização chegou para ficar, mas de maneira alguma se acredita que seja “em vez de” educação presencial, mas “além de”. São necessárias políticas públicas onde a possibilidade de implementar escolas e universidades mais inclusivas e de apoio, incluindo novos formatos e face a face com profissionais de ensino, mediadores significativos e essenciais de mudança que contribuem através de suas práticas e ações para desenvolver uma pedagogia da virtualização pensando em uma educação cada vez mais inclusiva, democrática e solidária a partir de um paradigma "affective e-Learning". Nesta perspectiva, propomos um diálogo simulado por meio de discussão, debatendo algumas visões, experiências, desafios e horizontes com especialistas, pesquisadores e acadêmicos para o futuro.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/14010.46616/rce.v4i8.140Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 905-921Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 8 (2020): Dossié: Educación en tiempos de COVID19; 905-921Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 905-9212526-871610.46616/rce.v4i8reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/140/98Copyright (c) 2020 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSusana CopertariLopes, Claudio Neves 2021-05-22T16:15:45ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title |
PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
spellingShingle |
PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA Susana Copertari Pandêmica global. Virtualização da Educação. Cultura digital. Paradigma “affective e-Learning”. Inovações educacionais. |
title_short |
PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full |
PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_fullStr |
PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_sort |
PEDAGOGIA DA VIRTUALIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA |
author |
Susana Copertari |
author_facet |
Susana Copertari Lopes, Claudio Neves |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Claudio Neves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Susana Copertari Lopes, Claudio Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pandêmica global. Virtualização da Educação. Cultura digital. Paradigma “affective e-Learning”. Inovações educacionais. |
topic |
Pandêmica global. Virtualização da Educação. Cultura digital. Paradigma “affective e-Learning”. Inovações educacionais. |
description |
A crise global da pandemia e o isolamento social alteraram o cotidiano de sujeitos, estados, instituições e culturas. A cultura digital entrou em ambientes educacionais com reivindicações quase universalistas, com sistemas educacionais e educadores relativamente preparados para enfrentá-la com qualidade social, justiça curricular e educacional. A educação em ambientes virtuais está ocorrendo atualmente em contextos abertos, flexíveis e onipresentes, graças ao uso de comunicação digital e dispositivos tecnológicos. Nessa pedagogia da emergência, a virtualização chegou para ficar, mas de maneira alguma se acredita que seja “em vez de” educação presencial, mas “além de”. São necessárias políticas públicas onde a possibilidade de implementar escolas e universidades mais inclusivas e de apoio, incluindo novos formatos e face a face com profissionais de ensino, mediadores significativos e essenciais de mudança que contribuem através de suas práticas e ações para desenvolver uma pedagogia da virtualização pensando em uma educação cada vez mais inclusiva, democrática e solidária a partir de um paradigma "affective e-Learning". Nesta perspectiva, propomos um diálogo simulado por meio de discussão, debatendo algumas visões, experiências, desafios e horizontes com especialistas, pesquisadores e acadêmicos para o futuro. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/140 10.46616/rce.v4i8.140 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/140 |
identifier_str_mv |
10.46616/rce.v4i8.140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/140/98 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 905-921 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 8 (2020): Dossié: Educación en tiempos de COVID19; 905-921 Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 905-921 2526-8716 10.46616/rce.v4i8 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502382542848 |