SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diego Marques Gonçales
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/71
Resumo: A partir de um recorte do fragmento da peça “O Homem do Princípio ao Fim”, encenado pela Cia. BARÁ no Casarão da FESPSP, o presente artigo tem a finalidade de refletir sobre o teatro aliado às aulas de sociologia nas escolas. Buscando compreender a importância do conhecimento empírico e as novas formas de construção de conhecimento que abarcam a ludicidade e os sentidos do corpo em contato com outras formas de experiências que aproximam os saberes artísticos e sociológicos na condução da vivência teatral. Apresentado em quatro blocos, o texto versa sobre educação, teatro e sociologia dialogando com autores como Bertold Brecht e Pierre Bourdieu para exemplificar a relação intrínseca entre distanciamento e estranhamento.
id RCE_7aa49eaa7e2beb59e06844ae30577cde
oai_identifier_str oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/71
network_acronym_str RCE
network_name_str Revista Científica Educ@ção Online
repository_id_str
spelling SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO escola, sociologia, teatro, sala de aula, Cia. BaráA partir de um recorte do fragmento da peça “O Homem do Princípio ao Fim”, encenado pela Cia. BARÁ no Casarão da FESPSP, o presente artigo tem a finalidade de refletir sobre o teatro aliado às aulas de sociologia nas escolas. Buscando compreender a importância do conhecimento empírico e as novas formas de construção de conhecimento que abarcam a ludicidade e os sentidos do corpo em contato com outras formas de experiências que aproximam os saberes artísticos e sociológicos na condução da vivência teatral. Apresentado em quatro blocos, o texto versa sobre educação, teatro e sociologia dialogando com autores como Bertold Brecht e Pierre Bourdieu para exemplificar a relação intrínseca entre distanciamento e estranhamento.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/71Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 577-588Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 577-588Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 577-5882526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/71/69Diego Marques Gonçalesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-17T20:59:14ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
dc.title.none.fl_str_mv SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO
title SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO
spellingShingle SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO
Diego Marques Gonçales
escola, sociologia, teatro, sala de aula, Cia. Bará
title_short SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO
title_full SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO
title_fullStr SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO
title_full_unstemmed SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO
title_sort SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO
author Diego Marques Gonçales
author_facet Diego Marques Gonçales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diego Marques Gonçales
dc.subject.por.fl_str_mv escola, sociologia, teatro, sala de aula, Cia. Bará
topic escola, sociologia, teatro, sala de aula, Cia. Bará
description A partir de um recorte do fragmento da peça “O Homem do Princípio ao Fim”, encenado pela Cia. BARÁ no Casarão da FESPSP, o presente artigo tem a finalidade de refletir sobre o teatro aliado às aulas de sociologia nas escolas. Buscando compreender a importância do conhecimento empírico e as novas formas de construção de conhecimento que abarcam a ludicidade e os sentidos do corpo em contato com outras formas de experiências que aproximam os saberes artísticos e sociológicos na condução da vivência teatral. Apresentado em quatro blocos, o texto versa sobre educação, teatro e sociologia dialogando com autores como Bertold Brecht e Pierre Bourdieu para exemplificar a relação intrínseca entre distanciamento e estranhamento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/71
url https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/71
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/71/69
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
dc.source.none.fl_str_mv Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 577-588
Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 577-588
Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 577-588
2526-8716
reponame:Revista Científica Educ@ção Online
instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron:CEIT
instname_str Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)
instacron_str CEIT
institution CEIT
reponame_str Revista Científica Educ@ção Online
collection Revista Científica Educ@ção Online
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1731820502296559616