SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Científica Educ@ção Online |
Texto Completo: | https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/71 |
Resumo: | A partir de um recorte do fragmento da peça “O Homem do Princípio ao Fim”, encenado pela Cia. BARÁ no Casarão da FESPSP, o presente artigo tem a finalidade de refletir sobre o teatro aliado às aulas de sociologia nas escolas. Buscando compreender a importância do conhecimento empírico e as novas formas de construção de conhecimento que abarcam a ludicidade e os sentidos do corpo em contato com outras formas de experiências que aproximam os saberes artísticos e sociológicos na condução da vivência teatral. Apresentado em quatro blocos, o texto versa sobre educação, teatro e sociologia dialogando com autores como Bertold Brecht e Pierre Bourdieu para exemplificar a relação intrínseca entre distanciamento e estranhamento. |
id |
RCE_7aa49eaa7e2beb59e06844ae30577cde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:jornal.periodicosrefoc.com.br:article/71 |
network_acronym_str |
RCE |
network_name_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository_id_str |
|
spelling |
SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO escola, sociologia, teatro, sala de aula, Cia. BaráA partir de um recorte do fragmento da peça “O Homem do Princípio ao Fim”, encenado pela Cia. BARÁ no Casarão da FESPSP, o presente artigo tem a finalidade de refletir sobre o teatro aliado às aulas de sociologia nas escolas. Buscando compreender a importância do conhecimento empírico e as novas formas de construção de conhecimento que abarcam a ludicidade e os sentidos do corpo em contato com outras formas de experiências que aproximam os saberes artísticos e sociológicos na condução da vivência teatral. Apresentado em quatro blocos, o texto versa sobre educação, teatro e sociologia dialogando com autores como Bertold Brecht e Pierre Bourdieu para exemplificar a relação intrínseca entre distanciamento e estranhamento.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/71Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 577-588Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 577-588Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 577-5882526-8716reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/71/69Diego Marques Gonçalesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-17T20:59:14ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE |
dc.title.none.fl_str_mv |
SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO |
title |
SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO |
spellingShingle |
SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO Diego Marques Gonçales escola, sociologia, teatro, sala de aula, Cia. Bará |
title_short |
SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO |
title_full |
SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO |
title_fullStr |
SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO |
title_full_unstemmed |
SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO |
title_sort |
SALA DE AULA, SOCIOLOGIA E TEATRO |
author |
Diego Marques Gonçales |
author_facet |
Diego Marques Gonçales |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diego Marques Gonçales |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola, sociologia, teatro, sala de aula, Cia. Bará |
topic |
escola, sociologia, teatro, sala de aula, Cia. Bará |
description |
A partir de um recorte do fragmento da peça “O Homem do Princípio ao Fim”, encenado pela Cia. BARÁ no Casarão da FESPSP, o presente artigo tem a finalidade de refletir sobre o teatro aliado às aulas de sociologia nas escolas. Buscando compreender a importância do conhecimento empírico e as novas formas de construção de conhecimento que abarcam a ludicidade e os sentidos do corpo em contato com outras formas de experiências que aproximam os saberes artísticos e sociológicos na condução da vivência teatral. Apresentado em quatro blocos, o texto versa sobre educação, teatro e sociologia dialogando com autores como Bertold Brecht e Pierre Bourdieu para exemplificar a relação intrínseca entre distanciamento e estranhamento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/71 |
url |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/71/69 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 3 No. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 577-588 Revista Científica Educ@ción ; Vol. 3 Núm. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 577-588 Revista Científica Educ@ção; v. 3 n. 5 (2019): Educação, Ciência e Tecnologia formando uma rede de comunicação científica ; 577-588 2526-8716 reponame:Revista Científica Educ@ção Online instname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) instacron:CEIT |
instname_str |
Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT) |
instacron_str |
CEIT |
institution |
CEIT |
reponame_str |
Revista Científica Educ@ção Online |
collection |
Revista Científica Educ@ção Online |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1731820502296559616 |