AULAS ON-LINE DURANTE A PANDEMIA: CONDIÇÕES DE ACESSO ASSEGURAM A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flávia Catanante
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rogério Cláudio de Campos, Loiola, Iraneia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Científica Educ@ção Online
Texto Completo: https://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/122
Resumo: This research was carried out with the objective of deepening the reflections about the moment lived in the schooling process in face of the need to suspend classes to meet the social isolation, on account of Covid 19. The research was carried out based on a closed questionnaire applied to responsible for each student of a state school of elementary school II and high school, in the city of Miracatu / SP, on which, after tabulation of the data, an analysis of the reasons for the low incidence of access to virtual activities or non-activities was carried out. face-to-face, even with their affirmative statement regarding the conditions of internet access and the existence of compatible equipment. Based on the assumptions of an inadequate residential environment, the absence of adequate family support and cultural assumptions, it is concluded that access to Information and Communication Technologies - ICTs does not constitute success in participating in virtual classes or performing non-classroom activities.
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spelling AULAS ON-LINE DURANTE A PANDEMIA: CONDIÇÕES DE ACESSO ASSEGURAM A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO? escolarização; isolamento social; Covid-19; TICs; atividades não presenciaisEducação em tempos de Covid 19This research was carried out with the objective of deepening the reflections about the moment lived in the schooling process in face of the need to suspend classes to meet the social isolation, on account of Covid 19. The research was carried out based on a closed questionnaire applied to responsible for each student of a state school of elementary school II and high school, in the city of Miracatu / SP, on which, after tabulation of the data, an analysis of the reasons for the low incidence of access to virtual activities or non-activities was carried out. face-to-face, even with their affirmative statement regarding the conditions of internet access and the existence of compatible equipment. Based on the assumptions of an inadequate residential environment, the absence of adequate family support and cultural assumptions, it is concluded that access to Information and Communication Technologies - ICTs does not constitute success in participating in virtual classes or performing non-classroom activities.Esta investigación se realizó con el objetivo de profundizar las reflexiones sobre el momento vivido en el proceso de escolarización ante la necesidad de suspender las clases para cumplir con el aislamiento social, a causa de Covid 19. La investigación se realizó sobre la base de un cuestionario cerrado aplicado a responsable de cada estudiante de una escuela estatal de primaria II y secundaria, en la ciudad de Miracatu / SP, en la cual, luego de la tabulación de los datos, se realizó un análisis de las razones de la baja incidencia de acceso a actividades virtuales o no actividades. cara a cara, incluso con su declaración afirmativa sobre las condiciones de acceso a Internet y la existencia de equipos compatibles. Sobre la base de los supuestos de un entorno residencial inadecuado, la ausencia de apoyo familiar adecuado y los supuestos culturales, se concluye que el acceso a las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) no constituye un éxito al participar en clases virtuales o realizar actividades fuera del aula.Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de aprofundar as reflexões acerca do momento vivido no processo de escolarização frente à necessidade da suspensão de aulas para atender o isolamento social, em virtude da Covid-19. A pesquisa foi produzida com base em um questionário fechado aplicado ao responsável por cada aluno de uma escola estadual de ensino fundamental II e ensino médio, no município de Miracatu/SP, sobre o qual, após a tabulação dos dados, foi realizada a análise dos motivos da pequena incidência de acessos às atividades virtuais ou atividades não presenciais, mesmo com a declaração afirmativa desses com relação às condições de acesso à internet e existência de equipamento compatível. Baseados nas hipóteses de um ambiente residencial inadequado, a ausência de apoio familiar adequada e pressupostos culturais, conclui-se que o acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs não configura sucesso na participação das aulas virtuais ou realização de atividades não presenciais.Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)2020-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/12210.46616/rce.v4i8.122Educ @ tion Scientific Journal; Vol. 4 No. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 977-988Revista Científica Educ@ción ; Vol. 4 Núm. 8 (2020): Dossié: Educación en tiempos de COVID19; 977-988Revista Científica Educ@ção; v. 4 n. 8 (2020): Dossiê: Educação em tempos de COVID19 ; 977-9882526-871610.46616/rce.v4i8reponame:Revista Científica Educ@ção Onlineinstname:Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEIT)instacron:CEITporhttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE/article/view/122/102Copyright (c) 2020 Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à RCE o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, desde que através do link da RCE) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja http://opcit.eprints.org/oacitation-biblio.html).https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFlávia CatananteRogério Cláudio de CamposLoiola, Iraneia 2021-05-22T16:17:31ZRevistahttps://periodicosrefoc.com.br/jornal/index.php/RCE
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