Diferenças entre os Sexos no Aproveitamento Escolar, na Sintomatologia de Stress e na Qualidade do Sono em um Grupo de Adolescentes/The Differences between the Gender in School Performance, in the Symptoms of Stress and Sleep Quality in a Group of Adolesc
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ciências em Saúde |
DOI: | 10.21876/rcsfmit.v4i1.165 |
Texto Completo: | https://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/165 |
Resumo: | Objetivo: Este estudo, pioneiro no Brasil, apresentado à Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP), em caráter dissertativo, transversal descritivo, teve por objetivo relacionar as variáveis: aproveitamento escolar, stress e qualidade do sono em um grupo de adolescentes do ensino médio. Materiais e métodos: amostra de 160 adolescentes, ambos os gêneros, entre 15 a 18 anos, estudantes do ensino médio na cidade de Alfenas, Minas Gerais, Brasil. Para a coleta de dados, utilizou-se dos instrumentos: 1) Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP); 2) Inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp (ISSL); 3) Boletins dos alunos, por meio dos quais foram recolhidas as faltas e as notas. Resultados: Dentre os participantes, 65,63% são do gênero feminino. Em se tratando do aproveitamento escolar, observaram-se as médias 0,64 para o grupo feminino (F) e 0,60 para o masculino (M) (p=0,04). Para o número de faltas, têm-se as médias de 28,1 (F) e de 30,3 (M) (p=0,7440). Em relação à sintomatologia de stress, 65,71% (F) e 29,09% (M) foram classificados estressados e 34,29% (F) e 70,91% (M) não apresentaram sintomas de estresse (p< 0,001). Referente à qualidade do sono, observou-se que as mulheres apresentaram pior qualidade, sendo a média 6,0 (F) e de 5,3 (M) (p=0,27); na classificação do sono, 68,57% (F) e 61,82% (M) não dormem bem. Conclusão: O grupo feminino apresentou melhor aproveitamento nas atividades escolares, com notas mais elevadas e maior assiduidade, maior sintomatologia de stress e pior qualidade do sono. Palavras Chave: Qualidade do sono; Estresse; Avaliação escolar. Objective: This dissertational, transversal and descriptive study, presented at the School of Medical Sciences of UNICAMP, aims at establishing a connection between the variables “school learning”, “stress” and “sleep quality” in high school adolescents. Materials and Methods: A sample of 160 high-school students of both genders, aged 15-18 years, in Alfenas, Minas Gerais, Brazil. For data collection, the following tools were used: 1) Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI); 2) Lipp’s Inventory of Stress Symptoms (LISS); 3) Students' grades and attendance records. Results: Among participants, 65.63% were females. The means of 0.64 for the female group (F) and 0.60 for the male group (M) were found for school learning. Regarding non-attendance, the means were 28.1 (F) and 30.3 (M), with p=0,7440. Concerning stress symptoms, 65,71% (F) and 29,09% (M) were classified as stressed, while 34,29% (F) and 70,91% (M) showed no stress symptoms (p < 0.001). Females presented a poorer sleep quality: the means were 6,0 (F) and 5,3 (M), with p = 0.27. The sleep classification revealed that 68,57% (F) and 61,82% (M) are poor sleepers. Conclusion: Females presented a better school learning, with higher grades, higher attendance, more stress symptoms, and poorer sleep quality. Keywords: Sleep quality; Stress; School evaluation |
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Diferenças entre os Sexos no Aproveitamento Escolar, na Sintomatologia de Stress e na Qualidade do Sono em um Grupo de Adolescentes/The Differences between the Gender in School Performance, in the Symptoms of Stress and Sleep Quality in a Group of Adolesc Objetivo: Este estudo, pioneiro no Brasil, apresentado à Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP), em caráter dissertativo, transversal descritivo, teve por objetivo relacionar as variáveis: aproveitamento escolar, stress e qualidade do sono em um grupo de adolescentes do ensino médio. Materiais e métodos: amostra de 160 adolescentes, ambos os gêneros, entre 15 a 18 anos, estudantes do ensino médio na cidade de Alfenas, Minas Gerais, Brasil. Para a coleta de dados, utilizou-se dos instrumentos: 1) Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP); 2) Inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp (ISSL); 3) Boletins dos alunos, por meio dos quais foram recolhidas as faltas e as notas. Resultados: Dentre os participantes, 65,63% são do gênero feminino. Em se tratando do aproveitamento escolar, observaram-se as médias 0,64 para o grupo feminino (F) e 0,60 para o masculino (M) (p=0,04). Para o número de faltas, têm-se as médias de 28,1 (F) e de 30,3 (M) (p=0,7440). Em relação à sintomatologia de stress, 65,71% (F) e 29,09% (M) foram classificados estressados e 34,29% (F) e 70,91% (M) não apresentaram sintomas de estresse (p< 0,001). Referente à qualidade do sono, observou-se que as mulheres apresentaram pior qualidade, sendo a média 6,0 (F) e de 5,3 (M) (p=0,27); na classificação do sono, 68,57% (F) e 61,82% (M) não dormem bem. Conclusão: O grupo feminino apresentou melhor aproveitamento nas atividades escolares, com notas mais elevadas e maior assiduidade, maior sintomatologia de stress e pior qualidade do sono. Palavras Chave: Qualidade do sono; Estresse; Avaliação escolar. Objective: This dissertational, transversal and descriptive study, presented at the School of Medical Sciences of UNICAMP, aims at establishing a connection between the variables “school learning”, “stress” and “sleep quality” in high school adolescents. Materials and Methods: A sample of 160 high-school students of both genders, aged 15-18 years, in Alfenas, Minas Gerais, Brazil. For data collection, the following tools were used: 1) Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI); 2) Lipp’s Inventory of Stress Symptoms (LISS); 3) Students' grades and attendance records. Results: Among participants, 65.63% were females. The means of 0.64 for the female group (F) and 0.60 for the male group (M) were found for school learning. Regarding non-attendance, the means were 28.1 (F) and 30.3 (M), with p=0,7440. Concerning stress symptoms, 65,71% (F) and 29,09% (M) were classified as stressed, while 34,29% (F) and 70,91% (M) showed no stress symptoms (p < 0.001). Females presented a poorer sleep quality: the means were 6,0 (F) and 5,3 (M), with p = 0.27. The sleep classification revealed that 68,57% (F) and 61,82% (M) are poor sleepers. Conclusion: Females presented a better school learning, with higher grades, higher attendance, more stress symptoms, and poorer sleep quality. Keywords: Sleep quality; Stress; School evaluationAISI/HCI2014-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/16510.21876/rcsfmit.v4i1.165Revista Ciências em Saúde; v. 4 n. 1 (2014): Janeiro a Março de 2014; 25-32Health Sciences Journal; Vol 4 No 1 (2014): Janeiro a Março de 2014; 25-322236-378510.21876/rcsfmit.v4i1reponame:Revista Ciências em Saúdeinstname:Hospital de Clínicas de Itajubáinstacron:HCIporhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/article/view/165/145Copyright (c) 2019 REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDEinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Gema Galgani de MesquitaSoares, Evelise Alineda Silva, Patrícia Costa dos SantosReimão, Rubens Nelson Amaral de Assis2020-04-17T00:40:48Zoai:ojs.portalrcs.hcitajuba.org.br:article/165Revistahttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zeroPUBhttps://portalrcs.hcitajuba.org.br/index.php/rcsfmit_zero/oaircs@hcitajuba.org.br||rcsfmit@medicinaitajuba.com.br2236-37852236-3785opendoar:2020-04-17T00:40:48Revista Ciências em Saúde - Hospital de Clínicas de Itajubáfalse |
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Duarte, Gema Galgani de Mesquita Duarte, Gema Galgani de Mesquita Soares, Evelise Aline da Silva, Patrícia Costa dos Santos Reimão, Rubens Nelson Amaral de Assis Soares, Evelise Aline da Silva, Patrícia Costa dos Santos Reimão, Rubens Nelson Amaral de Assis |
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Objetivo: Este estudo, pioneiro no Brasil, apresentado à Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP), em caráter dissertativo, transversal descritivo, teve por objetivo relacionar as variáveis: aproveitamento escolar, stress e qualidade do sono em um grupo de adolescentes do ensino médio. Materiais e métodos: amostra de 160 adolescentes, ambos os gêneros, entre 15 a 18 anos, estudantes do ensino médio na cidade de Alfenas, Minas Gerais, Brasil. Para a coleta de dados, utilizou-se dos instrumentos: 1) Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP); 2) Inventário de sintomas de stress para adultos de Lipp (ISSL); 3) Boletins dos alunos, por meio dos quais foram recolhidas as faltas e as notas. Resultados: Dentre os participantes, 65,63% são do gênero feminino. Em se tratando do aproveitamento escolar, observaram-se as médias 0,64 para o grupo feminino (F) e 0,60 para o masculino (M) (p=0,04). Para o número de faltas, têm-se as médias de 28,1 (F) e de 30,3 (M) (p=0,7440). Em relação à sintomatologia de stress, 65,71% (F) e 29,09% (M) foram classificados estressados e 34,29% (F) e 70,91% (M) não apresentaram sintomas de estresse (p< 0,001). Referente à qualidade do sono, observou-se que as mulheres apresentaram pior qualidade, sendo a média 6,0 (F) e de 5,3 (M) (p=0,27); na classificação do sono, 68,57% (F) e 61,82% (M) não dormem bem. Conclusão: O grupo feminino apresentou melhor aproveitamento nas atividades escolares, com notas mais elevadas e maior assiduidade, maior sintomatologia de stress e pior qualidade do sono. Palavras Chave: Qualidade do sono; Estresse; Avaliação escolar. Objective: This dissertational, transversal and descriptive study, presented at the School of Medical Sciences of UNICAMP, aims at establishing a connection between the variables “school learning”, “stress” and “sleep quality” in high school adolescents. Materials and Methods: A sample of 160 high-school students of both genders, aged 15-18 years, in Alfenas, Minas Gerais, Brazil. For data collection, the following tools were used: 1) Pittsburgh Sleep Quality Index (PSQI); 2) Lipp’s Inventory of Stress Symptoms (LISS); 3) Students' grades and attendance records. Results: Among participants, 65.63% were females. The means of 0.64 for the female group (F) and 0.60 for the male group (M) were found for school learning. Regarding non-attendance, the means were 28.1 (F) and 30.3 (M), with p=0,7440. Concerning stress symptoms, 65,71% (F) and 29,09% (M) were classified as stressed, while 34,29% (F) and 70,91% (M) showed no stress symptoms (p < 0.001). Females presented a poorer sleep quality: the means were 6,0 (F) and 5,3 (M), with p = 0.27. The sleep classification revealed that 68,57% (F) and 61,82% (M) are poor sleepers. Conclusion: Females presented a better school learning, with higher grades, higher attendance, more stress symptoms, and poorer sleep quality. Keywords: Sleep quality; Stress; School evaluation |
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